segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bom dia

com mais do mesmo...
ando com dores de cabeça desde 6ª feira :(
o embate da semana passada, serviu para eu me acalmar um pouco com as miudas. Por vezes algo tem que me chamar à terra porque eu já ando tão cansada com os cenários terrorificos matinais que sem me aperceber, a tolerância deve estar mirrada.
O fim de semana serviu para tirar ilações. Afastar-me do problema e tentá-lo observar à distância. Tirando a tarde de Sábado que foi para fotografar em reta final do curso, passei todo o tempo com as minhas filhas (nada de anormal). Estendi-me no tapete, servi de cobaia, fui paciente, professora, mestre de cozinha, dei atenção e mimos...
Percebi que a C, em contexto familiar, escuta muito bem... Frequentemente para que ela me ouça tenho que lhe pegar no rosto e fazer com que me olhe nos olhos enquanto falo com ela. Apercebo-me, ou constato que a miúda tem um ritmo lento, que não é novidade, não responde logo àquilo que lhe é pedido, gosta de fazer as coisas à sua maneira e ao seu ritmo. Em contexto escolar, em que há uma massificação brutal em todos os aspetos, este é um cenário agreste. Sinto-a com alguma imaturidade a este nível.... A C não gosta de se expor, nem tão pouco de falar para o publico, e quando a professora lhe pede alguma coisa, é vê-la bloquear, e quem assiste àquele cenário, deve pensar que a miúda não compreende o que se lhe pede
Estou a imaginar uma sala de 25 crianças barulhentas, onde a professora dá instruções.... Umas tantas apanham à 1ª, outras à 2ª, e outras tantas nem chegam a apanhar... que é o caso da C, muita das vezes...
Estarei certa no meu raciocínio????
Depois temos o problema da insegurança, ou dependência. A C é uma criança muito agarrada aos pais, pois nunca pôde experimentar outros cenários, o que agrava esta maneira de ser dela. Estou em crer que a Natação, ou a tentativa de, ainda veio agravar mais o problema.
Ontem por exemplo, foi ao aniversário de uma das suas maiores amiguinhas (a vizinha e ex-colega de escola). Acham que brincou sossegada com as outras meninas? Acham que tive sequer oportunidade de me desviar, conversar com outras mães???? NÃO!
A C simplesmente parece um bicho assustado em contextos estranhos. Enquanto os miúdos deliram com as brincadeiras e os equipamentos, a miúda anda preocupada em ver onde ando. A irmã que tem 3 anos, na boa, a brincar, ela sempre à minha procura, assustada quando perde o contato. Só na ultima meia hora se desinibiu e quis eufórica experimentar tudo, com a minha presença é claro.... E não sou eu que a imponho, se ainda alimentasse isto... não! é dela.
As outras miúdas por exemplo, todas juntas na cama elástica: ela com elas, não partilha a não ser que queira fazê-lo. As outras todas deitadas a pedir para ela se deitar, e ela???? Saltava como se não tivesse a escutar os gritos das outras a mandarem-na sentar. Não é pau mandado como se costuma dizer... Se as outras saltam e ela apetece dar cambalhotas é isso que faz....
Sinto que temos aqui uma criança com alguma imaturidade, ou com um carácter um pouco irreverente.
Depois na pré, não me agrada que fique no prolongamento. Não me agrada porque simplesmente não fazem nada com os miúdos. Não é que eu seja louca pelos trabalhos, não é isso que pretendo, mas ao menos fizessem actividades de animação. Eu vou buscar a minha filha assim que posso e ultimamente, às 16:30h é ver os miúdos a ver televisão! Eu estou a pagar para a miúda estar a ver tv?????? Penso que os € que invisto ali poderia oferecer-lhe outra experiência, como a musica, mas a minha situação profissional é tão incerta... agora estou mais livre, mas depois acontece alguma coisa como faço????? Não é alternativa.
Logo à noite iremos fazer os exames auditivos. Vamos aguardar

2 comentários:

Sentada na ponta da lua disse...

Em muitos aspectos a descrição que fazes da tua menina, faz lembrar o meu filho! Também é muito introvertido a nível social, e quer é ficar no cantinho dele... para já não tenho valorizado e espero que com o tempo passe!
Mas tem uma diferença enquanto na escola é muito reservado, o mais calado e sossegado da sala... em casa extrapola e gasta todas as energias que não gastou na escola!
Espero que no vosso caso esta seja apenas uma fase menos boa...
Bjinhos

Carla disse...

Olá! Por aqui é igual. em casa ninguém lhe pára! beijinhos