segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As 2ªs feiras

são terriveis para mim! ando com menos paciencia, ou disponibilidade ou porque não consigo controlar determinados comportamentos automáticos... sinto-me furiosa, comigo própria, por me faltar racionalidade e sangue frio para contornar situações recorrentes.
Ora começemos pelo fim de semana: fluiu bem, Sábado fui dançar e dps qdo chego a casa perto do meio dia é que são elas, pois é a hora chata do almoço, dos sonos e das birrinhas. Tudo tratado a voar e sai-se rapidamente de casa para ver se a pequena dorme a sua sesta e a outra também desliga a pilha. Como alternativa vamos ao campo porque podem ficar no carro a dormir e nós estamos descansados. A Carmen não foi nessa: correu, andou, fomos passear pelo mato e aproveitámos os ultimos raios de sol na praia. Como era d eprever, chegou a casa numa espiral de cansaço, e parvoice porque o meu marido não insistiu e ela não dormiu! grrrrrrrrrrrrr. Dps é tudo feito com dificuldade, o jantar é feito a correr, já não há descanso com a pequena, pois começa a meter-se com ela e é uma festa. Com isto tudo finalmente adormece, meia hora mais cedo. Eu vageui um pc na net e deito-me com uma ligeira dor de cabeça. Pouco dps transforma-se numa terrivel enxaqueca e tenho que dormir sentada, na expetativa que os comprimidos façam efeito.
DOmingo fico em casa. A minha irmã tinha prometido uma volta no seu "calhambeque" e a Carmen estava delirante. Sp o mm problema com as sestas, sp.... Dormiu meia hora, começou a tossir e pouco depois já lanchava à espera que a tia chegasse.
Podem não acreditar, mas foi a 1ª vez que saiu SOZINHA com alguém! Eu não estava descansada e de meia em meia hora ligava a ver como estavam as coisas e ela toda feliz da vida.
Chegou já era noite, feliz e contente.
Teve um inicio de madrugada cheia de tosse e a sorte foi que quando fui deitar a pequena adormeci e portanto já tinha descansado um bocado qdo começei nas viagens entre o meu e o quarto dela.
Segunda-feira é dia de s. trabalhar! E aqui começa o filme de sp. Todos os dias é o mesmo filme, mas os desenvolvimentos são diferentes de acordo com a minha paciencia: todo o dia não quer ir, todo o dia acaba por se despachar contrariada, a fugir de mim, a não querer se despachar: há sp tempo pra mais qq coisa. Com ela não se pode vacilar.
Hj passei-me e pus-me aos gritos, não com ela, mas a gritar com a vida assim para o ar, o meu marido vai por trás a dizer que já chega e eu a dizer que não aprendo e que tenho que sair de casa, e que se amanhem, que tenho que trabalhar... blá blá blá... Pego na pequena e vou esperar no carro. Deixam-me junto à clinica, digo-lhe adeus e vou.... nem me reconheço. Continuo irritada. A situação é recorrente e há dias que não tenho o controlo suficiente para contornar a situação de forma adequada.

Dps na escola, dizem-me que ela é lenta, que está mole. Eu já meio "passada" com a Educadora, que me parece sp superficial e não fundamenta os comentários que faz.
Ora, cada um tem o seu ritmo, e não se espera que no Jardim-de-Infância andem em regimento. Compreendo que tenha uma sala animalesca, miudos que trepam, sobem, partem, gritam...
eu sei que a Carmen é uma menina calma, que detesta confusão e que se foca muito nas coisas que faz, e portanto qdo me diz que tem uma costela alentejana, vou no dia seguinte tentar perceber ao que se refere: enfim... diz-me que ela está bem cognitivamente, mas que é a ultima a ir para o comboio, ou leva tempo a comer: ahhhhh bom, assim já fico mais descansada!
Se eu tivesse na pele dela, tb não queria ir para a sala, com aquele grupo de meninos, mas enfim... eu não lhe transmito isso e sei que é só o 1.º impacto e dps ela se diverte e está bem.
Obviamente com 25 miudos, é complicado, mto complicado, sendo que 2 dos quais tem NEE.
Viva a selva da vida...
Hoje não estou nos meus dias, decididamente

1 comentário:

Dina disse...

oh segunda feira é dia tramado mesmo amiga. Eu por acaso nao me queixo muito dessas birras de manha, elas são mais ao fim do dia. Mas tambem tenho dias em que me descontrolo e recalmo com todos pra depois ouviro do ALex "Não grita mãe" ou "não zanga mãe" e ai caio em mim "bom se calhar estou a exagerar" .
Enfim são dias que passam. Beijocas e respira fundo - o dia há-de passar como todos os outros