segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

De repente

lembrei-me que o Natal está à porta!
De repente percebi que não tenho a minima vontade de alimentar o consumismo e que prefiro manter-me no meu recolhimento "zen"....
Mas então a voz da conciencia ou do outro chama à realidade e de repente... percebo que os pais andam já de sacola na mão com as vestes do Natal dos filhotes para a festa de Natal da escola e eu... prontos dá-me o tal clik e parece que tenho que me fazer à vida que se faz tarde....
Lá liguei à costureira para apressar as coisas porque não vale a pena mandar recados por terceiros. A experiencia sempre me diz que tenho tratar tudo pessoalmente, mas eu ainda tenho alguma resistencia nestas coisas que se há-de fazer...
As lojas vejo-as vazias, pelo menos aqui na minha terra.
De repente lembro-me que por mim, estava-me nas tintas. Comprei algumas coisas para as minhas filhas quando há promoções aqui e ali e já chegava.
Disse para mim que não vou oferecer nada, a não ser aos miudos, mas... depois é a mãe, o pai, a sogra e por aí fora....
Devia celebrar-se a vida, o solesticio do Inverno, a Luz, a união e a família. Cada ano que passa vejo o número de pessoas a dimunuir à mesa. Ora porque uns emigraram para muito longe, ora porque a tal tia vai passar este Natal com a familia do marido.... e já estou na fase de achar tudo uma grande tolice porque natal é união e parece mesmo que só esta época para os seres humanos se lembrarem disso... os valores perdem-se de forma assustadora.
Eu por mim, natal é quando me apetece cozinhar, acender a lareira e reunir à mesa os meus.
Não é necessário ser dia x ou y.
Aqui, como as familias moram relativamente perto, sempre combinámos que um ano passariamos a vespera de natal na casa dos pais ou sogros e vice-versa no outro ano, no dia 25 idem aspas.
Este ano calha-me a ceia de Natal com a minha familia. Vou alimentar esta magia da festa por causa das minhas filhas, mas quando penso nesta quadra fico azeda...mas como as coisas mudam, ao menos que os que restam se reunem forcosamente, mais que não seja, 1 x no ano.
Quanto às lembranças, e para não oferecer a uns e outros não, tenho que tirar urgentemente umas fotos mais actuais às minhas filhas para fazer uma moldura e voilá. Ninguém fica insatisfeito.
Agora assim de repente lembrei-me que vou ter que disponibilizar (mais) uns tempos à cozinha e à bimby, e vou talvez fazer um sal ou azeite aromatizado + 1 doce qualquer, ou isso ou isso, para que as tias (tenho muitas, eu e o meu marido) fiquem felizes. Mas já vou dispensando o paninho cozinha, ou aquela blusa horrivel 2 numeros acima do meu!
fui

2 comentários:

Dina disse...

olha parece que fui eu a escrever e ja me fartei de rir com as coincidências. Também eu estou cansada de prendas e afins. E vou oferecer bolachas caseiras, compotas e bombons feitos por mim. Mas depois a sogra diz que não quer nada nada ...mas dá-me dinheiro para fazer as compras de natal lol Fico sem grandes alternativas. E tb ja tenho na minha cabecinha organizado o menu de ceia de natal e almoço - sim que passa tudo por mim. Mas eu ate curto enfiar-me na cozinha - cada dia mais. lol.
Beijocas nossas.

Bonitinha disse...

Aqui não vai ter presentes para ninguém. A minha mãe vai dar para o Fabian uma conta poupança e mais nada para ninguém. no princípio íamos passar só os três, mas parece que a minha mãe, padrasto e a vó vem também. Mas não estamos pensando em fazer ceia daquelas de tirar foto, vai ser tudo muito simples...
beijinhos