terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Medicina alopatica ?

Uma serie de situações ou coincidências têm-me conduzido por trilhos alternativos e cada vez me identifico mais com a naturopatia no reequilíbrio do organismo.
Na 6ª feira passada fui a uma palestra sobre o assunto, bastante completa e elucidativa e vim para casa a pensar no sentido das premissas que são defendidas.
Nós somos o que comemos, e nos tempos que correm, é fundamental darmos atenção ao que ingerimos.
A natureza é sábia e nós não tiramos proveito dela tanto quanto deveriamos.
Estou numa fase de consciencialização e abertura a alimentos que, por um motivo ou outro não incluia na minha alimentação.
Este é um assunto vasto, não me vou alongar... Começei a reintroduzir as sementes na minha dieta diária, sobretudo no pequeno almoço. Com a bimby pulverizo as sementes de linhaça e depois é só juntar ao iogurte ou ao sumo. Quem fala de linhaça, fala de sésamo, abóbora, girassol, chia, papoila...
O importante é consumi-las.
Estou a fincar o pé na alimentação das minhas filhas, já que, principalmente a mais velha, não come quase nada a não ser carne, massa ou peixe. Deixou de comer legumes e tem sido uma "luta" fazer-lhe comer leguminosas, legumes e afins. Comecei a colocar uma colher de sopa de sementes de linhaça em pó, para ver se ingerem omega 3...
Um novo alimento que introduzi foi o pólen. Se pesquisarem verão que é um alimento super completo que a natureza nos põe ao dispor. O sabor não é dos melhores, mas é uma questão de hábito.
Para além disso, estou a tentar colorir as minhas refeições ao máximo do possivel, e voltar a cozinhar beterrabas, espargos, acelgas e muitos verdes...
Este é um mundo que merece um novo olhar. Acredito que se o nosso organismo estiver forte e equilibrado, as doenças mais dificilmente nos atacarão.
E não se esqueçam da água mineral: a melhor é a de Monchique e do Continente, cujo ph  é supeiror a 7,5, portanto alcalino, Surpreendentemente as aguas que consumimos são muito ácidas e a acidez é o cenário ideal para a vulnerabilidade do nosso corpo.
Bem, tanta coisa...
Eu bem disse que um dos meus objetivos de 2013 era a minha saúde, logo também a saude das minhas filhas. O marido vem por acréscimo, vai fazendo e adotando os mesmos hábitos que eu incluo, menos mal.
Amanhã vou fazer análises ao sangue. Continuo com problemas de pele e parei a homeopatia. Parei por falta de tempo para estar sempre a ajustar medicação, mas também por questões económicas, isto não me estava a sair nada barato. Um passo de cada vez.

1 comentário:

Dina disse...

eu por acaso consumo agua do continente e tem uma amiga minha que diz que nao presta! por causa do sabor! É sempre bom saber disso.
E legumes e leguminosas cá por casa vão se juntando cada vez mais á carne e peixe...agora se for so legumes é que o maridinho ainda não acha muita piada.