segunda-feira, 19 de março de 2012

O meu pai

Hoje celebra-se o dia do pai.
Como todas as meninas, q geralmente idealizam a figura do pai, não fui excepção. O meu pai era um idolo... dps cresci e percebi q o mundo dos adultos era complexo e descobri um pai cansado e frustrado a lutar contra as paranóias da minha mãe. Um homem exemplar, nunca desistiu de a proteger e ainda hj, embora n mereca a devida atenção da parte dela, parece amá-la como um adolescente. Os filhos, cada um com o seu temperamento, reagiram á sua perspectiva das coisas de forma distinta. Como filha mais velha, sinto que me responsabilizava e sinto que ele era exigente nos resultados escolares, queria q eu conseguisse aquilo q lhe fou vedado. Fui uma aluna exemplar e orgulhosa mostrava os resultados, mas sp achava q eu conseguia fazer melhor. Encarei esta aitude como um desafio, mas poderia ser o contrári0, surtir o efeito oposto. Quando chegou a altura de entrar na faculdade, se não soubesse o q queria, a sua influencia tb tinha sido um desastre!!!! Todos os dias vinha c uma ideia nova... coitado!
Cedo me autonomizei, arranjei um part time enquanto estudava e sai de casa.
O meu pai... hj em dia tem mta dificuldade em expressar afetos, mas se lhe peço o q quer q seja, move o mundo para me ajudar...herdei o seu temperamento, tal como ele, sou de convicções, porém libertei-me tb do fardo q ele mo deu, inconscientemente que deveria "cuidar" da minha mãe, a partir do momento em q consegui a minha familia.
Hj sei que fez o q conseguiu fazer tendo em conta as circunstancias, porém desagrada-me a sua inercia e passividade e total dependencia aos humores da mulher, que o fizeram fechar na sua toca numa altura em que o meu irmão mais novo entrava na adolescencia. O miudo n tinha o meu caracter e sentiu-se dono de si pp, com o livre-arbitrio nas mãos- e isso não foi bom, pois sentiu-se no poder de fazer e decidir e um miudo com excelentes capacidades não consegiu entrar em medicina, desorientou-se com amores e hj olho para ele como um "revoltado", uma bomba relógio q diz tdo o q pensa e sente sem medo se chocar ou ferir....
enfim faço parte desta constelação familiar por algum motivo...
apesar de tudo, sou grata, porque o meu pai lutou por mim e para mim e quero desejar-lhe um bom dia.

1 comentário:

Dina disse...

é sempre bom ler-te e aprendo muito contigo. O meu tb foi exigente e demasiado protector e controlador. Hoje sinto-me responsável por ele e por minha mãe quase na mesma medida do que por meu filhote. Valha-me o facto de me ter libertado do "mano" e dos seus intermináveis problemas de toxicodependente. Não sei como consegui depois dessa libertação surgiu a minha gravidez, oq ue nao deixa de ser interessante.
Enfim fazemos parte de uma familia ....e acho que todas tem os seus momentos menos bons. É a vida, e se formos aprendendo com ela já nao e mau.
beijocas