sexta-feira, 7 de junho de 2013

A minha Eva

Sigo as tuas pegadas ao longe… na penumbra…
A tua irmã é mais exigente e capta as energias da casa: tuas, minhas, nossas…
Tu… moves-te silenciosamente num passo discreto de quem não quer dar nas vistas e exploras, brincas no faz-de-conta e sorrateiramente subscreves a vontade da tua irmã de ver um filme quando estás cansada, ou pegares numa tesoura para construíres o teu mundo, à tua imagem e semelhança.
Todos os dias cresces, cresces de dedo na boca e enrolando o teu carrapito… Olhas-te ao espelho e gostas de te pintar, és vaidosa.
Porém, um dia pegas no quadro de giz e desenhas feliz uma grande garatuja: uma figura com cabeça, pernas, olhos, cabelos, boca e nariz… de repente constato com uma rajada de vento que me descompõe que já não és um bebe! Ès uma menina, estás crescida.
Já não és o meu bebe! Continuas a pedir-me muito colinho e és muito meiga.
Adoras dar abracinhos e muitos beijinhos…
Mas tens vontade própria… sim… de repente constato as evidências e vejo que também és perfecionista, uma perfecionista zen, muito menos ruidosa que a tua irmã…
Suportas calma, as pequenas doenças que te assolam, o cansaço ou a fome.
Mas só fazes aquilo que queres! Isso mesmo! Aproveitas a onda para seguires tranquila nas tuas coisas…. Só fazes o que queres! Não vais nas minhas estratégias, não me segues de obedicencia cega como a tua irmã…. Deixas um rasto de desarrumação, enquanto a tua irmã vai organizando por ela e por ti….
Se saímos a um espaço grande, estás habituada a ir em frente sem olhar para trás… Não aceitas timmings, bates o pé, como se tivesses que ter a ultima palavra…. Só assim me apercebo que és um misto de paz e amor mesclado com uma rebeldia mascarada!
É bom, é mau? Por agora não sei… vejo-as como uma planta, não consigo separar as minhas filhas. Talvez me absorva demais com a dependência da Carmen e deixe a Eva assim crescer… livre… uai…. Ahahahahahahahahaha
A minha Eva linda vai fazer 3 anos!
Esperam-lhe novas mudanças… Quero pensar que será mais uma fase de crescimento familiar…
Obrigada, obrigada, obrigada Mãe Natureza por este presente, por estes presentes, tão diferentes e compensadores.
Peço muita saúde para mim e para o meu marido, para pudermos de mãos dadas, criar e educar as nossas filhas, como o temos feito até hoje.


Sem comentários: