quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escapadela a Mertola


Tenho milhentas fotos. Aqui ficam algumas deste saboroso fim de semana ;)
Partimos na Sexta feira dps do almoço para aproveitar a sesta das meninas. Ainda tive direito a uma velinha improvisada num bolo marmore que o pai arranjou! Dps de rever se tinha a tralha toda finalmente partimos.

27 Maio- chegámos perto das 16 horas. Fizémos o check in na residencial Beira Rio em Mértola. O quarto era bem grande e tinha um terraço enorme com vista directa para o rio. Estava um calor parvo e decidimos rapidamente ir à praia fluvial de S. Domingos. Pusemo-nos à estrada, a cantar e ouvir as musicas da carmen. A Eva parecendo uma marionete, mto bem comportadinha a minha menina.
Adorei a paisagem, adorei a praia. Muito bonita, muito preservada, com fáceis acessos e muita sombra natural. A água um caldinho :) a Carmen adorou, não parou um segundo, parecia um croquete entre água e areia. Já a Eva deliciou-se com a areia, depressa comeu areia! Depressa andou dentro de água, dava gritinhos de felicidade. Aproveitámos bem o resto da tarde, mas com a empolgação saimos de lá já eram quase 19horas. A partir daqui, a pressão do tempo cresce, porque não tinhamos nada planeado. Apenas estava descansada com a comida da Eva que tinha preparado. Já a Carmen vinha com os olhos esbugalhados, cansadissima e eu a pensar nos banhos. Ambas cheias de areia, todas sujas! ai ai ai. Chegados à Residencial descartei a hipótese de irmos jantar fora, porque não estava a ver as miudas aguentarem-se até a comida chegar. Esta é sempre a parte chata da coisa.
O meu marido acabou por sair à procura de algum take away. Dei a sopita à eva, tinha trazido tb para a Carmen. já estava ko e nós jantámos no terraço às escuras lol, (bem romântico) por causa dos mosquitos.
Mesmo com tudo fechado, graças a deus levei repelente, mm assim, fui eu, e as miudas comidas pelos mosquitos e eu de madrugada à caça destes malditos bichos.

28 Maio- ineditamente a minha Carmen, cansada dormiu até às 7 horas, já e eva não se deixou ir em cantigas e às 6h estava pronta para a festa. Dps do pequeno almoço, decidimos ir conhecer a vila. nas ruelas ingremes com os carrinhos, um bom exercicio podem crer. No balanço, a eva dormiu a sua sesta matinal, como é habitual e a Carmen foi subindo pelo seu pé. Entrámos em algumas lojinhas de artesanato, fomos a umas igrejas e vimos o castelo, mas o tempo começou a ficar bem quente e as miudas parvas e decidimos que era hora de sair dali. Pusemo-nos a caminho de Pulo do Lobo. A Carmen adormeceu pelo caminho. Parámos para almoçar, a Eva sempre a acompanhar-nos, enquanto a outra dormiu ao fresquinho debaixo de um sobreiro ;) desta vez, já antevendo o que poderia acontecer ao jantar, decidimos colocar no tuperware comida para a Carmen jantar! Eva almoçada, nós almoçados seguimos caminho. Já a entrar na reserva natual do guadiana a Carmen acordou e era vê-la mto atenta ás nossas invenções. >Então dissemos que iamos ver a casa do lobo matreiro e a miuda entrou dentro daquela magia recriada! De facto a natureza é bela e imponente, um cenário muito bonito. gritámos pelo lobo e dps a menina Carmen almoçava agora já a Eva dormia, coitadinho sob muito calor...
Mas ali pouco mais havia e para as crianças elemento água precisa-se. Entre deliberações, resolvemos regressar a minas s domingos e ir para a praia, esperava-nos ainda uns belos km de volta. Mas as meninas aguentraram-se sp mto bem dispostas. Como era Sábado, pensei que a praia estivesse concorrida, mas era quase toda nossa. mais uma vez foi uma maravilha. Tudo ali: parque infantil, água rasinha, café...
Voltámos mais cedo desta vez, tinha o jantar da Carmen, a sopa da Eva e ainda pensei sair para jantar, mas desta vez era a Evita que não se aguentava e achei não ser justo sacrificá-la tendo em conta a azáfama do dia... Comi mal, lolllllllll. Ir de "férias" e passar fome. ahahahah
uma sandocas de atum com tomate e já vais com sorte e com tudo fechado a ver se os mosquitos não atacavam....Dormi cedo, estava estoirada, mas foi sol de pouca dura, pq os mosquitos não davam tréguas...

29 Maio- No domingo, depois do pequeno almoço decidimos ir conhecer o resto da vila. Demos a volta ás mulharas, estivemos às portas do rio, bebemos um cafezinho e voltámos ao quarto para arrumar as coisas. Fomos ainda a Azenhas do guadiana, uma zona de lazer, muito bonita, com quedas de água, onde tirámos muitas fotos. As miudas molharam os pezinhos, mas não era possivel dar banho, porque era perigoso, havia muita corrente e fundões.
Finalmente almoçei como deve ser, num restaurante tipicamente alentejano. Seguimos viagem. Decidimos ir pelo lado de espanha, ver o Pomarão. Muito lindas as paisagens. Dps do almoço as meninas dormiam e fizémos a viagem descansados de regresso. Mas não conheciamos o caminho por ali, e o mapa não tinha o lado da espanha (lol) e ainda demos uma volta maior por conta de alguma desorientação espacial. Tudo certo, já na fronteira respiro de alivio, as miudas ainda dormiam...
Naquele momento só me apetecia ir para casa, mas a minha sogra tinha preparado uma festa de aniversário para o meu marido que fazia anos. Então lá fomos para o monte. A Carmen fartou-se de correr e brincar com as primas, a EVa sempre atenta e curiosa a tudo, não queria perder pitada mas estava cansada, tadinha. Mesmo a esfregar-se constantemente ainda aguentou sem dormir, eu é que me lixei, porque não tinha mais sopa e tive que lhe dar mama uma serie de vezes.
Finalmente vinha para casa e ainda tinhamos que carregar com a tralha pelas escadas porque o elevador continua avariado.
Escusado será dizer que a Carmen chegou cheia de saudades de sau casinha, a Eva dormiu rápido e a Carmen tb acabou por se encostar.

E assim se passou o fim de semana. Sobrou a tralha para tratar e orientar. Mudei de ares e isso foi bom!

bjocas às corajosas que conseguiram ler isto até ao final!
Carla

2 comentários:

Luna disse...

belo fds, a parte seres atacada pelos mosquitos foi chata mas tirando isso correu mto bem.
bjos
Luna

Dina disse...

Bela aventura, mesmo como eu gosto cheia de imprevistos hehehe. antigamente tb fazia aventuras dessas, mas o meu marido agora com o miudo é cheio de receios e afins.

beijocas grandes

ate breve

ja te mandei o convite