sábado, 14 de janeiro de 2012

A minha Eva

não tarda está com 16 meses! O tempo foge.
Já há mto tempo que não posto sobre o desenvolvimento das minhas crias.
A minha Eva está um doce, é magra e pequena e por isso as pessoas qdo a vêem a correr tudo acham mta graça, pois pensam que é mais nova.

O sono:
continua no nosso quarto, dorme connosco 70% do tempo! lol. Continuo a adormecê-la à mama, pois não me tem feito diferença. Lembro-me que nesta altura estava a começar a pensar no desmame noturno da Carmen, pois estava grávida e ela tinha uma grande associação entre mamar e adormecer. Esta já vai igual. Antes ainda era capaz de adormecer sem mim, agora luta contra o sono. Fica as 1ªas horas da noite na minha cama. Qdo me vou deitar passo-a para a sua caminha. Ao meio da noite ou qdo quer, rebola e vem ter comigo ;) adora dormir em cima do meu travesseiro ou com as pernas enroscadas nas minhas! Dorme relativamente bem, e é bem diferente da irmã, acorda a horas decentes, não fosse sentir a minha ausência, acho que ficava mais tempo. Qdo acordaé mto simpática, rebola para cima de mim, faz-me carinhas e é capaz de ficar ali a se esfregar ou a puxar o sono enquanto eu ainda esotu em transe.
As sestas normalmente dorme a seguir ao almoço. Como vai cmg p o trabalho, p x adormece antes do almoço e nesses dias sinto que já não almoça convenientemente. Mas para uma bebe aguenta-se muito bem, embora cansada não faz (p enquanto) aquelas birras de sono parvinhas, fica mais cola, mas de resto, impecável!

Alimentação
Muito melhor agora, mas a pequena Eva é muito instável no plano alimentar. Mama com frequencia, embora tente no momento previligiar o lanche, coisa q não fazia. Como disse, o sono interfere com o q come e qdo come e portanto é uma chatice qdo não consigo dar-lhe o almoço antes de apagar. Levou mto tempo sem comer quase nada, umas x recusa a sopa, outras o 2. prato e agora está na fase em que come razoavelmento prato e a sopa e dps já não quer fruta.
è uma gulosa de 1ª e p x apanho a Carmen a dar-lhe um pc de rebuçado ou por-lhe umas migalhas de algum bolo que faço na boca, ela delira, arregala o olho e faz birras de meia noite qdo não apanha o que quer! Já nos guia até ao pote dos rebuçados que a irmã tem, daqueles s acuçar (tretas do meu marido q é um guloso de 1ª e dá-lhe mta graça "molhar o bico "das miudas).
Se antes colocava a comida à frente, e ela ia apanhando com as mãos, e só assim comia, agora quer por força usar os talheres. há sp mto para limpar dps das refeições.

Doenças
Volta e meia um pingo no nariz ou uma tosse. Até ao momento ainda não adoeceu de verdade, felizmente

Dentes
Continua com 4 dentes: 2 em baixo e 2 em cima

Marcha autónoma
Já há mto tempo que corria a casa toda, ora a gatinhar, ora agarrada ás coisas, ou ainda a andar, dando uns passitos, mas só no dia 9 Dezembro é que começou a andar literalmente.
Tem as pernas bem arqueadas (lol), anda com mta segurança, corre, trepa e é destemida.

Fala
Fala espanhol, vira-se para a irmã ou para nós e tem grandes conversas, não se percebe é nada do que diz. Não diz mtas palavras ainda; mama, papá, pâ (pão) ahhhh (água) e pc mais. é mto expressiva, imita os sons do cão, do gato, do passaro, do macaco, do cavalo, da cobra (...) e compreende tudo. Consegue receber instrucções simples e cumpri-las.

Temperamento
Se a Carmen é sensivel e reflexiva, esta é perspicaz e pragmática. Muito comunicativa, mostra timidez no 1-º contato mas rapidamente começa a sentir à vontade para rondar a pessoa, manda beijinhos e abraços e é capaz de ir ao colo, coisa impensável para a Carmen.
É capaz de me fazer adeus, se o assunto lhe agradar e acho que não se importaria se eu fosse embora. Independente, se lhe deixo num espaço aberto, vai sp andando sem olhar para trás e numa rapidez tal que tenho que correr p x para a agarrar.
Manifesta o seu desagrado com birras persistentes, de se querer jogar ao chão e bater os pés. Não desiste qdo quer alguma coisa. Adora livros, vai buscar um de cada vez e senta-se onde nós estivermos, para que lhe falemos do livro. Se estiver bem disposta é capaz de ficar a brincar, explora os brinquedos e tem uma grande facilidade em aprender como se faz. Noto uma grande diferença em relação à irmã no mm periodo: ela é capaz de dar colo a um bebe, fazer que penteia, falar ao telemóvel, aliás mexe no meu melhor que eu pp! Mexe as comidas, dá a provar e prova... identifica os objectos, segura nas canetas e faz garatujas. Adora comandos, fica fixada nas musicas da irmã, que dança. No pc é capaz de fazer os gestos das musicas enquanto dança: mexe o rabo, os ombros e dá voltinhas sobre si mm!Agora aprendeu a fazer olhinhos, só apetece é estrafegá-la. Tudo o que vê a irmã fazer imita com grande facilidade.
São mto cumplices. Podem desconfiar uma da outra, mas dps é tão saboroso vê-las aos gritinhos, aos ginchos e tudo mais!
Ao contrário da irmã, não quer nada nos cabelos, ganchos joga tudo fora, gorros não quer--- enfim
é a nossa moreninha linda que veio completar a nossa familia.
Se vale a pena?
Todos os segundos da minha existência!
bj

1 comentário:

Dina disse...

Que lindo amiga e que bem que esta a Eva. Ha que aproveitar bem essas coisinhas que eles crescem tão rapido.

Beijocas ás meninas lindas