terça-feira, 2 de novembro de 2010

De anjo a terror!

A Carmen entrou na flor da idade. A minha bebe grande de olho azul e ar angelical, só tem disso mesmo: aparência. Não sei quando se deu esta transformação subita, mas acho que foi assim de repente.
Este fim de semana foi fertil em pura "tortice". Está-se completamente nas tintas para o que lhe digo ou o pai e encara-nos com ar desafiador. Se olhamos mais seriamente para ela ou levantamos o tom de voz, pensa que estamos a brincar! oh valha-me Deus!!!!
Tem alterações subitas de comportamento com a irma: tanto quer mimar, abraçar, dar festinhas como no momento seguinte parece uma predadora á espera de lhe apanhar a preceito para lhe dar.
Dou uns exemplos: Sábado foi um dia daqueles!!!! Não quis dormir a sesta. Parva antes e depois da hora do sono, arrastou-se pela tarde fora. Ora estava eu na cozinha aparece-me com umas flores na mão a oferecer.Percebi que eram de um vaso de casa mas não me chateei, expliquei e fui dizer ao pai, que tb falou com ela. E ela ouviu? Percebi pela cara de maldade que ia repetir o feito e correu, eu fui atrás dela mas já n cheguei a tempo e veio as flores e o planta toda que tido sido transplantada há pouco tempo! Havia terra por todo o lado!!!
Mais tarde, na cozinha enquanto o pai treinava, quis vir ter comigo. Eu estava a preparar uma pizza e ia mostrando-lhe as coisas. Pede água, dou-lhe a garrafinha, começa a encher a boca e a jogar água por todo o chão. Faço-lhe limpar...
Pouco depois, ouço um estrondo enorme! Em questão de segundo, não sei como, mas alcançou a fruteira de cristal que não caiu em cima dela não sei como, vidros partidos por todo o lado.
Aparece o pai, a dizer que se não dou conta dela para lhe levar, aí passei-me!!!! Porque ele é da opinião e enche a boca que não teve que mexer nada em casa por causa da carmen! Ah pois é!
E para aprenderes, a carmen desafia-te com as canetas por causa da Eva e risca a coberta do sofá....
Para melhorar ou piorar o cenário, começou com sucesso o desfralde na escola. em casa este Verão já quase não se descuidava nada, dps com a entrada na escolinha regrediu, mas por lá começaram a insistir e vai correndo tudo bem.
Em casa, não faz, não quer fazer por nada. Chegou ao cumulo de ter o bacio a um palmo e "mijar-se" ao colo do pai. Já tentei pô-la de meia em meia hora na sanita, nada. Ela sabe perfeitamente qaundo tem chichi e cocó... Já lhe comprámos um novo bacioi que escolheu, estva tão empolgada que queria em plena loga despir as calças e sentar-se nele! Chegou a casa, qual quê???? Esqueçe lá isso.
E para mim é impossivel andar sp atrás dela por causa da Eva. Ai a minha vida! Já pensei que não estivesse +reparada para o desfralde e dar-lhe tempo, mas se faz na escola então o problema está em csa e provavelmente chama-se Eva. Não sei o que possa fazer em relação a este assunto, embora seja uma das áreas em que trabalho e tenho conhecimento, enquanto mãe não tenho discernimento para me afastar do problema e perceber que outras estratégias possa usar, se bem que eu acho que isto em casa só com o tempo. Chamada de atenção??? Mas ela continua a ter toda a atenção do mundo, é verdade que é impossivel dispensar-lhe o tempo de igual forma como não havia Eva, mas o pai está sempre com ela. Às vezes até tenho aquele sentimento de estar a "renegar" a pequena Evita, mas é a Carmen que precisa mais da presença do pai neste momento.

Enfim...

Em relação à Eva, está muito mais calma , felizmente! Agora a minha "batalha" é tentar deitá-la imediatamente antes de adormeçer no colo, senão estou feita. mas isso é outro assunto para desenvolver por cá ;)
Ah, a consulta de pediatria correu bem! A rapariga está optima a nivel psicomotor, está no percentil 75 de peso, 50 Pc e 25 comprimento. Uma bolinha tal e qual a irmã era! eh eh eh

beijos
Carla

5 comentários:

Maria Lavrador disse...

Sem duvida que foram muitas coisas ao mesmo tempo para a Carmen, dai ela estar a chamar a atenção desta forma. Mas vais ver que é uma fase e em breve o teu anjo vai estar de volta

Bjs

Blog da Maggie disse...

ui ui!
Lá em casa foi parecido, tbém tenhgo consciencia que nos primeiros meses a Maria ficou para trás para dar o maximo de atenção á Madalena. E hoje? a Madalena é mto mais carente que a Maria. Qualquer coisa amua, pede mais mimos...
Agorasim as coisas estão mais fáceis mas até á pouco tempo foi dificil.
Não sei se ajuda mas parece normal.
Haja paciencia!
Tudo de bom

Maggie

C.F. disse...

Pois cá por casa tb estamos a entrar nessa fase. O meu piolho está um desafiador de primeira e não liga patavina ao que lhe digo, faz o que quer e se eu o repreendo bate com a cabeça no chão repetidamente :-O
Um pestinha com cara de anjo é o que ele é :-D Haja paciência.
Beijinhos para vocês.

Dina disse...

Calma amiga deve ser so uma fase. esperamos que curta.

beijinhos

Luna disse...

Bem a tua pequena está a revelar pequeno furação, com tendência para a senhora da asneira. Penso e um método ela arranjou para ter a atenção toda. MMta paciência!
bjos
Luna