terça-feira, 10 de abril de 2012

Os teus 18 meses

olho para a minha "pretinha" e vejo-a a crescer dia após dia, a uma velocidade que me arrepia.
Tenho inclusive aquela sensação que a miuda está a "queimar" etapas, porque tem como referencia a irmã, e as suas brincadeiras são o faz-de-conta, ajudar-me a arrumar a louça, a brincar com a comida, pedir musicas para dançar, tratar dos bebes e ver os filmes da irmã.
É muito expressiva, entende tudo o que lhe dizemos e dirige-se a nós e à irmã com longas conversas, que não se percebem nada.
É muito amiga da irmã, e se a Carmen estiver em casa, o comportamento da pequena é completamente diferente, entretendo-se muito com a outra.
Ágil fisicamente, corre, pula, trepa e até dá cambalhotas em cima da cama, sim, cambalhotas e perfeitas, coisa que a carmen não consegue, embora tente.
EM termos de temperamento, tenho aqui uma menina com "pelo na venta". Muito muito diferente da Carmen, que sp foi sensivel, delicada e reativa. Esta leva tudo à frente e quer as coisas à maneira dela. Á mesa, come sozinha. Não permite que a alimentemos. Segura na colher e no garfo perfeitamente e vai comendo áté se cansar ou fartar. dps diz "já tá" e sai da cadeira e anda a trepar a minha cadeira ou a do pai para pedir mais alguma coisa.
No banho, é uma festa ou um filme de terror! Dá banho com a irmã, é água por todo o lado, embora por vezes ainda desconfie do chuveiro e mal o veja a funcionar, queira trepar a banheira borda fora. Detesta lavar os dentes, é sp uma carga de trabalhos e não vai com histórias, distracções, explicações: sabe que tem que lavar mas não gosta e a maioria das vezes tem de ser à força, porque senão não consigo.
Adora o pai, são muito cumplices os 3. Por vezes sinto-me excluida! lol... o pai está sp disposto para a brincadeira e tem sp mais paciencia, mas contra isso não posso lutar, estou em desvantagem, afinal o pai é o macho cá de casa e eu sou a rival.
A Eva é mais "dada" que a irmã era na sua idade, porém tb é esquiva e qdo o assunto não agrada enterra a cabeça no meu peito e adopta a imagem de marca: dedo indicador na boca e outra mão na cabeça parece que está cansada ou tem sono, mentira! Só quem a conhece...
Tal como a irmã, esta tb é minha assistente no trabalho. Há dias em que é complicado, mas não vale a pena pensar muito nisso, um dia de cada vez pra não stressar.
Continua a mamar, embora o problema da pega persista. Fiz uma retrospetiva para tentar analisar este problema e conversei sobre este assunto com pessoas entendidas na matéria, o que é sp muito bom, para eu tentar debruçar-me sobre todos os prismas.
De fato percebi o que era visivel, que embora esteja comigo a maior parte do dia, estava a sentir-se insegura, por eu ter mais trabalho e sentir talvez menos disponibilidade emocional para ela. Com persistencia, esforço-me para reconectar-me com ela, olhá-la no olho, abdicar do mundo e das exigencias para ficar com ela à noite o tempo que for preciso... e o resultado foi que a coisa melhorou: começou a deixar-me sair da cama novamente, com ela acordada, coisa impensável a algum tempo atrás, tal era a loucura que tinha...
mas agora está mto agressiva e não aceita facilmente ser frustrada! até parece estar a passar por aquela fase de rancor, e ontem por exemplo estava cansada mas não queria vestir o pijama, obrigou-me a ser mais autoritária e a vestir-lhe contra sua vontade... isto pq gerir as rotinas das 2 é complicado... enfim... ficou sentida e para melhorar o cenário, queixei-me qdo ela pegou na mama: a miuda ão teve com meias medidas e parecia que estava possuida, começou a querer "sacudir-me o pó", como a dizer que eu era má, e como tinha ali umas unhas pontiagudas, acabou poir me arranhar"... com calma e jeitinho, mas s saber mto bem como lidar com aquela birra pois isto é inedito, lá lhe coloquei ao colo para ver se naquela posição não me magoava o peito: abocanhou a mama e eu fui ajeitá-la, foi o que bastou para entrar noutro ataque de furia, largou a mama e não mamou... tive q sair do quArto e chamar o pai para ir ter com ela, porque começei a sentir-me passar com aquele cenário e fui ter com a outra, que aGUardava o pai e a história...
Quando me viu entrar no quarto, olhou-me do género: olá mãe que tás aqui a fazer? Já esta tão habituada a ser o pai a deitá-la que nem por nada queria que fosse eu a contar-lhe a história...
Desnorteada com a situação da pequena não tinha energia para tentar contrariar aquela reacção: mãe sofre!!! ahahahah. anda uma pessoa a criar filhos pra isto!!!! Disse logo ao meu marido: bom esta na hora de puder ir à discoteca, já não querem saber da mãe", e o marido todo inchado" isso é lixado mãe"....
Isto pra dizer que a forma que a pequena está a ter de lidar ocm as frustrações é através da força e de fazer mal, coisa que terei que inverter... continua nesta procura de confiança e segurança, pois se me vê desfocar a atenção dela para fazer algo, a miuda vira bicho ou não me larga, o q me dificulta a vida... esta noite, com jeitinho já não fez estas cenas com a mama, mas só se deixou dormir agarrada ao meu pescoço com a cara dela colada à minha.
De resto tudo bem, os dentes estão a romper, devagar... está a nascer-lhe o 7.º dente acho eu, já que ela não me deixa jogar os dedos, hj insisti e levei uma dentada que até vi estrelas...
e por cá andamos

2 comentários:

Dina disse...

Parabens Evita. Ja vejo que tens ai uma menina cheia de genica.ahaha.
O meu filhote agora temos de ser os dois a deitá-lo. Bebe o leite na cama...leva imenso tempo...olha pra mim depois pro pai, beberica, ri-se todo feliz ....enfim somos os espectadores dele. Depois la fica as vezes com o pai outras com a mãe pra historia.
beijocas ás princesas

Luna disse...

Eu aprendi com erros do 1, felizmente são muito diferentes ela sempre foi docil apesar ser mais espevitada e esperta do que ele,sempre adormeceu sozinha felizmente s ele até certa idade tinhamos ser nos adormece-o ele sempre lutou contra o sono.