quinta-feira, 19 de junho de 2014

A minha finalista

inacreditável! há tão pouco lutava para que tivesse a minha menina na minha barriga crescendo em mim e agora, só assim de repente, recebi o convite da pré para ir assistir à festa final do ano letivo.
Foi um ano de mudanças. Mudou de estabelecimento de ensino, ficou mais vulnerável e desprotegida.
A adaptação apesar de rápida foi dolorosa. A minha C é uma menina mais reservada e retraída e com anos luz de inocência e pouco desembaraço social. Com o tempo foi-se adaptando, mas tem sofrido na pele, e eu (baixinho) com ela. Apesar de todo o encorajamento e reforço, sinto que a minha filha é uma criança insegura e ansiosa.... Em termos escolares, muito perfeccionista, empenhada e persistente, mas também instável. Tanto é participativa, como se distrai com tudo e muitas vezes não consegue compreender as instruções dadas pela educadora.
Em termos sociais, a minha C colou-se a uma menina que faz dela sapato. Alimentam-se mutuamente: uma manipula e outra obedece. Surgem queixas da minha, que a tal amiga não quer que ela seja amiga de mais ninguém, ora lhe despreza e lhe trata mal. O meu coração fica despedaçado e tento averiguar o que é real do fantasiado, sempre tentando incentivá-la a resolver os seus problemas e assuntos.... Depois tento perceber esta dinâmica e vejo que a minha filha anda sempre atrás da outra.... quando não a vê procura-a.... enfim! não era isto que eu projetaria numa menina minha, mas o que hei-de fazer? Apoiar, guiar, orientar e tentar minimizar estes traços de temperamento, pois ela é assim....quero muito pensar que se trata de uma questõo de imaturidade que vai ser atenuada no tempo.
Mas tenho preocupações no espirito. Por vezes tenho receio que não consiga acompanhar o sistema escolar, pois como é calma e não levanta "ondas" pode passar muito bem despercebida e se mantiver este comportamento instável pode ter dificuldades... Mas um dia de cada vez, não posso ralar-me com o futuro, mas em relação a esta menina, tão desejada e planeada, sinto sempre que faço pouco por ela.
Estou sempre em desassossego para a ir buscar à pré, é sp a 1ª a vir para casa e a irmã que é mais pequena lá fica. mas também deve-se ao facto de estar bastante satisfeita com o local onde coloquei a pequena, sinto que está bem e que á hora que a vou buscar está a brincar no parque com os amiguinhos.
Já a imagem que tenho da maior, é estar no prolongamento, à espera que eu chegue, sozinha ou vendo tv. Não fazem nada com os miúdos, incrível: ou andam à torreira do sol, ou estão no polivalente  a ver filmes. Não come nada na pré :(. Já de si é esquisita com a comida, e então leva o dia sem comer quase nada, qdo chega a casa vê-se mesmo que a menina está faminta.
Não sei se é estratégia psicológica para eu me sentir pressionada a ir busca-la, não sei.
Só sei que amanhã vai vestida de gala para receber o diploma e eu vou estar lá para testemunhar mais esta pequena/grande etapa da vidinha dela.
A infertilidade crava-se no espirito, sinto isso quando me abordam em relação à dependência dela, não sei se se deve ao fato de ter sido tão preciosamente protegida ... a nossa relíquia.
Adoro esta menina!

1 comentário:

Dina disse...

Partilho dessas preocupações. o meu sexta feira la vai receber diploma de finalista. Mas ja sei que o proximo ano vai ser ccomplicado gerir. Andamos atarefados demais. O pimpolho teve um ataque alergico depois de comer pinhões, que me deixou muito preocupada pois deixou de respirar e sentiu dor no peito. Valeu-me o sangue frio e uma bomba de asma que meu pai usa á mão e umas bommbadas á distancia muitas massagens etc. Ja estou noutra alergologista que deitou as mãos a cabeça qdo lhe falei da vacina que fez - diz que e antiquada e cheia de efeitos secundarios. Bolas não sou medica e ja nem sei em quem confiar. beijocas grandes. ver se tenho um tempinho e dou noticias.