segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

29 meses

Aos 29 meses! Passaram-se quase 2 anos e meio. A minha Carmen está uma senhora. Fala pelos cotovelos, continua esquiva nos 1.ºs contactos, é de extremos: tanto chora e faz um filme quando se metem com ela, como passado alguns momentos, é capaz de virar o centro das atenções.
Está numa fase de apetite, come muito bem. Está redondinha :) muito gulosa, o pai acha-lhe graça e anda na fase das surpresas (docinho aqui, gelatina acolá) mas eu não me agrada mto, embora não me preocupe pois um ovo de chocolate é capaz de lhe durar uma semana.
Cada vez mais amiga da irmã. A irmã tem uma adoração por ela.
Na escola, as observações são sempre as mesmas: calma, obediente, muito responsável, come e dorme bem e não gosta de confusões.
Já não usa fralda, e não quer ajudas para se despir. Quer ser ela a despir, descer as cuecas e sentar-se no bacio. De vez em quando faz uma pingas na cueca por distracção ou teimosia.
Ainda lhe ponho fralda à noite para dormir, mas a maioria das vezes acorda seca e faz um graande xixi ou chama por nós a meio da noite para fazer xixi!
Há uma semana que já não adormece connosco na cama dela! Sentamo-nos ao lado na cadeira, fazemos-lhe umas festinhas e saimos. Tem adormecido mais rapido, não acorda tantas vezes, mas são mais as noites que necessitamos lá ir, porque acorda a berrar e a chamar po nós.
Agora adoptou um novo amigo: o "verdugo", um bicho verde e pegajoso tipo pega monstros que vai com ela (na pochet) para a escola e dorme com ela! Nada higiénico porque agarra tudo, mas há coisas piores e mais em que me preocupar.
Continua a gostar de brincar com os seus bebes, que os deita, muda a fralda e dá banho, mas já não com tanta obsessão. É de rituais, gosto de dispor as coisas à maneira dela e de forma metódica. Entretem-se com jogos de encaixe, puzzles e canetas e continua a adorar musica.
Agora deu-lhe para os parques, talvez por lhe dizermos que o parque está fechado na semana, abre quando os meninos não têm escola, pelo que este fim de semana, correu uma serie deles. Dêem-lhe passeio e ar livre.

Posted by Picasa

3 comentários:

Vânia e Mariana disse...

Que lindas que elas estão!!! A Carmen esta uma senhora!!!

beijinhos,

Luna disse...

está uma mulherzinha!
bjinhos
Luna

Dina disse...

oi linda
a carmem ta bem geitosa e desenvolvida. daqui a nada cudia da irmã e dá folga á mami.
beijocas