terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os ganchos

Ando a tentar descodificar as mensagens não verbais da minha Carmen...
Ultimamente tem adoptado um comportamento estranho na escola. Motivo: os ganchos.
Dizem-me que anda dessassogada, com as mãos na cabeça e a perguntar se tem todos os ganchos na cabeça.
Como a minha filha é de taras e manias, não dei mta importância, porque pensei que talvez fosse uma forma que arranjou de captar a atenção e /ou demonstrar resistencia à escola.
Mas este comportamento tem sido repetitivo. Ontem a educadora falou com ela a dizer que ninguém lhe mexia nos ganchos...
Hoje a pentear-lhe, como tem as franjas compridas precisa por os ganchos senão anda de cabelo nos olhos. A aproximar-se da escola começou a ficar nervosa a arrancar ganchos da cabeça, a dizer que não os queria! Tentei perceber aquela reacção. Diz-me que os meninos tiram-lhe os ganchos!
Expliquei-lhe que se isso acontecesse para dizer às professoras, mas recusou-se mm a colocá-los novamente. Tive que lhe inventar uma especia de tótó às franjas, porque a miuda estava neurótica.
Ou algo se passa, ou simplesmente está a passar-lhe a fase da "gancharia"! A ela, que é tão vaidosa, que é a própria a ir buscar a caixa dos elásticos e ganchos.
A 3 semanas de ter iniciado a escola. de dia para dia, diz que não quer ir à escola.
Esta manhã levantei-me com ela, já estava com saudades da minha piolha e lá vou falando com ela e só lhe convenci ir à escola de boa vontade, porque lhe disse que me ir zangar com a V., porque a Carmen disse que ela não dava colinho, que a Carmen era mto pesada!
Qdo chegou à sala, escondeu-se atrás de mim, e eu lá fiz o meu teatro e ela toda contente por dentro. Mas dps? Dps ela não quer ficar.. mas tem de ser.
Qto a mim, ela gosta de ambientes metódicos e organizados e aquela sala.. ai aquela sala. Até chorar já chora :(.
Ao final do dia, dizemme que comeu bem, dormiu bem, à parte dos ganchos tdo bem. Outra auxiliar nova que anda por lá disse-me que a minha filha era uma chorona, eu fquei um pouco desconfiada ou confusa sei lá e fui novamente tentar perceber... afinal não sei bem o que se anda a passar.
Amanhã a minha menina faz 3 anos! A minha princesa linda. Como tem na sala uma menina que nasceu tb nesse dia, em principio o bolo que estava a planear levar pra escola, fica pra comer em casa e vamos levar a meias o bolinho.
Qto ao resto, ando atarefada entre lembrancinhas para o aniver, os convites, as listas de compras e o trabalho.

1 comentário:

Dina disse...

Oh imagino que andes de coração apertado - pobre Carmem. Deixa la deve ser só uma fase. O meu Alex continua a ficar choramingando, mas de tarde esta feliz e bem disposto. Mas tenho as vezes a sensação de que nao sei tudo o que se passa.

PARABENS á mamã e á filhota - que possam contar e dividir muitos dias felizes e muito amor.

Um Abraço apertadinho ás tres princesas