sábado, 10 de abril de 2010

Uns dias de férias... e não só

Esta semana fomos finalmente à Capital. 3 diazinhos para descontrair... O hotel só foi confirmado à ultima hora e acabámos por sair às pressas na 3ª feira pois queriamos apanhar o periodo de sesta da Carmen para fazer a viagem...
Dormiu 1 hora, menos mal... isto pq a Carmen tem azia ao carro, nunca foi habituada a andar de carro, sp prefiro andar a pé e os trajectos que faz de carro são curtos.
Ficámos no Opera Vila Galé junto a Alcântara. Só vos digo, a minha filha tanto tem de campónia como de cosmopolita e adora novos ambientes. Haviam de vê-la no quarto do hotel... era tudo dela. Aproveitámos o resto da tarde para passear nas docas junto ao rio e saimos pra jantar em Belém. Esta parte já foi mais complicada, pois o restaurante era minusculo, estava frio para ficar na esplanada e a Carmen não parava quieta, o pai mal comeu... e dps o soninho... enfim.
No dia seguinte, logo bem cedo, pois a menina madruga, saiumos rumo à expo. Fomos ao Oceanário e haviam de a ver... delirava com os peixes, chamava-os, dava gritinhos de felicidade, falava alto...mto expansiva. Os turistas estavam encantados a ver aquelas cenas, e ela, claro, gosta de audiência e ainda fazia pior ;). Quase no final da visita a pilha foi acabando e na saida foram precisos apenas alguns minutos para se deixar dormir no carrinho. E ainda bem... pois assim pudémos almoçar sem pressas...Acordou mm na hora certa para almoçar e dps andou por lá, na relva a correr e a brincar.
Entretanto, um dos objectivos que tinha, era regressar à IVI, sentia a necessidade de voltar lá, talvez para encerrar um capitulo muito importante da minha vida. Fomos então à clinica, e passado este tempo todo, sai do carro e ainda senti o coração a saltar pela boca, como estas coisas nos marcam... O Dr. Sergio estava em reunião com a equipa, a clinica estava vazia. Decidimos esperar um pouco e finda a reunião, começa a sair da sala uma série de caras conhecidas, entre assistentes e médicos... UM enxame em redor da Carmen, que claro se escondeu atrás do pai, ficou super envergonhada. Por fim só restou o Dr Sergio, falámos um pouco. A Carmen aceitou o seu colinho e teve direito a foto com o "padrinho" para o album. Sai de lá mais aliviada, não sei... talvez com a sensação de dever cumprido.
Depois acabámos no Olivais Shopping. Fomos Às compras para jantarmos mm no quarto de hotel, pois a Carmen com um dia daqueles, n se iria aguentar mto mais tempo. O que eu me enganei... Lá, não parou um minuto, dêem-lhe espaço aberto para correr e ninguém a ´pára ;). Ela entrou em lojas, ela foi ver os caezinhos duma loja de animais... regressámos por fim ao Hotel.
Mas a boa da Carmen estava tão excitada que só adormeceu perto das 11 da noite.
Na 5ª feira, tomámos o pequeno almoço e saimos para Belem. TInhamos planeado fazer a mm coisa de regresso, aproveitar a sesta da Carmen pra fazer a viagem... Os planos sairam furados! Ela estava tão maçada que se deixou dormir ainda nem 11 horas eram...pudera a dormir tão pouco e acordar tão cedo...Tivemos que nos render as evidencias e lá teria que ser o que tivesse que ser. Almocámos e dps de mais uns passeios partimos pra casa. Podia ser sido pior, mas foi mau! A dada altura já não queria ficar na cadeira, não se entretia com nada, eu toda torta, já a passar-me com o calor ( o a/C estava descarregad0), mal disposta. Fomos parando, a certa altura tive que lhe por à mama a ver se não chateava até que chegámos... ufffffff...
Um passeio, serviu para mudar de ares, mas claro pra me cansar em dobro... com crianças tudo muda, não é verdade?

A falar nisso, ando um pouco triste com o compartamento da minha filhota para comigo... tão birrenta... sp a testar-me... e a persistência dela... por vezes sinto-me a perder o controlo, não sei se é pela exaustão de estar 18 meses com ela dia e noite, (em casa e no trabalho) sem ter ajuda nenhuma... sem puder contar com os avós, (o que me entristece tb), se é pelo facto de estar grávida e as hormonas estarem a contribuir para a minha falta d epaciencia, ou se são ambas as coisas... não sei! Só sei é que a Carmen só quer o pai... A diferença de comportamento é abismal... talvez seja precoce e já esteja a entrar noutra fase piso-afectiva...
Hoje por exemplo, saimos para ir ver à musica para bebes. Como o pai deixou-nos à porta, às pressas, ela não ficou nada contente, começou a fazer birra. Quando iniciou a sessão, começar a berrar tão alto, mas tão alto que o musico queria falar e já gritava e mm assim não se ouvia.. As crianças todas a olhar pra ela, por respeito áquela gente, saí... Apetecia-me ter ficado e fazer finca pé, mas não estava sozinha com ela :( nada a acalmava. Fomos à bebetece novinha em folha por estrear, começou a olhar pros brinquedos e livros e mais chorava... a rapariga que promove os concertos conhece-nos desde as 3 semanas de vida da Carmen e ficou parva com aquela atitude... eu senti-me ferver, perder o controlo... tentava acalmá-la, falar com ela, mais esperneava. Tentei aproximar-me um pouco, mal saía da porta parecia que a estava a esfolar. então disse para mim que não valia a pena, fui-me embora. Meti-a no carro (á força) pois não queria por nada ir para o carrinho, e eu não posso andar com ela ao colo todo o tempo... Estava com os nervos à flor da pele, acho que quem olhasse para mim, devia ver uma louca, a falar sozinha... como cheguei eu a isto??? Levou o caminho todo até casa a chorar. Entretanto decidi passar na priminha, a ver se se acalmava, qual quê???? chorava e chorava... não deixava ninguém se ouvir... chorava porque não queria lá estar e depois chorou por não querer sair, chorou por ter que ir pro carro, chorou por não lhe deixar subir as escadas sozinhas... e dps chorei eu sozinha qdo cheguei a casa... Tudo tem sido tão dificil com ela, vestir é dificil, sair de casa, mudar fralda... tudo. Com o pai é umamaravilha... e eu dou-lhe atenção... portanto acho que sou mm a rival dela, ou está saturada de mim... Espero que melhores dias venham, pois caso contrário, tudo o que fiz por ela, todo o meu empenho, envolvimento, apego vai transformar-se ou direccionar-se para caminhos menos coerentes :(

beijos
Carla

5 comentários:

Sandra C. disse...

Olá Carla, a tua menina está muito linda, quanto à fase que ela está a passar, pode ser que não passe disso, uma fase. Já falaste com o pediatra?

Jokinhas e muita calma...
Sandra C.

Luna (Dina) disse...

Oh minha amiga deves estar exausta. São dias amiga. As birras...aiai. Será que ela nao anda ja com ciumes desse barrigão??? Tenho a certeza que melhores dias virão. ela tb ainda tem dentinhos pra nascer e tb pode ser isso que a deixa mais irritável.
Beijocas e até sabado

Vânia e Mariana disse...

O fim de semana, deve ter sido optimo, cansativo claro, mas fantastico.... :)
Sabes que os miudos passam fases menos boas...Fala com o pediatra sobre o que se poderá esta a passar...
Tens que ter calma....

Beijinhos,

C.F. disse...

Da próxima vez que vieres à capital avisa ok??? Pode ser que dê para nos encontrarmos ;-)
Não desanimes com o comportamento da Carmen pois é normal e vai passar. Ela coloca-se ao teu nível e sente-se igual a ti, estás sempre lá para ela é natural que isso aconteça. Sem deixares de marcar a tua posição e cheia de paciência vai continuando a fazer o que fazes melhor, ajudá-la a crescer.
Beijinhos.

Raio de Sol disse...

vai passar linda, deve ser só uma fase...um ciumito que já aí anda por causa da mana que aí vem talvez...

espero que passe logo!

beijokas e força!