domingo, 4 de março de 2012

Explorar a natureza

e redescobri-la... Penso que os nossos filhos merecem, nós também...
O Algarve até há uns anos atrás não tinha shoppings, portanto volta e meia quem podia ia à capital despertar o seu espirito consumista...
Há uns tempos atrás, os fins de semana eram planeados em familia... Os famosos almoços de Domingo na casa dos avós ou então os piqueniques que se organizavam em torno dos diversos parques de laser da região, foram substituidos pelo passeio ao shopping, onde se fazem as compras, vêem-se as modas e se almoça, tudo junto...
Os costumes foram-se perdendo, as familias se distanciando...
Eu sou desse tempo! E recordo-me dele com felicidade! Éramos livres e felizes... Uma mão cheia de miudagem, primos, vizinhos ou outras crianças que se encontravam, se conheciam e brincavam todos juntos...
Os domingos eram uma festa: Natureza, lagos, ribeiras ou praia. Um saco de carvão, frango assado, batata frita e sumol de laranja. Os homens assavam a carne, as mulheres preparavam as saladas, colocavam os panelões de arroz na mesa e as crianças brincavam, corriam...soltos...

Sempre tive contato com a natureza, ela é sábia, é luz e energia... desde tenra infância.
Quando conheci o meu marido, a minha sogra tinha uma casa de férias numa ilha e sempre que tinhamos tempo, fizesse frio e calor era para lá que iámos...
Infelizmente, a minha sogra acabou por vende-la... Senti mta pena por nós, e pelos filhos que ainda não tinhamos... A Carmen nasceu ainda a tempo de passar 1 mês de existência na ilha... Recordações não terá, a não ser as que relateremos a cada foto que tirámos.

Decidimos, como pais, preservar esta imagem aos nossos filhos, do valor da natureza. Sp que temos oportunidade saimos porta fora e vamos para o campo ou praia. Brincar na areia, apanhar pequenos troncos, abraçar as arvores, cheiras as ervas e o mato, molhar os pés no mar e fazer castelos na areia. Faça frio ou faça sol.

Com o tempo convidativo, começamos a planear os nossos piqueniques. Hoje fomos à mata de Santa Rita, as meninas adoraram. Nós chegámos cansados e a precisar de descanso do fim de semana, mas nõa há € algum que pague estes momentos especiais.

UM dia, quero que as minhas filhas nos recordem, que amem a Natureza e saibam respeitá-la...que guardem estas recordações, estes prazeres que são grátis e muito mais sadios que as grandes superficies.
Oxalá eu consiga recuperar e avivar estes domingos de natureza, e quem sabe... ainda possa reunir os mais cepticos...

boa semana

1 comentário:

Dina disse...

Hoje sensivel ....as tuas palavras puseram-me as lagrimas nos olhos. E que sinto isso tambem, e de certa forma e isso que prentendo dar ao alex. Mas tenho de lutar contra um marido hiperprotector que o quer desviar de qualquer raio de sol ou frio extra. Esses passeios são passeios de Amor e boas energias. Nada tem a ver com shopings. Podemos regressar cansados, mas ao mesmo tempo serenos felizes e repletos de energia. Beijos grandes