terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Uma rotina de sono para as sestas


Confesso que ao 2.º filho torna-se mais "fácil". Porquê?
-Porque existe o 1.º , somos obrigadas a "prescindir" de algumas coisas, já não temos TODA a disponibilidade do mundo, e talvez nos sintamos mais seguras e confiantes qto a estratégias.
Eu por mim falo. Sou uma pessoa curiosa por natureza e tenho um estilo educativo instintivo, muito meu mas obviamente inspirado em algumas correntes que defendem um "attachment parenting".
- Sei também que o desenvolvimento é dinãmico, que existem retrocessos e avanços. O crescimento dos nossos filhos é feito por etapas, caracterizadas por fases e uma coisa é certa: não podemos generalizar nada, o que é hoje, amanhã poderá já não ser, o que serve já não servir...
Em relação à Eva, e de uma forma geral podemos englobar algumas estratégias para ajudar a um condicionamento do sono tais como:
*Ruido branco- qdo observo que a Eva está a ficar parada, ou está birrenta com o sono, sp que estou em casa, deito-a e ligo o secador. Já tentei outras técnicas, mas o secador é o ruido mais potente e indutor de sono no caso dela.
Após alguns minutos, espreito e se estiver dormindo ligo o rádio dissintonizado.
Para além de abafar os ruidos da casa, é um barulho estático, constante, a semelhança do que escutavam no nosso utero.
* O local e o conforto. Não há hipótese, tem se ser confortável. Coloco um edredon de bebe, com as extremidades enroladas a fazer de rolo. Ela começa a encostar a carinha e deixa-se dormir... Hj por exemplo estava a choramingar, bastou aconchegar o edredon e ficou-se.
* Observar. Agora estou mais na retaguarda. Não corro logo a pegar na Eva ao colo, porque por vezes ainda tem sono, apenas acordou numa transição entre fases de sono. Espreito, observo e dps é que actuo.
Outra coisa importante é colocar para dormir ao primeiro sinal de cansaço.
* Cheiro. Por vezes tenho que colocar algo meu junto á carinha dela. geralmente dispo a blusa que tinha vestido e pimba...
Fora de casa, por vezes é mais complicado, dorme menos e chora mais, mas acaba por adormecer no carrinho de passeio, ou no pano.
Eis algumas estratégias para as sestas. Espero que possam experimentar e espero que resultem.

1 comentário:

Dina disse...

bem mas que criatividade. O meu rapaz pra dormir é o cd do barulho de natureza agua a correr e passarinhos que por sinal tambem é um som constante. O marido quis trocar para o cd das ondas mas como tem muitas mudanças de tom ele não gostou nada. e "o que é hoje, amanhã poderá já não ser" completamente de acordo. O mudar de estratégia por aqui vai-se praticando. Sim tambem de um lado tem o protector de cama e do outro a minha almofada com que durmo. O marido quando o põe a dormir esquece-se desta parte e é encontra-lo a dormir completamente atravessado e destapado. Embora me faltem conhecimentos a nivel psicologico cada vez mais sigo o meu instinto sem receios. Leio umas coisas ali outras acolá.
E tu és uma referencia pra mim como mãe e mulher.
jokitas MAMY