sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Musicalidade

A minha Carmen todo ela é musica!
Doce, delicada e repleta de sentido ritmico e critico.
Em relação às canções e melodias é uma criança que desde bebe se fixava nos sons, dançava comigo enroscadinha e assistia de bom grado ás sessões de musica para bebes.

Lembro-me que desde o Natal de 2009, quando lhe ofereceram o DVD musical da bebe Lili, a sua fixação pela musica tornou-se mais pronunciada. Depois seguiram-se as musicas da galinha pintadinha, da Anita e por aí fora
Quando começou a passar umas manhãs com a mulher do meu tio, que é brasileira- ela e a prima agarravam-se uma à outra e iam dançando ao som da calcinha Preta :), isto com 18 meses.
Quando entrou na escolinha, a fixação pela musica aumentou e desde a 1ª ou 2ª semana fui "obrigada" a comprar os DVDs musicais da Escolinha da música e na escola teimava para que educadora e auxiliar cantarem as "doidas". Muitas musicas se seguiram, em que ela vem cantando dentro do ritmo e acompanhando com gestos, irritando-se por querer que eu cantasse e eu não sabia que musica era, ou simplesmente ainda não conhecia a letra!
Estas musicas transformaram-se numa ponte entre a Creche e casa e ainda hoje tenho que gramar no automóvel também as musicas da escolinha da musica: gosta particularmente do pretinho Barnabé, da Marianita e do pintinho e lá atrás ia dizendo que queria ouvir determinada canção e eu não percebia o que queria dizer, havia grito e birra de meia noite!
Já para dormir, andou numa fase fixada com a "loja do mestre andré" versão à mãe, que incluia os nomes das primas, avós e toda a gente e lá se deixava dormir. As histórias para dormir eram tb troteadas em jeito de canção.
Neste momento a tara está no Balão do João e Estava na Floresta, versões à pai, que como não sabe inventa e a moça é capaz de cantar a do Balão com gestos da forma como o pai canta. Naturalmente levo logo repreendas porque fui "excluida" da rotina do sono da carmen e obviamente só sei a versão original que, neste caso não presta!!!
E como ela é de fixações, agora tb gosta da Musica do Panda Vai à escola "Vem que eu vou-te ensinar" que imita perfeitamente. Adora cantar e dançar e pede para eu cantar, mas mal abro a boca, diz-me logo: Nãaaaaaao, é axiiii (é assim) e lá começa ela a cantar ;)

Parece que o nome foi mesmo escolhido a preceito

CARMEN- remete para poema, inspiração, musicalidade.

Então a minha menina não é o meu mais rico poema e inspiração e toda ela é música, no sentido geral da palavra.

E assim me despeço, bom fim de semana
Carla

1 comentário:

Dragonfly disse...

A minha também adora música! Mal acaba a música ou eu páro de cantar pede mais mais!! É tão bom poderem expressarem-se através da música.

Beijinhos