terça-feira, 16 de outubro de 2012

a arte de educar... elogiar vs encorajar

cada dia que passa, fecho portas, abro janelas, deixo arejar a minha mente em busca daquilo que julgo ser o melhor para as minhas filhas... educar é uma arte, não tem receitas certas... é um desafio constante, onde se cometem muitos erros, onde se comemoram vitórias com a certeza que os vemos crescer, mais confiantes e seguros de si próprios.
Então no meio destes meus desafios, ontem refletia sobre a forma como por x me dirigo à minha Carmen (e à outra também)... sempre que faz algo: um desenho, um puzzle, uma torre, dou rasgados elogios e digo que é o desenho mais lindo do mundo e que o vou pendurar... porém... acho que este meu aspeto deve ser dirigido para instigar a curiosidade e o empenho dela, invés de execerbar o elogio. Confuso? Contraditório?
Simplesmente porque ao termos esta atitude estamos inconscientemente a desenvolver neles a necessidade de aprovação do adulto, condicionando o seu desempenho para agradar o outro, o que acaba por ter efeitos na auto-estima. Isto não quero que suceda, e por vezes sinto que ela já o faz, o perfecionismo carateristico aguçado pela vontade de agradar.
Não tenho tempo para desenvolver esta questão, mas serve para refletir... O segredo que não é segredo nenhum é sempre tentarmos buscar o equilibrio, uma criança precisa de se sentir elogiada, amada e acarinhada, MAS nesta perspetiva das coisas, é sentir-se válida sem necessidade de aprovação dos outros!
Preciso treinar, o lema é mesmo tentar encorajar em vez de elogia

Sem comentários: