quinta-feira, 29 de março de 2012

Intolerancias alimentares

Ultimamente o pc tem servido para estar enfiada em relatórios e mais relatórios. Todas as noites me deito às tantas. Felizmente a Eva está a adormecer melhor e começamos a engrenar no novo horário. De manhã as pressas são muitas, já que durmo sempre até elas me deixarem , pois deito-me tardissimo e para já a Carmen tem dormido mais um bocadinho de manhã.
Os rituais cumprem-se, a minha cozinha anda desarrumada, o meu marido não dá com o problema da fusioncook, portanto tive que voltar ao tacho e a sensação é mm de passar de cavalo para burro. Já me convenci que cozinha de revista na minha casa durante largos tempos não existirá, pq há sp louça para arrumar, copos no escorredor, alguidares com alguma leguminosa de molho, enfim... é uma casa onde se vive com crianças e não há uma interna a limpar a toda a hora a casa.
A Eva está melhorzinha, realmente esta alteração de comportamento pode ser agravada pelos dentes que estão a romper aos pares. Fora isso está uma marota linda, já quer "falar" e repete tudo o que dizemos.
Já a loirinha dizem na escola que mudou bastante e que não parece a mm menina. Realmente ela está diferente, mais safa! Mas em casa atravessa agora a fase do amuo, muito sensivel não reage bem às observações que fazemos. Muito amorosa e amiga da irmã!

Quanto a mim, fora as responsabilidade que tenho com elas e o trabalho, vou gerindo o tempo de forma a conseguir manter uma rotina de exercicio fisico, mais pela cabeça: descontrair e libertar as tensões do dia. Continuo a ir na hora do almoço e por x logo de manhãzinha, sp que consigo e tenho oportunidade. Basicamente é o unico tempo que dedico a mim mm, já n me posso queixar.

Por curiosidade e tb pq ando a tentar predispor-me a fazer exames de rotina, fiz um teste de intolerãncias alimentares, para ver se haveria alguma intolerância que pudesse estar a agravar o aspeto da minha pele. Sinto-me mm desapontada qdo olho para a minha cara... está uma lastima. Desde que iniciei a pilula que não me livro do acne, e no mês que deixei de a tomar, percebi que a pele tinha melhorado, mas para já não me restam grandes alternativas. Quando a eva desmamar logo se verá.

Teste realizado, fiquei a saber que sou intolerante às carnes vermelhas e às bebidas brancas, lol. Até aqui tudo mais ou menos já que (quase) não consumo carnes vermelhas e dd que fui mãe que não bebo.. este tipo de bebidas. Mas por outro lado existe alguns grupos alimentares, cujo consumo tenho que reduzir bastantes, como é o caso dos lacteos e batatas e massas, por exemplo.
Como sou uma pessoa de convicções, tenho que me preparar para as mudanças e já uma x, qdo andava a fazer fitoterapia e acunpuctura por conta de mais um tratamento de fertilidade, tinha deixado de beber leite de vaca e dps voltei a tomar...
O que me custa mais é o leite com café ao pequeno almoço e os meus pratos de Nestum que como em SOS! lol. Mas bem, vamos às alternativas e já começei a fazer leites de cereais e frutos secos. Pessoalmente não desgosto. Esta semana fiz de leite de amendoim, sementes de linhaça e experimentei uma receita de leite de soja que ficou bem boa!

Para quem tiver bimby e quiser experimentar, adaptei uma receita do leite de soja que vi no forum:
125gr soja demolhada
40gr de arroz ou trigo (coloquei bulgur, o q tinha mais à mão)
1600gr de água
80gr de acucar amarelo (coloquei 30gr)
40gr nozes (pus amendoim, visto que tinha sobrado do leite que tinha feito)

colocar a soja e o trigo, 25mn, temp 100, vel 1 com 8oo gr agua
juntar as nozes- 5 min, temp 100, vel 1
juntar o acuçar- 2 min, temp 100, vel 1
triturar 2 min vel 10
colocar mais 800gr agua, 20 s, vel 6

Resultou um leite mais homogéneo, com a vantagem de não se ter que coar. Ficou otimo!

Amanhã vou experimentar com as nozes.

bjos

1 comentário:

Luna disse...

exprementa soja, se conseguires eu não gosto, bebo leite sem lactose, diminui os fritos , atenção as laranjas tive altura me deu para comer + assim pq sabia bem, bem a minha pele ficou parecia 1 vulcão.
bjos