quinta-feira, 5 de abril de 2012

O que comemos

Farto-me de dizer por aqui que passo tempos infindáveis na cozinha. Preparar refeições é coisa que não me desagrada, gosto de fazê-lo. não fosse a obrigatoriedade da tarefa que a torna, por vezes chata e miserável.
Na minha cozinha todos ajudam... O pai grelha, ou põe a mesa, a carmen ajuda a arrumar a louça da máquina e a pequena Eva tb lhe segue as pegadas... Não gosto do resultado final, não gosto de esfregar tachos e por vezes incomoda-me ter sp o escorredor com louça. mas tudo isto supera a minha aversão a comida industrializada. Sinceramente é melhor não pensar muito neste tema, porque afinal, o que é seguro comer? Qtos aditivos quimicos leva aquilo que nos chega à mesa? Já sem falar nos agrotóxicos nos legumes... e até o pão...
Não me admira nada qdo surgem patologias graves ou ligeiras em estratos de população cada evz mais jovem...Preocupa-me... e muito.
Já estive mais longe de criar uma pequena horta no meu terraço! E o tempo para? Os produtos biológicos são caros e não se encontram em todo o lado. Até nos mercados tipicos, vemos as caixas de frutas e verduras que vêem daqui e dali...
Até o meu sogro que tem uma pequena horta para se entreter, no outro dia, apercebeu-se que tinha um bicho qq nas couves e toca de pulverizar aquilo tudo com Raid! sim...fiquei estupefacta.
Não me admira nada que os pequenos produtores tb o façam, para não perderem as suas culturas, que usem pesticidas e inseticidas!!!!
Por tudo isto, e porque nós precisamos de comer para sobreviver, não podemos evitar esta exposição aos alimentos que consumimos, mas... podemos de alguma forma riscar da nossa lista de compras muitos produtos.
Para além de que, a cozinha para mim é um local de partilha, de encontro e de familia, tento sp reunir todos à mesa, convidar as minhas filhas a conhecerem os aromas e paladares que as rodeiam e por isso, as incluo sempre que consigo... ajudam-me e eu tenho oportunidade de estar com elas, porque as miudas já sabem que a mãe está a fazer o jantar, ou o almoço... Venham as raspinhas de cenoura para a ratinha, a vassoura para varrer algo que cai, ou para fazer alguma asneirada.
Sempre que posso, porque tb é uma questõa de prioridades, sou eu que faço o pão cá para casa, faço os bolos e as refeições. Faço iogurtes e leite, e muito sumo de fruta e batidos.
Pena o meu marido por vezes não ter essa consciencia e por achar graça ao "docinho", ao leite de pacote achocolatado ou de aromas, ao suissinho e ao ovo kinder... as minhas filhas são gulosas, não comem muito, estou sp a proibir a entrada de sumos de pacote e nectares e todos estes caprichos superfulos, porque dps, torcem o nariz qdo é para beber o sumo de fruta natural (s adição de açucar) ou os iogurtes caseiros, ou o leite de soja...
enfim, reflita-se sobre este assunto, por nós, pela nossa familia, mas sobretudo pelos nossos filhos
boa pascoa!

1 comentário:

Dina disse...

por cá tb tento afasta-los dos doces - eu nao compro mas oferecem-lhe.
Mas o que mais come sao bolachas maria. Imagina que os chocolates que lhe ofereceram no natal ainda andavem por la. E sumos um pacotinho pequeno, pode dar pra quatro dias. ele é mais agua. achocolatados de pacote nao gosta. E leite com nesquik tem de ser pouquinho e poucas vezes bebe. Mas desviá-lo das bolchas e das bolinhas salgadas (umas bolinhas de milho) isso é tarefa.
E ca por casa quem ajuda mais é mesmo o alexandre. O pai agora ja vai intervindo mais pela mão do filho. ahaha.
beijos grandes