terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ainda os problemas da C

ando sismada... e tão sismada tenho andado ás voltas com pesquisas e mais pesquisas e manuais...
Fico desconsertada como é possivel ter um bom desempenho, bom desenvolvimento inteletual para a faixa etária e depois persistirem problemas de compreensão...
vagueio pela net e deparo-me com informações sobre fonoaudiologia e encontro alguns sinais/sintomas que encaixam 100% nas queixas em relação à C:

-Parece não ouvir bem,
-É distraida ou desatenta
-Demora a escutar/e ou entender quando chamada sua atenção,
- Tem dificuldade para lembrar o que foi dito ou parece ter problemas de memória
- Tem dificuldade p entender o que está sendo falado
- Tem dificuldade em seguir orientações
-Tem dificuldade em transmitir recados
- A informação abstracta é dificil de compreender
(...)
 
assenta que nem uma luva na minha C. :(

Poderá tratar-se de uma Desordem de Processamento Auditivo Central

nunca desejei tanto que o tempo passasse para puder sossegar o espirito

estou com um nó na garganta.

Não sei o que pensar, não quero precipitar ou tirar conclusões precipitadas, mas são muitas coincidencias, e se assim for, explica muita coisa....
não sei se é, mas alguma coisa tem que ser....
 A 1ª e unica vez que foi a um otorrino, fizeram-lhe uma lavagem aos ouvidos. Disseram-me que tinha alguma predisposição a ganhar cera e que depois de limpo, concerteza estaria a ouvir melhor.
Falei dos testes auditivos, ao que o médico me disse que não havia necessidade! Se detetasse algo que então se faria.... Qume me diz a mim que a miuda não esteve durante algum tempo privada de uma boa audição e isso interferiu com a maturação processamento auditivo????
Não sou médica, tenho ter calma, mas a minha intuição leva-me a não conseguir deixar de pensar nisto...

5 comentários:

Dina disse...

Calma amiga. Tb podes estar a empolar a situação.

Que tudo corra bem com a C.

beijocas

Mãe Cat disse...

Cara Carla,

Tenho seguido o teu blog, pois tenho também duas meninas, e estou a reconhecer na tua C o que aconteceu à minha J, com 3 anos. Começou a não fazer nada do que se lhe dizia, distraída pensámos nós. Depois, com o passar do tempo, parecia mesmo que não nos ouvia. E não ouvia mesmo. Otorrino com ela, exames e ainda se tentou tratamento durante um ano. Com o 1º ano a chegar e o problema a agravar, por causa das alergias, entupia o nariz e infetava os adenoides, e entupia os ouvidos de porcaria, decidiu-se pela cirurgia. Sempre em ultimo recurso, mas neste caso, foi o melhor. Retirou os adenoides e limpou os ouvidos, tudo em menos de uma hora e ainda foi dormir a casa. Passaram 3 anos, continua bem. Exames e consultas regulares. Ainda tem alergias, mas nada que o Aerius não vá ajudando. Pode também com a sua não ser nada disto e com o tempo e o crescimento, mude :)
Seja o que for, não é o fim do Mundo. Tudo de bom para todos :)
Bjs
Catarina

Carla disse...

Olá catarina.

obrigada pelo teu testemunho. a minha C tem uns adenóides enormes... Não tem alergias, mas este tipo de problemas estão a agravar-se ao ponto de sr dificil conseguir gerir as rotinas de ambas. E agora estas queixas na escola deixaram-me apreensiva. É isso, médico com ela.
bjos Carla

Blog da Maggie disse...

Tinha e tenho as mesmas queixas da madalena, com excepção para o saber transmitir os recados e nunca ter tido problemas de compreeensão, compreende embora fique com cara de quem não percebe parece que fica em choque, a olhar parada.
Se fosse uma criança mais calma, mais atenta, menos distraída, menos aérea teria um aproveitamento escolar muito melhor. Também achei que podia não ouvir, o que não ouve é um defice muito pequeno não justifica a cabeça no ar.
desejo tudo de bom para a c.
Bjos

Maggie

Carla disse...

Maggie, eu também não sei dizer se ela compreende ou não, porque faz essa mesma expressão da tua Madalena, fica parada e não reage ou reage lentamente
bjos e obrigada pelas vossas palavras