terça-feira, 25 de maio de 2010

Semanas especiais

No Sábado comemorámos o nosso aniversário de casamento. Diferente do que faziamos em anos anteriores. Os 3... e que bom! Resolvemos não ir jantar fora, ao contrário do ano passado, pois a nossa Carmen passou o dia a correr no campo, na relva, na água e estava estoirada ao final do dia.
A minha pestezinha agora tem oferecido resistência em adormecer. Sinto que estamos no caminho certo, pois não se deixa necessariamente dormir SÓ com mama. Agora é capaz de se encostar simplesmente ao meu peito. Mama um bocado, dps eu tiro-a da mama, ponho-a na caminha, anda a fazer trinta por uma linha, mesmo na escuridão, levanta-se, galga a cama, quer passar por cima de mim... e eu lá ando a fazer-lhe massagens, outras vezes simplesmente viro-lhe o rabo até se acalmar e dps saio, ainda com ela acordada. Mas nisto passa-se 40 min ou mais, não adianta sair antes de estar em "ponto caramelo" senão, passado 1 minuto é ouvi-la a correr pela casa à minha procura. às vezes só me apetece é espetar a mama na boca até que fique ferrada, mas isso é o caminho mais fácil e não pode ser, 1.º porque está na altura de quebrar a dependencia com a mama para dormir, 2.º porque tenho agora o peito hipersensivel e dá-me muita impressão estar a dar-lhe mama, muitas vezes mais a chuchar que a mamar (coitada tb já não tem muito leite para beber, estamos em periodo de seca).
O gavetão cama finalmente está feito. Agora falta-me a coragem para passá-la para o seu quarto.
A ideia da gaveta surgiu por a cama dela ser estreita e ela andar sp a rebolar de um lado para o outro e era vê-la a estatelar-se no chão... E pq vou precisar do berço para a irmã...
ai vida, só mudanças! Mas acho que primeiro queria estabilizar a rotina do adormecer e só dps a passo para o quarto. A tipa gostou da caminha, menos mal!

Na sexta passada fez 20 meses. O que posso dizer? Que está crescida, mais independente mas cheia de personalidade. Continua a adorar os cães (sobretudo), adora histórias com emoção forte, que o pai teatraliza e tem uma tara em acordar e meter-se logo a pedir para ver os desenhos animados da "dama e Vagabundo" Adora a parte dos gatos siameses que a tia Sara traz na caixa e do jantar romântico da Dama com o vagabundo! É vê-la sorrir para a T.V.
E o que posso fazer qto a isto? Nada! Até me dá jeito para me despachar, pois as saidas de casa matinais são vividas com grande correria.
Tem ficado com a ama (mulher do meu tio), com uma assiduidade irregular. Entretém-se mas a priminha já não lhe acha mta piada (tem ciumes) e na semana passada veio com uma dentada super roxa no braço, dada cheia de fé. Como mãe, não me agrada é claro, mas compreendo e sei que são coisas de crianças, que ela tem de aprender a se desenvencilhar. Claro que nesse dia fiquei doente, mas passou.

Esta quinta feira faço anos! Sábado faz o marido. Quarta faz o filhote da Dina (um beijinho pra eles). Portanto talvez tenhamos um fim de semana de festa.

Ontem mudei de visual, cortei o cabelo bem curto. Ah, sinto-me mais leve, mais que não seja de cabelo! hi hi hi. A gravidez decorre normalmente, a Eva mexe-se cada vez mais. Só tenho consulta a 17 de Junho.

E vai a promessa que o próximo post, não escreverei nem uma palavra, edito umas fotos! No trabalho não as posso colocar, pois estão no meu pc pessoal. Ver se as ponho na pen.
beijocas doces
Carla

terça-feira, 18 de maio de 2010

Morfológica

Barrigona com 23 semanas fresquinhas.
Tem piada que ontem uma paciente disse-me: "então tenha uma hora pequenina". Oh minha Sra. é só para setembro!!!! A mulher ficou "horrorizada"! Acho que está maior que a da carmen para esta altura. Não tenho tirado uma fotos nem nada, mas fica a promessa de uma estampa dessas para breve;)
A semana passada fui fazer morfológica. Nem deu para aquecer a maca. 2.º as palavras do médico estava tudo ok, confirma-se a 100% a menina Eva. Sai de lá com aquela sensação de apreensão, mas decisão tomada só vou ao meu GO em Junho. As análises tb já sairam e pelo que me apercebo está tudo normal. Sinto-me mais activa e sem maleitas tipicas de grávida, contudo nesta gravidez se me esforço mais, como por exemplo andar a empurrar o carrinho da Carmen mais depressa na rua em subidas, começa-me a doer a barriga, ao ponto de por vezes ter mm que abrandar o passo ou parar. Continuo a fazer vida normal com a carmen muitas vezes ao colo, dançamos as duas e até puder, assim será, pois não nos esqueçamos que a Carmen apenas tem (quase) 20 meses. Ainda precisa de muita atenção e miminhos.
Sempre que escrevo algo sobre o sono da Carmen as coisas descambam!! Mas vou arriscar dizer (muito baixinho) que a menina Carmen apesar de ter tido mais dificuldades em se deixar dormir, porque tento que não o faça à mama (nem sempre resulta tenho mm que enfiar-lhe a teta até apagar), tem dormido sem quase nenhumas interrupções até de manhã. Isto acontecendo é um passo gigantesco para me sentir melhor, mais bem disposta com a vida!
De noite é qdo sinto a Eva mexer, talvez por estar mais atenta. Sei que faz um festim de pontapés e saltos e sabe bem senti-la assim. Já dou por mim a imaginar -me com outro bebe nos braços... Isto está a acontecer tudo na mesma altura que da carmen e por vezes, sinto-me a ter um dejá-vou. Vai nascer mto próximo do 2.º aniversário da carmen, espero não estar na maternidade nesse dia, mas se estiver, depois nos anos seguintes será festa a dobrar!
De resto, temos um mês especial, até porque este Sábado fazemos 6 aninhos de casados no papel e para a semana ambos fazemos aninhos ;)
bjos e boa semana
Carla

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Algumas novidades da Carmen

Fomos à consulta de pediatria no Hospital Particular das Gambelas. Aproveitámos a convenção que têm com a ADSE, cujo preço da consulta se torna irrisório! Gostei das instalações, novinhas em folha e gostei da pediatra. Sublinhe-se NOVA pediatra. Outra vez! Aguardei 3 meses por uma consulta de rotina por ter muito boas referencias dela. E obviamente, aproveitando o preço da consulta, perceber até que ponto era boa profissional para dps seguir a minha Eva ;)

De facto, bastante segura e reveladora de experiência. Felizmente para nós, a nossa menina tb não tem necessitado de cuidados de saude, sendo uma criança bastante saudável.

Das perguntas que lhe fiz, respondeu-me prontamente.

Preocupava-se uma pequena sinequia dos pequenos lábios vaginais, ou seja estarem colados. Deu-me umas estratégias, mas dps de observar a Carmen disse que não tinha importância nenhuma e que qdo começasse a produzir as suas hormonas iria voltar ao normal! Ufff. que alivio, tanta importãncia dada pelas outra nesta questão.

Falei-lhe da alimentação e do facto de mamar e que agora o leite já não era tanto e que ela se recusava a beber do outro leite. Surpreendentemente foi a 1ª que me falou na hipótese de amamentar em tandem! Fiquei admiradissima, uma especime rara! Disse-lhe que estava mto bem informada sobre o assunto ;) Disse-me que comendo a papa e os iogurtes e mais a mama que deveria não haver problema, mas para ir insistindo no outro leite tb.

Dps falámos sobre as "preocupações" normais tipicas da fase de desenvolvimentom nada que eu não soubesse ou estivesse sensibilizada. Acrescentou que em relação ao sono, a fase dos 2 anos era muito inconstante e que não era anormal a Carmen apresentar estas variações de sono.



Resumindo, deu a sua opinião, sem emitir verdades ou conselhos absolutos, respeitando sobretudo o modelo educativo dos pais. E mai nada.

O meu marido diz porque vou ao pediatra, então pq sp é bom nalguma adversidade...



Do que me ia perguntando do desenvolvimento e aquisições da Carmen, penso que ela está mto bem nas diversas áreas e inclusive já faz uma serie de habilidades há n tempo, daquelas que a pediatra me tinha perguntado.

a unica observação foi que teve uma desaceleração ponderal que não parece relevante, tendo em conta que cresceu muito. Finalmente está no percentil 50, chegou a estar entre o 5 e o 10 (se a memória não me falta) no comprimento. quanto ao peso estabilizou e baixou o percentil. Nota-se q está esticadinha em comparação com a bochechuda que era, enfim parece-se mais com uma menina, deixou de ser uma bebe. è de vigiar, veremos como está o peso aos 2 anos. Pode ser que esteja a apanhar o percentil dela, afinal não tem pais gordos portanto gorda não será!

Amanhã vou fazer eco morfológica, hoje fui fazer as análises chatas que incluem a glucose.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

2º feira!

Estas 2ªs feiras deviam ser banidas, lol. Eu por si só, já me sinto super desorganizada e com vontade de adiar n coisas, quanto mais as crianças!
Hoje a Carmen estava particularmente chata, para além de absorverem os nossos sentimentos, são também elas confrontadas com a realidade da separação, depois de um fim de semana cheio de brincadeira e atenção.
A falar do fim de semana, ficámos por casa. Apenas saimos para ir às compras. Podia dizer que me entreti entre tachos e panelas, mas corrigo: entre Bimby e Fussioncook- as minhas melhores amigas da cozinha. Agora já praticamente n uso fogão e tachos e o tempo que me poupa?
Não me dediquei às limpezas, pois o marido pegou-se ao aspirador :) falta a roupa para passar. Ai ai ai!
agora vou ligar para ver como está minha Carmen. Estava dificilllll sair de casa, super cola!
Amanhã há mais, temos consulta de pediatria.

boa semana
Carla

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mais ausente

Mas vivinha da silva! lol. Os dias passam a correr e o tempo não pára. Mesmo agora estou aqui a escrever no portátil com o cotovelo junto à barriga e a sentir uns pontapés. Está louca esta bebe! O pai veio jogar a mão e tb sentiu! Ficou todo contente :) Quero ver a Carmencita a sentir a mana mexer na barriga da mãe.
Para já, tem reacções muito espontâneas e, sem lhe pedir o que seja, de vez em quando sorri, levanta-me a blusa e beija-me a barriga, chamando "nana"! Tão fofa. Então de manhã, parece que dá os bons dias à irmã.
Estou com 21 semanas e hoje era para ter ido a consulta no particular, mas trocaram-me as voltas e não consegui ir, pois fiquei com a Carmen. Verdade seja dita, tb não me estava a apetecer largar 100€, qdo para a semana tenho marcada eco morfológica no publico. Bem sei que poderá não ser o ideal, mas se não corresponder às minhas expectativas sp tenho a possibilidade de ir ao meu GO. Afinal há que poupar, este mês tenho consulta de pediatria, e alguns aniversÁrios, incluindo o meu e do meu marido. E ponho-me aqui a reflectir se teria esta atitude descontraida na 1ª gravidez: jamais! Lembro-me que na gravidez da Carmen por esta altura tinha feito 2 ecos, uma a 3 D e outro no GO particular e não estava a ser acompanhada no publico!

Qto à minha Carmen, não tenho stressado muito com a questão do sono, não posso sofrer por antecedência... e parece que ela até compreendeu a minha preocupação e tem dormido quase sem acordar de noite, Inédito! Para contrabalancar (seria bom demais) tem acordado de madrugada e nada a demove da brincadeira. O pai ou eu somos arrancados da cama, pois de nada vale tentar que adormeça. Hoje foi o caso... acordou às 6 da manhã e não quis mais dormir. Resultado: ficou super birrenta, desorganizou-me o dia todo, pois decidi que seria melhor não lhe levar para a casa do meu tio, sob pena de passar meia hora e ter que irbuscá-la. Ainda pra mais, esta semana tem ficado mais comigo ou com o pai nas manhãs e tlvz por isso ande a torcer o nariz a ir para lá! As 9:30 da manhã já dormia e só acordou ao meio dia. Dps é claro que já não dormiu a folga e andei a 1000 a ver se tinha o jantar feito cedinho pra lhe dar e pô-la na cama. Assim foi, ´8:30 estava deitadinha, agora a ver vamos se resulta. Geralmente os entendidos em matéria de sono aconselham a deitar mais cedo, qdo a criança está a acordar mmuito cedo. O que é facto é que ela qto mais tarde vai para a cama, menos horas tem dormido (ultimamente 9 ou 10h, o que é pouco). Nunca foi de grandes sonos esta menina e eu que tanto gostava de caminha, já não sei o que me é levantar às 9h! Parece irreal. Sinto-me satisfeitissima de conseguir dormir mm poucas horas que sejam, sem interrupções. Como a vida muda ;)
E com outra a caminho, há que não perder a pedalada.

Quanto à nossa Carmen, fui inscrevê-la em mais uma Creche que ira abrir em Setembro, um pouco mais perto de casa, porém se entrar, só ficará 1 ano e dps terei que procurar outra, o que é chato. Em Moncarapacho é mais longe mas tem jardim-de-infância. Terei que avaliar os prós e contras.
Está crescida e novamente cabeluda. Não consigo cortar-lhe o cabelo não deixa. lol. As brincadeiras são das mais criativas, adora brincar no terraço. Entretém-se a varrer e lavar com o seu baldinho e a regar as flores. Dá de comer às suas bonecas e repete muitas palavras novas. Já se consegue entreter mais tempo sozinha e continua a adorar cães.

Na 3ª feira vai à pediatra, dps regresso com novidades

bjs
Carla