sábado, 28 de abril de 2012

Espelho meu...

a partir de agora já consigo olhar no espelho e fazer um prognóstico de mim mm! lol.
O corpo humano é uma máquina incrivel, dps de 2 gravidezes seguidas, 3 anos e 8 meses a amamentar... não posso dizer que estou muito mal... Ainda me sinto em mutação... não me vejo com menos energia fisica, continuo com agilidade e força e sou versátil.
Fica sp bem, buscar os nossos aspetos positivos! Quando olhei para a minha barriga, pensei que seria complicado perder tanta pele... passados 19 meses está bem... tenho uma ligeira diastase mas já não se nota grande coisa. Dps do parto fiquei desiludida e triste com umas estrias que me apareceram na barriga. Hoje estão quase imperceptiveis, felizmente!
Luto para não perder peso, a magreza não me fica bem, o que quer dizer que tenho um metabolismo rápido e preciso não perder refeições e descansar para que consiga estabelizar o peso nos 50 kg (tarefa dificil).
No verão passado apareceu-me um acne horroroso que luto, precisamente desde que começei a tomar a pilula de amamentação, mantém-se o que me chateia. Para me sentir minimamente apresentável tenho que me pintar e camuflar, coisa que não fazia religiosamente... Não vale a pena em investir em grandes tt, porque já chegeui ao cumulo de fazer p exemplo uma limpeza de pele e 2 dias dps ter a cara minada outra vez....
Deixei de tomar medicação para a tiroide, dps de tantos anos, preciso ir ao médico e fazer análises e marcar consulta c um especialista...
Outra coisa que me intriga (não me tira noites de sono) é o peito. Estou a fazer o desmame noturno da Eva, sobretudo porque não aguento com as dores ou o desconforto que tenho, a miuda simplesmente trinca o mamilo. Fico com as aureolas marcadas dos dentes e por vezes penso que vou ficar com os bicos defeituosos, lol! Acredito que dadas as circunstancias o meu peito não esteja tão mau assim (espera para ver como fica qdo a miuda desmamar de vez), tenho o musculo mamário denso e só de pensar empenho-me (não tanto como deveria) nos exercicios de musculação localizada para este grupo muscular.
Ainda assim, quando me olho no espelho, embora saiba que temos que nos adaptar ÁS circunstâncias, e tirar as elações positivas das coisas (não mudava uma virgula do que tenho feito até hoje) sinto que este peito não encaixa no meu corpo: Mirrou, estou sem peito nenhum... um pouco descaido e pequeno. Volta e meia ponho-me a pensar na correcção mamária: um assunto que vou pesquisar e amadurecer. Não tenho pretensões de aumentar as mamas, simplesmente com calma, e a seu tempo vou agarrar-me a um plano de treino rigoroso para a zona do peitoral, se a coisa não melhorar, vou ter que chantagear o meu marido. Em época de crise, as mamas esperam! Põe-SE um soutien xpto daqueles giros todos almofadados mas que eu n posso usar por estar a amamentar (não dão jeito).
Algum dia, compro umas mamas novas e jogo as minhas fora! lol.
DE resto, tudo a seu tempo retoma...hoje falo de mim apenas!
bom domingo

sexta-feira, 27 de abril de 2012

dar e gerir... atenção

e amor.... A minha caçula não é uma criança de mtas birras, porém o cansaço é algo q a desestruRA completamente. Mto sensivel e complexa, capta tudo.. pequenas situaÇões q aos mais distraidos passa despercebida pode provocar nela um turbilhão de emoções... Já conheço aquele lábio mordido de contenção. Faz-se forte sobretudo com o pai, comigo desmancha-se sp foi esse mais o meu papel.
Ultimamente anda muito pegada ao pai. ENtendo, percebo, mas às vezes ela faz-me falta! E ás vezes tenho que me obrigar a parar e rever algumas atitudes... Ontem fui buscá-la à escolinha e as auxiliares dizem que só fala do pai.... digo prontamente que é a tal fase d eencantamento... tb sem desprimor para os restantes pais, o meu marido é um pai galinha! Sempre presente, sempre pronto para brincar sem deixar de disciplinar, um poço de paciencia.
Já eu levo o dia com a Eva que me suga completamente. frequentemente tenho dificuldades em gerir o trabalho quando está comigo e não tenho volta a dar, isto desgasta-me, extenua-me. è uma menina absorvente e muito teimosa e à medida que o tempo vai passando, a cansaço vai pesando, ao ponto de chegar ao final do dia e estar desejando deitá-las! Sim, deitá-las porque eu quase não passei tempo com a minha loirinha :( Está tão habituada que seja o pai a deitá-la, antes ia dar-lhe uma massagem, cantar uma canção ou simplesmente dar-lhe um grande beijo de boa noite. Atualmente se me conseguir levantar da cama já é bom. Depois sinto falta de respirar, e se não tiver trabalho ao fim do dia, por x quero ir ao ginásio, mas dps chego a casa com um terrivel sentimento de vazio por não ter estado com a carmen.
Quando dou atenção exclusiva á mais velha, a outra deixa de fazer seja o que for e vem por-se no meio a fazer fitas de ciumes...
Ontem de manhã parecia uma desvairada implicativa e dps de meter a carmen na escola vim pelo caminho simplesmente a pensar que teria que dar a volta a isto. No final do dia, não fiz rigorosamente nada a não ser estar com elas. Participei nas brincadeiras a 100% já que a chegada a casa para mim é ir direto p cozinha fazer jantar e elas sabem disso... A carmen até tremelicava, super feliz... levei ambas para a cama, lavei a Carmen, enxotei a outra piolha para junto do pai, ia e vinha e no fim a minha Carmen estava super amorosa e meiguinha para a mãe!
Estas meninas são um poço inesgotável, qto mais têm mais querem... aliás como todos, mas estas são minhas e são ruidosas, reclamam e manifestam que algo precisa ser afinado.
Volto ao ponto de ter outra conversa com o meu marido que se dedica à Carmen com uma loucura tal, e embora esteja com a pequena temos de alternar papeis para isto ficar mais equilibrado.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quem não se lembra?

dos bichos da seda? caixas de sapatos, folhas de amoreira e muitos bichos... machos de riscas, fémeas branquinhas...
pois é... e por cá bateram-me à porta mais cedo do que eu imaginava... a prima que tem 6 anos apareceu com os ditos e ofereceu um casal à prima Carmen que acha mta piada e cuida deles...
A diferença é que antigamente era fácil arranjar as benditas folhas para os bichos... hoje em dia é um quebra-cabeças... Vamos a uma árvore já mais morta que viva que coitadinha apenas tem umas folhinhas em miniatura... mais uma dor de cabeça para mim... arranjar comida (digamos outra arvore) para alimentar este par...

de resto, ando cansada. preciso de férias... mas daquelas de me estender ao sol com comida à farta, num hotel tipo 5 estrelas!!! Mas a familia aumentou, as passagens aéreas estão carissimas, o pai só pode viajar nas alturas em que se paga mto mais e estamos em época de contenção...
Resta-me pedir que o tempo dê tréguas, ue aparece um sol bom e páre este vento horroroso para ver se conseguia ir passar um fim de semana prolongado na ilha...

bjos nosos

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Há que séculos

não vinha a este cantinho.. não tem sido fácil conseguir vir á net com mais tempo. No trabalho tenho estado longe do pc ou com a Eva. Em casa, ultimamente vou deitar a pequena Eva, que continua na fase cola e sp que sente a minha intenção de sair da cama esperneia em sofrimento tal que acabo por ir ficando... como ando cansada muitas x adormeço e nem dou por isso.
Por aqui as coisas mantém-se. Vão fluindo de acordo com as nossas obrigações, horários e tempos livres. Temos priviligiado os passeios e os piqueniques e é tão bom vê-las de olhos brilhantes e sorrisos rasgados!
A carmen ultimamente só tem olhos para o pai...e por vezes reage agressivamente qdo é frustrada. Esta situação acontece só em casa já que na escola 2.º consta é capaz de levar um empurrão e meter-se a chorar... Mas por cá anda com a mão leve, sobretudo se estiver cansada. Tem sido dificil manter uma disciplina positiva, condeno firmemente este comportamento mas sou incapaz de lhe levantar a mão. Já o pai que tb não é adepto da palmada, hoje passou-se e deu-lhe nas mãos, porque ela não parava de levantar a mão. Em resultado, a irmã agora tb qq coisa franze o sobrolho e faz o gesto de levantar a mão.
Birras e mais birras das duas. Chego ao final do dia cansada de tanta birra...
A juntar a isto o problema das mamadas da Eva mantém-se :( á medida que vai ganhando novos dentes a situação agrava-se e não há maneira de reverter esta tendencia que agora tem de me abocanhar a mama e prendê-la com os dentes. Resultado, fico com as mamas marcadas, não mama de jeito e eu acabo por lhe tirar a mama e dps há choro e filmes... ao ponto de hoje não tolerar sequer o contato dela na mama e me ter levantado para ir buscar um copo de leite que bebeu desenfreadamente...não queria que desmamasse desta maneira, mas tenho-me esforçado para que consiga fazer uma boa pega... ás x penso que sente a minha falta e esta é uma forma de demonstrar o que sente...mas isto acontece sistematicamente, pode melhorar um pouco para dps voltar tudo igual...não sei o que dizer, fazer... até aqui tenho deixado fluir, porém sinto que isto irá precipitar o seu desmame...
amanhá é outro dia
até breve

terça-feira, 17 de abril de 2012

Zona de conforto

Urgente localizar e trangredi-la!
Urgente agir! è URGENTE CRIAR criar metas e objetivos
Todos, mas em particular esta juventude.
Sem querendo generalizar, mas cada vez constato mais que são crianças assustadas, carentes, consumistas e insatisfeitas, Não lutam, simplesmente esperam que lhes apareca feito...
Embora mexer! Que se dê o exemplo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Inacreditável

desde que fiz o teste de intolerâncias alimentares que cortei com o leite de vaca, não pq seja intolerante (embora no meu caso se recomende uma grande redução), mas creio que é dispensável. Coincidência ou não, sinto a minha barriga mto mais lisa eo estomago menos dilatado, até a pele da barriga parece melhor!
Outro alimento que me recomendaram eliminar da minha dieta são as carnes vermelhas. Eu já quase não consumia, agora tenho evitado confeccionar cá para casa...
Hoje o jantar veio da minha mãe: esparguete à bolonhesa. É um prato que as miudas gostam e eu tb estava com fome e sem pachorra para me por a fazer mais comidas e então resolvi quebrar a restrição que me tinha feito e o resultado foi: uma bola no estômago! Senti logo o estómago mais inchado e ainda agora sinto dificuldade em digerir o jantar!
A algum tempo atrás estaria longe de atribuir esta indisposição a uma mera carne picada, mas o facto é que, deixando de consumir mm, voltar a ingeri-la fez-me automaticamente identificar a raiz do problema!
Parece que tenho banir a carne vermelha, afinal tb não faz falta.

Abril...

olá! os ventos não dão tréguas aqui nos meus Algarves. O sol espreita com esplendor, mas logo é abafado por alguma nuvem escura que me arrepia o corpo...
Não me apetece encasacar, apetece-me passear comigo própria.
Os passeios de fim de semana souberam a pouco. Junto ao mar era impossivel andar... As minhas filhas adoram a sua casinha e é bom vê-las crescer, partilhar e brincar... é tão bom e recompensador que no Sábado de manhã entreguei-me de corpo e alma às minhas pequenas e deixei o mundo lá fora. Não fui dançar, o meu alimento fisico, mas enchi a barriga de amor e afetos e que bem que soube.
Dps do almoço é dificil responder às necessidades desfasadas das 2, e a unica forma que temos para que descansem é sair de automóvel. O passeio sai condicionado ao campo, porque é o unico sitio em que podemos sair, esticar as pernas e estarmos descansados à distância de um olhar.
Mas também ando cansada deste destino pesado, onde escuto problemas e não descanso a alma e acabámos por seguir adiante. Parámos em Tavira e passeámos no shopping, visto que as opções eram escassas. Enfio a Eva no carro de passeio, e dorme o seu soninho e a Carmen segue alegre por escadas rolantes. Enfia-se no parque e brinca. Eu olho montras, entro e vejo coisas lindas, tudo de verão.... sandálias e roupa, tudo de verão... mas o tempo está frio e renuncio ao capricho consumista. Enquanto familias lancham no café, nós acampamos numas cadeiras e abrimos sacos do continente...lol. e assim se passa o SÀbado.
Domingo tb segue os mesmos passos. Aproveitamos a casa, brincamos com elas enquanto vamos arrumando aqui e acolá. Atiro-me ao meu ginásio e mexo o corpo, sinto-me melhor... Em vez de stressar com almoço, o pai sai e compra O Famoso frango assado e a carmen disputa por umas batatas fritas... sai dps passeio à baixa onde se devora uns gelados e parte-se agora sim, rumo ao campo! A Carmen já raramente dorme a sesta e a irmã se a sente quer brincar e não apaga.
E assim vivemos por aqui, tenho andado com menos disponibilidade para atualizar este meu cantinho e a cozinha ocupa-me mto tempo, para além de se manter a obcessão da pequena Eva a mim durante a noite... fase custa a passar... paciencia, tudo de compõe
desejos de boa semana

terça-feira, 10 de abril de 2012

Os teus 18 meses

olho para a minha "pretinha" e vejo-a a crescer dia após dia, a uma velocidade que me arrepia.
Tenho inclusive aquela sensação que a miuda está a "queimar" etapas, porque tem como referencia a irmã, e as suas brincadeiras são o faz-de-conta, ajudar-me a arrumar a louça, a brincar com a comida, pedir musicas para dançar, tratar dos bebes e ver os filmes da irmã.
É muito expressiva, entende tudo o que lhe dizemos e dirige-se a nós e à irmã com longas conversas, que não se percebem nada.
É muito amiga da irmã, e se a Carmen estiver em casa, o comportamento da pequena é completamente diferente, entretendo-se muito com a outra.
Ágil fisicamente, corre, pula, trepa e até dá cambalhotas em cima da cama, sim, cambalhotas e perfeitas, coisa que a carmen não consegue, embora tente.
EM termos de temperamento, tenho aqui uma menina com "pelo na venta". Muito muito diferente da Carmen, que sp foi sensivel, delicada e reativa. Esta leva tudo à frente e quer as coisas à maneira dela. Á mesa, come sozinha. Não permite que a alimentemos. Segura na colher e no garfo perfeitamente e vai comendo áté se cansar ou fartar. dps diz "já tá" e sai da cadeira e anda a trepar a minha cadeira ou a do pai para pedir mais alguma coisa.
No banho, é uma festa ou um filme de terror! Dá banho com a irmã, é água por todo o lado, embora por vezes ainda desconfie do chuveiro e mal o veja a funcionar, queira trepar a banheira borda fora. Detesta lavar os dentes, é sp uma carga de trabalhos e não vai com histórias, distracções, explicações: sabe que tem que lavar mas não gosta e a maioria das vezes tem de ser à força, porque senão não consigo.
Adora o pai, são muito cumplices os 3. Por vezes sinto-me excluida! lol... o pai está sp disposto para a brincadeira e tem sp mais paciencia, mas contra isso não posso lutar, estou em desvantagem, afinal o pai é o macho cá de casa e eu sou a rival.
A Eva é mais "dada" que a irmã era na sua idade, porém tb é esquiva e qdo o assunto não agrada enterra a cabeça no meu peito e adopta a imagem de marca: dedo indicador na boca e outra mão na cabeça parece que está cansada ou tem sono, mentira! Só quem a conhece...
Tal como a irmã, esta tb é minha assistente no trabalho. Há dias em que é complicado, mas não vale a pena pensar muito nisso, um dia de cada vez pra não stressar.
Continua a mamar, embora o problema da pega persista. Fiz uma retrospetiva para tentar analisar este problema e conversei sobre este assunto com pessoas entendidas na matéria, o que é sp muito bom, para eu tentar debruçar-me sobre todos os prismas.
De fato percebi o que era visivel, que embora esteja comigo a maior parte do dia, estava a sentir-se insegura, por eu ter mais trabalho e sentir talvez menos disponibilidade emocional para ela. Com persistencia, esforço-me para reconectar-me com ela, olhá-la no olho, abdicar do mundo e das exigencias para ficar com ela à noite o tempo que for preciso... e o resultado foi que a coisa melhorou: começou a deixar-me sair da cama novamente, com ela acordada, coisa impensável a algum tempo atrás, tal era a loucura que tinha...
mas agora está mto agressiva e não aceita facilmente ser frustrada! até parece estar a passar por aquela fase de rancor, e ontem por exemplo estava cansada mas não queria vestir o pijama, obrigou-me a ser mais autoritária e a vestir-lhe contra sua vontade... isto pq gerir as rotinas das 2 é complicado... enfim... ficou sentida e para melhorar o cenário, queixei-me qdo ela pegou na mama: a miuda ão teve com meias medidas e parecia que estava possuida, começou a querer "sacudir-me o pó", como a dizer que eu era má, e como tinha ali umas unhas pontiagudas, acabou poir me arranhar"... com calma e jeitinho, mas s saber mto bem como lidar com aquela birra pois isto é inedito, lá lhe coloquei ao colo para ver se naquela posição não me magoava o peito: abocanhou a mama e eu fui ajeitá-la, foi o que bastou para entrar noutro ataque de furia, largou a mama e não mamou... tive q sair do quArto e chamar o pai para ir ter com ela, porque começei a sentir-me passar com aquele cenário e fui ter com a outra, que aGUardava o pai e a história...
Quando me viu entrar no quarto, olhou-me do género: olá mãe que tás aqui a fazer? Já esta tão habituada a ser o pai a deitá-la que nem por nada queria que fosse eu a contar-lhe a história...
Desnorteada com a situação da pequena não tinha energia para tentar contrariar aquela reacção: mãe sofre!!! ahahahah. anda uma pessoa a criar filhos pra isto!!!! Disse logo ao meu marido: bom esta na hora de puder ir à discoteca, já não querem saber da mãe", e o marido todo inchado" isso é lixado mãe"....
Isto pra dizer que a forma que a pequena está a ter de lidar ocm as frustrações é através da força e de fazer mal, coisa que terei que inverter... continua nesta procura de confiança e segurança, pois se me vê desfocar a atenção dela para fazer algo, a miuda vira bicho ou não me larga, o q me dificulta a vida... esta noite, com jeitinho já não fez estas cenas com a mama, mas só se deixou dormir agarrada ao meu pescoço com a cara dela colada à minha.
De resto tudo bem, os dentes estão a romper, devagar... está a nascer-lhe o 7.º dente acho eu, já que ela não me deixa jogar os dedos, hj insisti e levei uma dentada que até vi estrelas...
e por cá andamos

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O que comemos

Farto-me de dizer por aqui que passo tempos infindáveis na cozinha. Preparar refeições é coisa que não me desagrada, gosto de fazê-lo. não fosse a obrigatoriedade da tarefa que a torna, por vezes chata e miserável.
Na minha cozinha todos ajudam... O pai grelha, ou põe a mesa, a carmen ajuda a arrumar a louça da máquina e a pequena Eva tb lhe segue as pegadas... Não gosto do resultado final, não gosto de esfregar tachos e por vezes incomoda-me ter sp o escorredor com louça. mas tudo isto supera a minha aversão a comida industrializada. Sinceramente é melhor não pensar muito neste tema, porque afinal, o que é seguro comer? Qtos aditivos quimicos leva aquilo que nos chega à mesa? Já sem falar nos agrotóxicos nos legumes... e até o pão...
Não me admira nada qdo surgem patologias graves ou ligeiras em estratos de população cada evz mais jovem...Preocupa-me... e muito.
Já estive mais longe de criar uma pequena horta no meu terraço! E o tempo para? Os produtos biológicos são caros e não se encontram em todo o lado. Até nos mercados tipicos, vemos as caixas de frutas e verduras que vêem daqui e dali...
Até o meu sogro que tem uma pequena horta para se entreter, no outro dia, apercebeu-se que tinha um bicho qq nas couves e toca de pulverizar aquilo tudo com Raid! sim...fiquei estupefacta.
Não me admira nada que os pequenos produtores tb o façam, para não perderem as suas culturas, que usem pesticidas e inseticidas!!!!
Por tudo isto, e porque nós precisamos de comer para sobreviver, não podemos evitar esta exposição aos alimentos que consumimos, mas... podemos de alguma forma riscar da nossa lista de compras muitos produtos.
Para além de que, a cozinha para mim é um local de partilha, de encontro e de familia, tento sp reunir todos à mesa, convidar as minhas filhas a conhecerem os aromas e paladares que as rodeiam e por isso, as incluo sempre que consigo... ajudam-me e eu tenho oportunidade de estar com elas, porque as miudas já sabem que a mãe está a fazer o jantar, ou o almoço... Venham as raspinhas de cenoura para a ratinha, a vassoura para varrer algo que cai, ou para fazer alguma asneirada.
Sempre que posso, porque tb é uma questõa de prioridades, sou eu que faço o pão cá para casa, faço os bolos e as refeições. Faço iogurtes e leite, e muito sumo de fruta e batidos.
Pena o meu marido por vezes não ter essa consciencia e por achar graça ao "docinho", ao leite de pacote achocolatado ou de aromas, ao suissinho e ao ovo kinder... as minhas filhas são gulosas, não comem muito, estou sp a proibir a entrada de sumos de pacote e nectares e todos estes caprichos superfulos, porque dps, torcem o nariz qdo é para beber o sumo de fruta natural (s adição de açucar) ou os iogurtes caseiros, ou o leite de soja...
enfim, reflita-se sobre este assunto, por nós, pela nossa familia, mas sobretudo pelos nossos filhos
boa pascoa!

domingo, 1 de abril de 2012

A minha força maior



São estes tesouros!

A minha inspiração, a minha alegria, a minha energia...

Estão entranhadas em mim e não vivo sem elas, um segundo! Quanto mais tempo passo com elas, mais quero passar...

Adoro-vos!