terça-feira, 25 de setembro de 2012

A minha Carmen

é de uma sensibilidade extrema... de uma memória de elefante...
os 4 anos têm trazido oscilações de comportamentos e atitudes. Ela esperou e ansiou para que estes chegassem e cresceu... de aspeto e de emoções.
Aquela menina frágil, de olho azul enorme... de ar delicado que apetecia apertar e proteger tem-se transformado dia após dia. Acanhada e medrosa, sempre à espera daquele incentivo que muitas vezes só nós o conseguiamos dar, foi vencendo os seus receios e desafiando as suas fragilidades.
Fixou-se na Pipi das meias altas, e com as suas aventuras ficou sem duvida mais destemida, mais ágil e corajosa. E nós que pensavamos que a Carmen seria uma menina "atada" com medo de subir um escorrega ou manter-se sozinha num insuflável... Sempre com o nosso olhar atento, passou os seus 3 anos numa sala diferente, com mais meninos e menos atenção. Passou sempre a imagem de menina perfeita, onde não se podia apontar falhas, que nunca tinha ido para o castigo. Aprendeu a "partilhar" com a irmã, mas também era em casa que descarregava as suas tensões e "agressividade". Passou 2 meses de férias, é uma menina de sorte... Regalou-se com passeios, praia e piscina.
É uma menina complexa, com necessidade de uma atenção especial, tendo subjacente um fundo de poder. Geralmente todas as poucas birras que faz devem-se a isso mesmo: atenção e poder.
Por vezes tenho receio que se sinta incompreendida e injustiçada pela vida, pelas relações e pelas pessoas.
Quando a observo percebo pelos gestos e linguagem corporal que os gestos nem sempre correspondem às mensagens que deixa passar.
Este novo ano letivo começou bem. A presença da irmã, a constancia do espaço e pessoas ajudou sem duvida. Mas com estas mudanças a carmen tem-se ressentido. Muitos meninos, um grupo de crianças mais velhas e uma educadora grávida e pouco reativa. Ora, tenho notado que se sente carente de atenção e afeto... sinto que tem dispendido muita energia para conseguir ser aceite no grupo dos mais velhos e que estes, não "deixam" os mais pequenos penetrar... Constato que por estes e outros motivos não consegue impor aquele espirito de liderança que a caracteriza e sinto que está demasiado contida. Muitas fichas, muita preparação para a alfabetização, pouco espaço para a fantasia e criatividade. Surgem os 1ºs sinais de desagrado e frustração... Pela 1ª x mordeu a uma menina... Ontem a 1ª coisa que me disse qdo a fui buscar foi que tinha feito um disparate na aula de música. Ficou tão sentida com o professor que me partiu o coração. Depois sentindo-se injusticada não sabe lidar com este sentimento que a consome... enquanto que para uns é do género soma e segue, para a carmen é um conflito interno que precisa ser elaborado e ventilado... Contou-me de regresso que o prof a colocou de castigo, agarrou-a pelo braço (1ª x num castigo) porque estavam no polivalente e que ela e mais uns quantos estavam todos divertidos a correr no salão com as maracas, e ela não entende! Porque na cabeçinha dela não estava a fazer mal, que estavam todos felizes a divertirem-se. Expliquei-lhe a posição do professor, mas senti que ela precisava desabafar... e judiou, praguejou o professor e por fim chorou... chorou agarrada a mim, quando chegou a casa foi para a cama e agarrou-se a mim... até a mama abocanhou... esta noite chamou por mim para me deitar com ela...
precisa de se sentir amada e protegida a minha menina...
esta manhã não queria ir à escola. Levantou-se mais cedo e disse ao pai: Lembras-te quando levavas a carmen enroladinha numa manta a ver os desenhos animados?"... claro que esta situação que foge da rotina desestruturou logo a sequencia do dia-a-dia e face à sua resistência já me estava a ver chatear, por causa da irmã, e por causa dos horários...
Distanciando-me sinto que é uma fase de maturação emocional, mas por outro lado instintivamente tenho receio, tenho receio que ela não consiga lidar com as criticas e que reaja desta forma às frustrações que se lhe passam....
Ainda agora o ano começou e já a vejo cansada da escola. E brincar? ainda estava a pensar colocar-lhe numa actividade extra, pois a miuda adora a ginástica e anda na fase da "lazy town", mas dadas as circunstancias, acho que chega de actividades dirigidas, ela precisa espaço e tempo para brincar e estar connosco,

1 comentário:

Dina disse...

Oh tadinha da carmem, ta carente. Ai ai ás vezes exigem demais dos miudos e não os deixam ser crianças. Sim acho que fazes bem em nao lhe arranjar + actividades extra - ela precisa e de liberdade e atenção de mãe e pai.
Beijocas nossas -
É so mais uma fase...mãe sofre!!!