quinta-feira, 15 de março de 2012

Continuando...

hj atrasei-me e cheguei + tarde à escolinha da Carmen e por isso já não consegui apanhá-la no parque. Entrei na sala e estava a brincar numa mesa com um jogo de semelhanças. Quis que fosse ver. Sentei-me na cadeirinha e ajudei na brincadeira. Num instante tinha um enxame de pequenos meninos em meu redor, que queriam participar na brincadeira. Orgulhosa, a Carmen vai deixando "partilhar" a sua mãe com os amigos e no final arrumam as coisas e digo à Carmen que vá se despedir dos amiguinhos: andou a dar beijinhos e abraços a todos os que lá estavam. Fiquei a observar, na expectativa de ver a reacção de cada um deles, sobretudo dos mais expansivos, agressivos... os que passam metade do dia contidos em constantes castigos, não se podem levantar, mandam peças ao ar, destroém, desafiam e batem nos outros... e mais... não reconhecem autoridade nas auxiliares. Esses deram beijinhos à minha filha e abraçinhos em jeito de despedida.
Estava um menino sentado ao fundo da sala, que não quis dar um beijinho nela. Ora a miuda pô-se toda vermelha e a 1ª reacção foi sacudir-lhe o pó desajeitadamente, pelo embaraço de não ser correspondida. Disse-lhe para lhe dar festinhas, e que não fazia mal... desata num pranto sentido. Senti pena dela, mas deixei-a chorar. Porque tem de aprender a gerir estes sentimentos. Estava tão sentida e de repente olho à minha volta e só vejo confusão: meninos a desrespeitar as ordens da auxiliar e decido ficar mais um pouco e oferecer a minha atenção e disponibilidade áqueles meninos.
Invento rapidamente uma metáfora, e dramatizo a história de uma borboleta... Faço-os acompanhar os meus gestos e surgem os 1.ºs atitudes desafiantes~e de oposição: eu não gosto de borboletas"... vou comer a borboleta... etc.etc." dirigo a minha atenção para os mais "problemáticos" sem perder a atenção dos outros e continuo... A borboleta voa voa, é tão linda e adora flores... hummm, esta flor aqui ... (gesticulo e pouso com os dedos na cabeça de um e outro), ela está a dar beijinos à flor...integro cada negação, elaboro e devolvo com significado e vejo-os de olhos esbugalhados, doces, alegres, amigos... a se abraçarem e beijarem uns aos outros... a flor Carmen recebe beijinhos de todas as borboletas e até o menino que recusa fica de beiço, arregala o olho a cada gesto e aventura porém não há maneira de o "enfeiticar" e o beijo à Carmen não sai. Sai abraços aos meninos e festinhas às meninas, mas beijo não.
É dificil descentrar a minha filha deste acontecimento e desta rejeição pois continua tensa e agarrada à minha perna chorando em silêncio enquanto os outros meninos se mimam e mimam-na. É tão sensivel...
E pronto, a auxiliar teve descanso e eu, que não consigo ser de outra maneira, ofereci atenção e formas alternativas de visualizar um problema ou de se gerir conflitos.
Mas uma coisa é certa: o que as crianças precisam é de atenção... há tanta carencia de atenção.
Os meninos mais problemáticos são apenas crianças... somos nós que iniciamos lutar de poder com as crianças e mascaramo-los de lobos... qdo são cordeiros...
será que dá para parar um instante e deixar de impor os "deves, faz, não toques, vai pensar na vida" e estarmos simplesmente um pouco com eles? Será pedir demais a nós próprios? Será que ELES não merecem?

3 comentários:

Dina disse...

POis é tens razão - eles precisam de atenção é apenas isso muitas vezes. NA sala do alexandre nao ha muitos meninos problematicos. Mas eu vejo sempre as educadoras muito envolvidas a brincar com eles. No recreio então tenho a oportunidade de espreitá-los da minha varanda e vejo que brincam com ela que dançam...enfim é muito bom ver que lhes dão atenção. so mesmo a Directora me levanta algumas duvidas porque ja a vi demasiado irritada com um miudo e não gostei de vê-la assim descontrolada. Mas enfim pode ter sido apenas uma vez.

beijocas as princesas e á mamã sempre atenta.

Vânia e Mariana disse...

é bem verdade o que dizes...e Infelizmente ainda ha muitas crianças com defice de atenção, com defice de amor, e é triste quando assim o é :)

Beijinhos,

Raio de Sol disse...

Claro que merecem... muitas vezes é mesmo só o que precisam... quando vou buscar o meu é igual, os outros meninos vêm tanto a mim como ao meu marido a correr assim que nos veem... acarinho sempre... as auxiliares brincam que qualquer dia levo-os todos para a minha casa... e se pudesse trazia uns sim.. noto que lhes falta tanto mimo... por vezes saio de lá agarrada ao meu para não desatar num pranto... tanta carencia... nenhuma criança deveria ter falta de colo, de mimo, de atenção... beijokas