domingo, 18 de julho de 2010

Xau Dede

Pois a nossa passarinha morreu hj :( A tua dona piquena ainda não percebe bem o que aconteceu... Todos os benditos dias, a Dede era posta à mercê das pequenas e habilidosas mãos da Carmen. De manhã e à tardinha! O pai ou eu punhamos a gaiola no chão e a Carmen enchia o bebedouro, limpava as grades, punha e tirava vezes sem conta o pequeno "telhado" que o pai arranjou com um indivudual de bambu... Estava gorda a canária! tinha sp algum resto de fruta para penicar e volta e meia uns vegetais. Tb levava banho. A Carmencita pegava no seu copo ou no regador e toca de encharcar a pássara. Abria a porta da gaiola, jogava as mãos e a Dedé nem se mexia.
Esta manhã depois de mais um destes rituais, o pai chamou-me a dizer que a bichinha tinha qualquer coisa na pata e estava a sangrar mto. A 1ª coisa que me escorreu foi que a Carmen tinha-lhe dado um mirtilo que andava a trincar e a canária o tivesse pisado e ficado preso à unha. Mas dps apercebi-me que não. Era um durão que tinha e rebentou.
Liguei logo ao meu pai, cujo hobby é criar canários e afins e perguntei-lhe se podia vir ver a Dédé. Lá veio, tratou da pata mas disse que não lhe parecia que fosse durar. Então pedi que a levasse para a Carmen não a ver definhar... Pouco depois a bichinha foi-se.
É incrivel como por causa das crianças nos apegamos mais aos bichos. Na gaiola da Dédé, apareceu logo a Sara, uma canária branquinha de raça rara. Apanhou logo um estrafego, mas portou-se bem.
O curioso é que a Carmen não se esquece dos bichos que têm desaparecido da vida dela. 1º foi um perdigueiro cachorro super maluco que deram à minha avó e a coitada teve que arranjar novo dono, pois o cão era terrivel e destruidor. A Carmen adorava o cão, era arranhada, derrubada, o cão punha-lhe o rabo na cara e ela ´vibrava, tal era aloucura que de noite chamava pelo nome do cão e ainda hoje, passado já largos meses, sp que digo que vamos ver a avó Carminha, diz logo "fofo" com a boca escancarada. Eu respondo-lhe que agora o fofo está a viver no campo a cuidar das galinhas, dos patos, etc.etc.
Com a Dedea, como ela lhe chama vai ser o mesmo... Antes de dormir chamou-a!

Xau Dédé, a menina vai ter saudades tuas.

bjocas
Carla

1 comentário:

Vânia e Mariana disse...

Aos pequeninos custa sempre mais, e eles nem sequer percebem....

Beijinhos,