segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nuvens? Crises? Mudanças?

questões, duvidas, constatações..
assisto ora paciente e ternamente... ora cansada e desgastada às sensibilidades de uma pequena princesa  especial.
Às vezes penso que a inconstância me invade, às vezes sinto-me desencantada com as manifestações demasiado complexas da minha Carmen, para logo inspirar profundamente e retomar este desafio de educar construtivamente.
Acredito sinceramente que o castigo, que a repressão ou até mesmo a palmada apenas nos fazem desviar a atenção do foco... do problema. É discutivel para muitos, mas quero transmitir isto às minhas filhas: que as respeito e que podemos aprender com os problemas criando novas oportunidades e mudanças. A palavra chave é incluir Dar a possibilidade ou liberdade para poderem ajudar na busca de soluções para resolver os problemas e as dificuldades.
Se erro? Muitas vezes... mas encaro os meus erros como aprendizagem, são feedback para situações futuras... Se dá trabalho? horrores... sinto-me por vezes seca, espremida e centrifugada. Nestas alturas por vezes sou explosiva e intempestiva. mas a sabedoria é dar o passo atrás, é pedir desculpa e falar dos nossos sentimentos.
Aqui em casa a minha tarefa é duplamente árdua, com a mais velha. Porque é a menina do papá. Não basta a interacção normal do dia a dia... tenho que investir nesta relação, regá-la todos os dias, mimá-la, dar-lhe momentos de atenção especial... caso contrário é como se não existisse. Claro sou uma peça da casa, obrigatória ao equilibrio familiar, estou lá... Dá-se pela falta se falta... mas apenas e só.
Não me sinto magoada, sei que é normal, um pouco exacerbado no que lhe toca mas ainda assim motivado pela fiel e extraordinária dedicação que o pai lhe dá.

Momentos criticos : birras refletidas em acessos de cólera por ser quebrada alguma sequência de alguma coisa que planeou ou imaginou.... se por algum motivo é quebrada a cadeia, cai o carmo e a trindade e é capaz por exemplo de se despir toda, ou tirar o dvd porque não foi ela que fez à maneira dela.

As britudades com a irmã são constantes. a isto retomo no post seguinte

boa semana

4 comentários:

Dina disse...

tá dificil. As birras tiram-nos do sério. tb por vezes me sinto exausta, sendo que o pai por vezes ainda o provoca mais qdo ele ta na fase birra, pelo que me compete a mim refrear o pai,e acalmar o filho por vezes distrindo-o pra outras coisa. Mas tb tenho dias que so m e apetece dar-lhe uma palmada - que por agora so tem ficado em pensamento. Agora tu com duas ui ui. Mas daqui a pouco isso passa á Carmem....e chega a vez da Eva lol. Mas tu és mulher sabida e dás conta do recado. beijocas nossas

Luna disse...

Elas miúdas tem jeito de nos tirar do sério, olha elas são piores do que eles, tenho pequena amostra lá em casa age dos 3 anos consegue vencer o irmão. ela está entrar na fase da parvoeiras e birras, é metodo elas utilizam terem atenção toda, soluções não há, mta paciência, firmeza que tens, aqui castigos tem resultado.
bjos

mikasha disse...

Minha querida Carla:
Não tenho comentado mas tenho acompanhado todos os teus textos. São de grande ajuda (a minha menina também começa a afirmar a sua personalidade, e é preciso muita calma para não reagir da pior forma), e os teus exemplos - como fazes para gerir as emoções, como trabalhas com as tuas filhas, como trabalhas contigo :), ajudam-me imenso.

Espero cada um dos teus posts como quem espera uma carta no correio. E é contigo que também aprendo, todos os dias, como levar a bom porto esta grande viagem que é ser mãe.

Beijinhos do tamanho do mundo,
Mikas (do fórum)

Unknown disse...

Obrigada mikas
aprendemos todas umas com as outras! como está a tua menina?
bj