quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As nossas escolhas

dependendo do dia, da disposição, do cansaço ou não...fazem toda a diferença quando se educa crianças pequenas (e grandes).
Esta semana decidimos em família  cortar com a TV na manhã antes de sair de casa. A TV é uma boa aliada quando tudo gira muito rápido e temos que sair de casa rumo às escolas e depois trabalho. Dá jeito  com parcimónia, mas acontece que não estava a resultar mais. E não estava a resultar porque a Carmen ficava vidrada nos desenhos animados, e não tomava o pequeno almoço. depois quando chegava a hora acordada para desligá-la, a carmen estava com fome, pedia comida e lembrava-se de tudo e mais alguma coisa que nos atrasava sempre.
Terminou TV, começaram a tomar o pequeno almoço em silêncio e brincando. Com tempo para fazer de tudo um pouco, se bem que, as estratégias se vão alterando, a favor da paz e tranquilidade relacional, mas na minha casa, acontece sempre algum tipo de imprevisto e acabo sempre por sair quase à mesma hora de sempre, às pressas e a fugir, no tempo ZERO, como elas conhecem e chamam.
E logo perguntam: Estás zangada mãe? Não, estou com pressa!, digo eu...
Hoje, por uma questão logística, não estava a dar conta das duas em simultâneo, porque acordaram em horas diferentes e a pequena estava com fome e a outra estava na ronha, a resistir em sair da cama e apregoando não querer ir à escola... então não tive outro remédio do que ligar a TV para a pequena ir comendo enquanto eu tratava da outra.
Disto, explico à Carmen que hoje vai haver TV, MAS, caso não coma o pequeno almoço, sem uma palavra a mais, desligo-a imediatamente. Pergunto-lhe se percebeu, diz que sim. E firmámos mais um acordo. Ouviu, entendeu e cumpriu. Comeu a papa, pediu tostinhas e foi petiscando uma pêra que costumo cortar ou outra espécie de fruta.
E assim, numa busca constante do equilibrio e da flexibilidade nas escolhas vamos firmando acordos, ajustando outros, numa base de cooperação e respeito.
Como eu gostava que fosse sempre assim... que tivesse paciencia, e sabedoria para não impor os meus desejos e ordens autocraticamente...

2 comentários:

Dina disse...

Pois mas a vida e sempre imprevisível e com os miudos então, temos de mudar constantemente de estrategia.
Haja criatividade e jogo de cintura.

Vânia e Mariana disse...

Pois, mas nem sempre é possível....
Nós por cá com o pequeno almoço (mas só é uma, para já) não há TV (só ao fim de semana), não pode ficar sozinha na cozinha que não come....e já sabemos que demora cerca de 30 minutos para comer(fruta, pão com manteiga ou doce de morango e beber um iogurte).
Mas claro que há dias que não corre bem :)

Beijinhos,