sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

As creches e as doenças

quando a minha Carmen andava na creche, nos seus 2 anos fresquinhos, houve certa altura que apareceram as diarreias que não largavam a sala, e não se conseguia travar o contágio porque continuavam a ir à creche meninos com o problema. Na altura a miúda recaiu várias vezes e decidi ser mais interventiva e acabar com este ciclo, porque ao fim ao cabo, trata-se de uma questão de saúde publica.
Com responsabilidade dos funcionários e instituição por receberem crianças debilitadas. Ora, como podem dar a correta assistência a criança que estão com diarreia persistente? E o risco de desidratação? Existem salas de isolamento, mas e recursos humanos? Ah pois....
sei que a vida não está fácil e que é muito complicado gerir estas situações, mas existe um Regulamento Interno que tem de ser cumprido, para todos, sem excepção.
Quer dizer que, se uma filha minha sentir uma indesposição qualquer, ou se tiver uma temperatura mais elevada, sou das primeiras a ser contatada para ir buscar a criança, e depois há aqueles que levam os filhos doentes e nada se lhes diz???? Não pode ser.
A Carmen a semana passada teve com uma espécie de gastrite e eu tive que me aguentar.
Ontem na sala da Eva disseram-me que haviam casos de gastroenterite. Pude constatar a presença de alguns meninos visivelmente doentes... Têm sido contagiados velozmente.... Uns vão para casa, outros ficam. A auxiliar disse-me que ela própria já não se sentia muito bem!
Hoje ponderei e decidi não levar a Eva para a creche. Sei que não a posso proteger e que é normal o aparecimento destas doenças infantis, o que não é normal são as politicas adotadas pela instituição.
Não sei como se passa noutros locais, mas quanto à minha opinião, não é normal persistirem diarreias desde o inicio do ano letivo.

2 comentários:

Vânia e Mariana disse...

é uma situação complicada....E eu penso que nem 8 nem 80!!!ou seja não concordo de forma nenhuma q se deixe os meninos debilitados no infantário, mas também não concordo com os infantários q ao mínimo dos mínimos ligam aos pais e os obrigam a ir buscar as crianças!!!!
Ou seja, da MAriana quando ela fica com febre por exemplo, ligam-me sempre a informar e perguntar se a podem medicar....e dp dizem-me ela esta muito caída, vê-se que não esta bem, será melhor vir busca-la, e eu vou a correr....Por outro lado, dizem-me a febre é ligeira, ela ta como se nada fosse, deixe-a ficar cá, se virmos que piora ligamos!!!
Claro que se eu estivesse em casa ia logo busca-la, mas não estou, tenho que sair do trabalho, as vezes estou em clientes, etc....Por isso gerimos as coisas assim e parece-me um bom método.

Beijinhos,

Luna disse...

Assim é complicado, sei que alguns pais não tem aonde deixar as crianças, não tem alternativa ter avós disponíveis isso parece um infectário fizeste mto bem ficares com a Eva. Eu era incapaz meter meus filhos assim doentes na creche, até eles precisam de descansar alem terem uma alimentação especial nessa altura.
2 anos o meu M. apanhou uma doença altamente contagiosa mãos da boca mãos e pés, enquanto ele estive assim esteve em casa, a menina que começou com a doença na sala ia a escola como nada tivesse,e contagiou os colegas.