terça-feira, 6 de março de 2012

Liberdade

para crescer...
é o que os nossos filhos necessitam...
fico feliz e contente quando a minha filha chega com os punhos das blusas todos sujos... é sinal que brincou, manipulou...
não gosto de os ver agarrados à TV, gosto que brinquem no parque e que trepem árvores
gosto que se elogie o esforço, mais que a aparencia ou a inteligência e para isso temos que todos os dias mimar, dar atenção, oferecer espaço para as birras e contrariedades
respeitar e acolher... dar exemplos sem comparar, reforçar e elogiar
quero lá saber que a minha filha não pinte dentro dos traços.... pouco me importa se pega bem no lápis ou faça muitas fichas... Afinal ela tem 3 anos!!!!
Não me rala olhar para as paredes e não ver fotos e descrições das atividades que fizeram, importa-me antes que a minha filha possa brincar, experimentar, observar, investigar... que aprenda nas suas primeiras relações sociais....
Ficaria satisfeitissima se, nas horas em que passa no Jardim-de-Infância pudesse criar, fantasiar... Pular, dançar, cantar, partilhar, respeitar...
Para mim, dar vida às histórias, dar espaço ao silêncio e às brincadeiras solitárias... afinal fazem parte do desenvolvimento...
Exige-se demais, pressiona-se e sobrevaloriza-se o rendimento escolar e as capacidades intelectuais, quando simplesmente nestas fases a criança não tem maturidade neurológica para tal.... e quando as crianças não conseguem corresponder ao que delas esperam, exibem sinais mais ou menos visiveis... as crianças não têm tempo para imaginar, são pouco criativas e passivas.... preferem ver TV e porque? Porque estão cansadas! Porque estão sobrecarregadas. Será por mero acaso que cada vez persistem mais problemas de comportamento, ansiedade e depressão infantil?
E o pai ao final do dia chega à escola e quer resultados, quer trabalho feito! ´Será que mexer na terra, tratar de um animal, construir um objecto estranho ou fazer uma especie de escultura que não parece a nada com um bocado de barro ou plasticina não é nada? É TUDO!
E por outro lado estas actividades/ intervenção de exploração livre, comandada pelos ritmos e interesses das crianças é pouco objectiva, e pouco quantificável e.... suja, dá trabalho....
Precisa-se de equilibrio emocional, precisa-se de alimento afetivo: carinho, segurança e liberdade!
Como educar crianças criativas, confiantes e autónomas? Que possam sobreviver à triste realidade economica e social? Será reprimindo os vestigios de fantasia? Será oferecer-lhes cada vez mais cedo um "pseudo-modelo" de ensino primário? Incentivando a passividade, valorizando a competitividade e desprezando as expressões criativas (...)?
Por mim... creio que a semente tem que germinar, não deve ser manipulada, excertada ou desparasitada... deixem-na crescer, livre...





3 comentários:

Dina disse...

Ai como eu concordo contigo. Por isso é que cá por casa deixei de falar em desenhos pinturas lapis e afins. So mesmo se ele pedir - e normalmente o que pede é pincel pra pintar aguarela...suja tudo, mas enfim. De resto olha depois da escola ajuda a mae na cozinha, entretem-se com os brinquedos etc...se não estiver carente e resolver fazer umas birritas. Mas acho que o que falta ás nossas crianças é isso mesmo LIBERDADE. Ate eu sinto essa falta de liberdade.

Vânia e Mariana disse...

Concordo contigo, e incentivo sempre a Mariana a brincar, e no infantario é o que fazem....Por outro lado tambéma cabo por insistir com ela para pintar bem....e sim, hj ao ler o teu texto fico a pensar que não devia, afinal ela fez agora 3 anos....

beijinhos,

Luna disse...

tão bom crescer em liberdade e viver no campo, longe da confusão das grandes cidades, respirar ar puro e saudável, eu tenho 2 experiência diferentes o mais velho se for preciso vé filmes agarra-se Ps3, e ao Pc não chateia, a mais nova quer andar na rua brincar no parque.
sabes a minha opinião acho que nos antigamente vivamos menos eramos crianças mais felizes do que as de hoje.
bjos