quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pequenas e ténues diferenças...

de idades. Pois é, muitas vezes não nos apercebemos, porque a diferença entre esta e aquela criança muito pequena, mas afinal e sobretudo na 1ª infância, pequenas diferenças desenvolvimentais marcam toda a história.
Gosto de falar sobre estes temas, pois dizem respeito à minha profissão como psicologa, mas nunca tive essa intenção neste blogue. Gosto de cá vir fazer os meus devaneios ;)
Isto para dizer que a minha Carmen passa as manhãs na casa da prima que tem precisamente 1 ano e 1 semana de diferença da minha pequena.
Ora, a A. anda na fase da dentada, da beliscadela e do "MEU". Mal a minha chega, a maioria das vezes recebe-a de mau humor e anda sp na picardia a disputar brinquedos. Se a Carmen foca-se num brinquedo qq, ela salta a correr para o arrancar da mão. A outra pega em alguma peça de brinquedo e dá-lhe na cabeça .... A minha chateia-se é claro, e muitas vezes (ou a maioria) qdo digo se quer ir ter com a prima diz logo que não e levanta-lhe a mão. Engraçado, sozinha aprendeu-se a se defender, tenta afastá-la para se proteger, não levasse ela já umas valentes dentadas e empurrões.
Eu sei que são coisas caracteristicas e muitas vezes temos que ter uma atitude de abertura, compreensão e respeito pelos sentimentos dos nossos pequenos.
O que é certo é que ela para além de arisca e independente, a carmen começa a fazer o mesmo na sua casa.
Ontem foi lá a prima Beatriz vê-la (tem 4 anos) Achou muita piada por e dispor dela, quer que sejam paus mandados delaa! hihihi. Puxava-a para dançar e para ir ver a ratinha. Mas qdo se apercebia que a outra ia mexer nos seus brinquedos ia logo a correr para lhe arrancar as coisas. Tinha que ser ela a dar, senão vai de birras e de querer chegar-lhe ao pelo. Á minha irmã inclusive que estava sentada no chão connosco, foi-lhe virar uma página do album de fotos que estava a ver, deu-lhe logo uma palmadinha. Ai ai ai.
Criar é fácil, educar é dificil!
Estratégias? Calma, escuta, por-nos no lugar dos nossos filhos
beijinhos
Carla

1 comentário:

Blog da Maggie disse...

ui e ainda não viste nada, acredita!

Tudo de bom
Maggie