terça-feira, 30 de outubro de 2012

Desencorajada

é como me sinto :( já não sei se é da mudança para o horário de Inverno, ja não sei se é da adaptação hormonal ao Nuvaring, nem se simplesmente se trata de uma mensagem que precisa ser descodificada.
Ultimamente tenho sentido dificuldades em colocar em prática as ferramentas que defendo e adopto na educação das minhas filhas. A minha Carmen não me deixa descansar a cabeça, agora com o novo horário acorda às 6 horas da manhã. Sei que não vale a pena prolongar a estadia dela na cama, e tb já sei de certezinha absoluta que mais vale despachá-la: vesti-la e aprontá-la para o dia.
O problema é que quando desperta acorda toda a gente e a irmã acaba por acordar porque dorme com ela no mesmo quarto. Embora fosse minha intenção manté-las no mm quarto, já não sei se será melhor opção, porque a maior está a perturbar o sono da pequena. De noite, já a Eva revira os olhos e a luz mantem-se acesa porque a Carmen inventa mais isto e aquilo e sei que a solução é desligar logo a luz, mas não é por isso que ela deixa de chamar o pai, porque sabe que eu estou na cama ao lado.
Por sua vez, a pequena anda na fase de colinho novamente e só me quer a mim, por vezes preciso gerir problemas com a maior e não tenho a disponibilidade suficiente para isso.
Ando a evitar explodir, e gostava de ter sangue frio e racionalidade suficientes para dizer o que tem de ser dito e dps afastar-me. Porque é dificil?????? 
Ontem por exemplo, já saimos de casa sob clima de tensão, fartou-se de espernear no carro, porque não gosta de sentir-se presa pelo cinto, mas tem de ser. Se há alturas em que consigo ser cirurgica e exterminar de imediato o problema, há outros dias em que só sinto o sangue a fervilhar e tento que morder a lingua para não me descontrolar e ai digo que estou a ficar nervosa e que vou ligar o rádio e que já falamos quando ela se acalmar... mas ás vezes não consigo evitar elevar a voz e não queria que ela modelasse este meu descontrolo.
Já à tarde, fui buscar a minha mãe ao trabalho dela para lhe dar boleia e como ainda era cedo quis ir comigo buscar as miudas. A pequena ignorou-a, só me queria a mim (até aqui tudo bem não é obrigada a mostrar entusiasmo e a querer ir para ela quando ao fim do dia só deseja o meu colo). Dirijo-me à sala da outra, e a Carmen que estava sentada a fazer um jogo quer que lhe ajude (não consigo porque a Eva não me larga o pescoço um segundo e digo-lhe que em casa brincamos). Quando olha para a avó, começa a fazer cara feia e a enxotá-la e a levantar a mão. Confrontada com uma situação destas, só me apetece abrir-lhe bem o olho e resolver aquele assunto para não vê-lo crescer, mas de mãos atadas com a outra super birrenta ao meu pescoço, opto por fugir dali o mais rápido possivel para não provoca rmais constragimentos a mim, a ela, e à avó! A educadora e auxiliares estavam todas muito ocupadas e nem perguntei nada do dia.
Claro que consigo por-me no lugar da miuda, sei que tem 4 anos e que a forma como vê o mundo é diferente e ainda não existem convenções sociais e ainda assim sabe o que é certo ou errado. Já sentado no automóvel digo-lhe que estou muito triste e que temos que contar o que se passou ao pai, e só por isso, SÓ mesmo por isso, ela pede desculpa e põe-se a desconversar e a contar todo o dia na escola (coisa que não é habitual) e a cantar as musicas que sabe! enfimmmmmm.
 Regresso a casa só para deixá-las porque tive que sair novamente para o trabalho. Hoje de manhã, dps de madrugar, reparo alguns passos que não têem corrido bem, como o lavar-lhe a cara logo qdo acorda dps de se vestir, senão vai toda cheia de remelas para a escola.... A de hoje foi os cabelos novamente. O pai atou-lhe os cabelos para tomar o pequeno almoço, mas estava toda descabelada e combinámos que iria ter 10 min para acabar a brincadeira e ir-se pentear! Pus o temporizador e tudo, acham que o problema ficou resolvido???? Está-se nas tintas para mim e eu ando menos tolerante e peguei nas minhas coisinhas e disse que ia embora, porque se hoje é dia de ser o pai a leva-las à escola porque tenho de andar eu às pressas, ainda para mais se anda a se levantar cedo? Lá saiu tudo de casa, lá foi para o carro a querer que eu lhe pedisse desculpa (baixo-me abraço-lhe e digo que gosto dela e enfio-a no carro), quer que eu a pentei porque dps os meninos vão dizer que está feia, mas eu não lhe pentiei, porque tem de haver regras e tem que saber as consequencias dos seus atos.... E estas teimas têm sido diárias, quando não é com a maior é com a mais pequena. Felizmente a pequena anda na fase de colo, quer muito colo, mas não anda a fazer aquelas resistencias, porque senão acho que endoidecia, pelo menos não as faz ao mesmo tempo da outra.
E pronto, já fiz os meus desabafos, mas mm assim não me sinto melhor.
No fundo o que eu sinto é que ela quer mais atenção minha e que eu não posso dispensar por conta da pequena. enfim...

1 comentário:

Dina disse...

oh linda sinto-te mesmo de cabeça cheia. Precisas de arejar as ideias e relaxar. eu tb quando ando assim fico sem paciência e acabo por gerir muito mal a vidinha. Com duas a precisar de atenção é bem complicado. Um abraço grande e tenta descansar um pouco.
E isso do nuvaring - ja viste os efeitos secundarios. Eu quando reiniciei as pilulas tive de trocar duas vezes pois as primeiras deixavam-me deprimida. Agora tomo uma genérica da minigest (Estinelle) e dou-me bem.