terça-feira, 27 de setembro de 2011

O episódio da manhã

o "sofrimento" para ir para a escola está presente e começa cada vez mais cedo.
Hoje foi quando se apercebeu que ia vestir-lhe e despachar-me p sair, comecou logo a dizer que não queria, que tinha sono, queria dormir, sp naquela voz arrastada de lamento e birrinha.
Vem a explicaÇÃO do costume, mas o volume começa a aumentar.
Hoje olho para o meu marido e inicio esta conversa com a minha Carmen
"Olha filha, os papas têm sair pra trabalhar... Queres mm ficar em casa?
Então se queres, tens que arrumar as coisas todas, quero tudo limpo e quero que faças o almoço para qdo a mão chegar sentar-se à mesa... Sim? Não te importas? ai não?
olha é o dinheiro que poupo da tua escola..."
e assim foi. Ela disse que sim, pos-me literalmente na rua a todos: eu, ao pai e à mana.
Estava decidida a ficar em casa. Eu chamo o elevador e vou até à porta do prédio, o meu marido fica ali perto no andar....
Regresso para cima e ouço-a a dizer "estou sozinha em casa"... o meu marido diz que a ouvia a andar pla casa toda....
toquei à campanhia, perguntou quem era... Disse que era a mãe que me tinha esquecido da lancheira... O pai entra...
Distraimo-la a falar sobre o ficar em casa sozinha, que era pequena, que dps podia vir alguém estranho bater à porta.... enquanto a vestia...
Mm assim, dps daquele empolgamento voltou ao mesmo, que não queria ir...
Disse-lhe que quando crescesse e soubesse espreitar quem batiA à porta e soubesse usar as panelas da mãe para cozinhar e comer, podia ficar.
E esta hein? Lá a pus no carro, dps de querer inventar mais jogos pra jogar e lá foi o pai desta vez levá-la...
Cada dia que passa está pior, dps dos 5/10 MIN de choradeira, dizem-me fica bem e q se porta lindamente.
Este ano estamos mal, começámos melhor, mas estou em crer que ela n se identifica mto com os colegas, maioria meninos e segundo já percebi, uns terrorzinhos, não páram, é cadeira a chiar, a bater, são correrias pla sala e ela não gosto de ambientes mto confusos, pelo que pocas meninas tem que sejam assim mais calmas como ela.

2 comentários:

Luna disse...

Nâo está facil Carla, compreendo perfeitamente pq estou a passar pelo mesmo com mais velho, espero seja fase passageira ela se adapte a turma as coisas comecem a correr melhor, força!
bjos
Luna

Dina disse...

Oh tadinha da Carmem. Pois os ambientes confusos e demasiado agitados é complicado. O meu hj tb ficou sem choro e espreitou a mae ir embora nas calmas. Mas a propria Educadora diz que o grupo esta a adaptar-se muito bem e eu nao vejo nenhum menino assim problematico - por enquanto.
Enfim deixa lá pelo menos depois de la estar ela acaba por ficar bem. É so uma fase que lhe ha-de passar.

beijos grandes e...olha...muita calma.