quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A minha Carmen

a minha loira, que 2.º a pediatra ia ter metro e meio está no P75 de comprimento: esbelta e comprida.
Este periodo de doença fez com que emagrecesse, mas já está a recuperar o rabinho espetado que tão bem fica nos leggings e cª.
Com 3 anos e (quase) 4 meses, a minha Carmen continua a adorar as minhas mamas! Todo o santo dia quando se deita, diz que qdo o sol nascer vai mamar as maminhas da mãe... mas dps esquece-se, tadinha! Continua a mamar, esporadicamente... eu não nego, como é obvio. Mtas vezes procura a mama quando passa mais tempo longe de mim, ou qdo vê a irmã nas mamas e dá-lhe saudades. Adoptámos desde há mto a técnica de contar até 10 e ela respeita. Chega o 10 e larga a mama. Aliás a contagem cá em casa tem um efeito mto poderoso ;)
Mto vaidosa: de manhã pergunto-lhe: "queres vestir uma roupa bonita ou uma roupa maravilhosa?" _ " Maravilhosa mãe!"!!! Auto-estima parece não lhe faltar.
É uma menina obediente e muito muito sensivel. Mto inteligente emocionalmente: ela é capaz de captar tudo à sua volta e ela propria pergunta: tás nervosa mãe? "A carmen tá triste" " A mana é o meu amor". Não gosta de confusão e procura estar sossegada a brincar com os brinquedos que selecciona... Na escola muitas vezes dizem-me que ela parece mole e afastada do grupo: acontece que o grupo é maioritariamente masculino, barulhento e destruidor... Compreendo que lhe meta alguma confusão o ambiente escolar. Porém come e dorme bem.
Expressa-se com fluidez, mantem um discurso coerente e articulado e é muito criativa. Recorre bastante à fantasia, inventa histórias, quer saber o porquê do porquê de tudo e, se lhe explicarmos as coisas, é uma menina que não faz grandes birras.
Não é de muito alimento, como se costuma dizer: torce sp o nariz para comer a sopa e é uma enjoadinha para comer verduras e vegetais. Oferecam-lhe leite e iogurtes o dia todo que ela não se fartaria... eu respeito... lema é oferecer.
É mais introvertida que a irmã e por vezes a 1ª abordagem aos adultos não é a melhor: é esquiva e se se metem com ela ou insistem é capaz de levantar a mão ou o pé ou dizer que não gosta dessa pessoa. Esta situação juntamente com as reacções agressivas na disputa de brinquedos com a irmã são os cenários que tenho que me deter com ela, dando-lhe orientação para que com o tempo, reaja de outra forma.
Neste aspecto social já está bem melhor, embora seja uma menina "complexa", ela parece fazer um "scan" daquela pessoa e saber se ela é merecedora da sua atenção e, por vezes, essa mensagem é tão codifiada, que as pessoas não compreendem e não sabem mto bem como reagir/lidar com ela. Já é capaz de brincar com os primos e se desprender mais de nós.
É muito cumplice com a irmã, brincam, riem, gritam... dão vida à minha casa.
Continua muito organizada e meticulosa, gosta de ter as suas coisas em ordem e é responsável por arrumar a "area" dos brinquedos, que faz com satisfação. É uma mãe extremosa, dá colo, mama, muda fraldas, passeia com os bebes, embora já não o faça tão repetidamente.
As brincadeiras vão variando de acordo com a sua disposição: Há dias em que quer desenhar, colorir, outros que fica cega pelos puzzles, ainda outros que liga a música e quer dançar, ou outras que pega no microfone e grava-se a cantar ...)
Ultimamente tem revelado mais interesse em ajudar-me na cozinha. Meto-lhe em cima da cadeira e vai jogando os ingredientes para dentro da panela ou da bimby, gosta tanto que até lhe dá "iras".
Tem bacios espalhados pela casa toda, por vezes molha as cuecas e já lhe digo que algum dia lhe ponho penso diário, pois há sp coisas mais importantes a fazer do que ir fazer xixi e dou p ela a encolher-se toda e tenho ser eu a fazer-lhe lembrar do xixi.
De rituais, as rotinas têm que ser sequenciais, tem uma memória de elefante e por vezes as birras surgem porque falhou alguma coisa e dps fica sentida e não fala, mete-se a choramingar...
O pai é quem lhe deita, eu vou dar-lhe um beijinho de boa noite e por vezes fico com ela. Tenho que lhe dizer todas as noites que a adoro daqui até ao céu, mas está tão vidrada na rotina do pai, que muitas vezes corre comigo, porque cabe ao pai aquele ritual.
Tem dormido mais e melhor. Já podemos dormir por vezes, noites completas, coisa impensável a algum tempo atrás...
A minha menina cresce... e lá está, como mãe sinto sp que podia darum pouco mais, por vezes sinto mais saudades da loirinha, tenho estado bem mais ocupada e o cansaco às vezes pesa na paciencia, mas tenho conseguido gerir as situações e sinto que ela é uma menina feliz

1 comentário:

Vânia e Mariana disse...

e a felicidade delas é o mais importante :)
beijinhos