domingo, 11 de dezembro de 2011

ÉS má, não gosto de ti!

preocupa-me a facilidade com que se diz, a forma banalizada e desinteressada com que o adulto pode dizer tal coisa!
E depois também me transtorna a reacção dos pais, que, geralmente ao ouvirem tal coisa, ou reforçam: "ah pois é, muito mázinha esta menina" ou : "Isso? " ainda não viram nada, é terrivelzinha"...ou esboçam um sorriso desengoçado, ou porque ficam surpreendidos ou porque não gostaram mas não respondem...

Pois digo-vos que, na minha opinião, é totalmente errado fazê-lo! E porquê?
Porque é uma falta de respeito pela criança, porque em fases sensiveis do desenvolvimento psico-afetivo, esta declaração pode condicionar a sua forma de estar, ser e sentir!
Muitas crianças, acabam por acreditar que são realmente más e tornam-se pessoas inseguras, com baixa-auto-estima, etc, etc... enquanto outras, assumindo internamente que são más, esse sentimento é tão desconfortável e doloroso que têm que jogá-lo fora, e como o fazem?
Assumem o papel de maus e transformam-se em crianças agressivas!

Na criança, em determinada fase, é normal que (frequentemente) diga, como resposta a uma frustração, a UMA chamada de atenção, que não gostam de nós, que somos maus! Encaro como uma tentativa de aproximação e/ou busca de contato. Aos 2-3 anos (e por aí fora) as crianças não possuem as ferramentas mentais para saber o que é certo ou errado, exprimem um leque vasto de emoções e são mto reativos, porém carecem da nossa ORIENTAÇÃO para gerir as coisas, ainda estão centrados neles próprios e vivem no presente e de forma mto intensa!!!

Hoje, fomos a 2 festas de aniversário. A Carmen acordou mto cedo como sp e não dormiu a sesta. Estava mto cansada. O 1.º foi às 14h num espaço infantil... À saida, os sapatos estavam arrumados nas caixas p o efeito e qdo fui pegar neles, ela fez birra, queria ser ela a ir buscá-los e a calçar-se sozinha! Um dos responsáveis pelo espaço assistindo à cena, (completamente normal para mim), interviu com esta triste frase: "ES MÁ, NÃO GOSTO DE TI"!.
Fiquei atónica e perplexa. Vejo a miuda a olhar para ele, outros pais à saida a acharem graça, ele a achar-se mto engraçado e viro-me para a minha filha, olhando para ele e digo-lhe: " A minha filha? É uma princesa linda e doce, a mais bondosa que já vi, adoro-a" Ela respirou fundo e abraçou-me, enquanto ele desapareceu dali... Ainda bem que o fez, porque eu ainda não tinha acabado...

Embora a nossa vida seja uma correria, para a maioria dos pais a pressão é enorme e não raras as vezes e sem grande consciencia, se ilumine os pontos negativos dos nossos filhos, peço que reflitam nestas questões, pois uma frase que não parece ter qualquer tipo de importância para nós, para eles pode fazer TODA a diferença.

2 comentários:

Dina disse...

Amei o texto. Pois o meu filhote tb ja me brindou algumas vezes com o "ES má nao gosto de ti" - mas eu sempre lhe respondo " Mas eu gosto de ti - so nao gosto que faças asneiras" . Ja o comentario por parte de adultos ja repreendi sogra e marido com essa frase e fico irritada que rotulem uma criança em pleno crescimento que ainda nao sabe gerir emoções. Mas felizmente ja a muito tempo que nao se voltou a ouvir a frase.

Beijocas grandes á mamã Leoa!!

mikasha disse...

Obrigada, Carla, por este teu post.
Se há coisa que não digo nem deixo que digam à minha filha é isso do "és má". Pior ainda, o "não gosto de ti", ou "a mamã não gosta de ti" - quando dito por outros.
Sentia - e tu comprovaste esse sentimento - que é algo demasiado agrssivo para se dizer a alguém que ainda não sabe gerir as palavras. Sempre que é preciso, faço cara séria e digo que "assim a mamã fica triste". E ela vem ter comigo, dá-me um abraço e um beijo.
Nunca se diz a uma criança que não se gosta dela. Passo-me com os pais que fazem isso.

Mónica (mikas, do fórum)