quinta-feira, 17 de novembro de 2011

E porque nem tudo são rosas

ou pelo menos estas têm espinhos, esta manhã foi dificil lidar com o feitio especial da menina Carmen!
Ora, todas as manhãs é a 1ª a sair da cama e, a partir do momento que se levanta já mais ninguém pode dormir. Acresce-se o seu mau humor matinal, tudo lhe faz comichão, haja muita paciência. O pai é quem geralmente se arrasta a ter com ela, porque se eu saio da cama, a Eva pouco depois acorda.
Hoje foi mais umd estes dias, com o pai a ir ao wc e a Carmen se por aos gritos a chamar por ele, ao ponto de eu ter que me levantar e ir para junto dela. Eu, ainda mal a abrir a pestana e com os desenhos animados a fazerem-me uma grande confusão. E chama o pai, e não me quer, e não quer que eu me tape junto dela.... haja mais paciencia....
Vou ao wc, a Eva já não dorme! O que isto significa? que não dormiu o suficiente e que pouco dps vai andar parvinha agarrada às minhas pernas e a querer sugar-me as mamas e tadinha, tem que se aguentar porque todos temos que sair de casa.
Hoje particularmente, faltava-me aquela dose de paciencia extra que sp tenho, no entanto, acho que é importante a miuda lidar com a frustração e que tem que saber o que são limites, porque na maioria das vezes, acha que pode tudo. Não é nada de grave, não vejo isso um problema comparado com as birras tipicas dos 3 anos.
Simplesmente ela adora as suas rotinas, os rituais e as sequencias que não podem ser quebradas. Acorde cedo ou tarde, mas a hora de sair é sp tardia, e isso influencia tb o tempo que terei pra gerir coisas a 2 mãos livres no meu trabalho.
Fico chateada que estas coisas acontecam, o pai neste aspecto nada lhe toca a estas horas da manhã, porque ele pp se anda a arrastar e acho que o meu frenesim matinal de querer orientar tudo pra sair, faz alguma confusão à Carmen.
Hoje teimou que tinha que deitar os bebes, um a um, tapá-los e dps arrumar os seus lencois. O plano dela é o correcto, mas eu digo-lhe que acabe qdo chegar a casa! Digo-lhe calmamente pra vir s epenterar, foge de mim.... PACIENCIA. Hoje cerrei os dentes e apanhei-lhe os cabelos "á força", berrou, não queria sair, etc. e tal.
Eu sai com a tralha, o carro da irmã e o lixo e o pai veio atrás com as 2.
Já no carro a birra é que estava despenteada! ahhhhhhhhhhhhhhhhh. Expresso que fico zangada, não com ela, mas por ter que ter atitudes que não gosto e o meu marido diz pra eu achar o pente na mala dela. Eu recuso-me, porque não pode ser assim, tem de perceber, para a próxima vai mas é descabelada, nem lhe ato o cabelo.
Mas havia esta necessidade! O que vale é que respirando fundo, tudo passa.
Lição da manhã?
Repensar rotinas matinais
Delegar quando não se tem mais capacidade de lidar com a situação
Ajudar a Carmen a gerir Não

enfim

3 comentários:

Dina disse...

Nesse aspecto sinto-me uma felizarda pelos vistos. Mas se for com o pai a coisa é parecida porque nao quer saber do pai pela manhã.Tambem é só um e tenho o tempo disponivel pra ele, vou alternado entre aprontar-me a mim e aprontá-lo a ele.Pequeno almoço continua leite no biberon na cama (vou ter de mudar este habito), e eu bebo o meu copo de leite junto dele e ainda de pijama, depois visto-me a mim e a ele, lavamos os dentes juntos, a cara e penteamo-nos juntos tb. Depois é colocar o perfume dar beijoca ao pai e sair.

ana disse...

É realmente incrivel mas as descrições que fazes dos comportamento da Carmen, são tal e qual a minha Ema...só com a diferença manda embora o pai e só quer a mãe para tudo!!
Bjss

Carla disse...

realmente, a realidade é outra amiga, cá por casa.
A Carmen acorda mto cedo, às x é logo vestida, mas outras não consigo, pq é o pai que vai ter com ela e ficam os 2 na sala. Ela toma o pequeno almoço sozinha, ou connosco à mesa, ou ponho uma tacinha com papa e vai comenendo no sofá. enquanto isso, oriento o pequeno almoço de todos, Visto a Eva, dps acontece sp alguma, tenho que lhe voltar a mudar a fralda pq se borra e entre uma e outra e pequenos almoços, tenho que me vestir e despachar tb. Uns dias corre lindamente, hj n tive problemas, outros como ontem... é mais stress!
bjocas