segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

16 meses

A minha Carmen está a deixar de parecer a minha bebe chorona... cada vez mais parece uma menina, uma senhorinha...
Agora cortei-lhe as franjas, está mm engraçada! Nós aqui andamos na nossa vidinha. Tornou-se impossivel levá-la para o trabalho, portanto eu e o meu marido fazemos uma ginástica daquelas para sp assegurarmos a mudança de turno! lol
Cada vez mais independente, corre os cantos à casa. Lá vai ela destemida e qdo chamamos por ela, cala-se bem calada. Adora jogar ao esconde esconde, então com a maluqueira de a chamamos solta logo uns gritinhos e esconde-se debaixo de alguma coisa que esteja à mão: cortinado, mesa, manta, etc., etc. Adora os wc, abre as torneiras, abre as portas e pega nos cremes. Adora ir espreitar qdo eu ou o pai estamos a dar duche! Tanto tem de independente como chata. Há dias em que só quer companhia, pede para enfiarmos o fantoche na mão e pedirmos que ela dê papinha. Percebe tudo o que dizemos, e qdo lhe peço alguma coisa vai buscar. Conta os dedinhos dela, os nossos e os bonecos. Continua fascinada com os bebés. Dá-lhes colo, abraçinhos, palmadinhas, massagens, enfim. É mm moça, colares, fios e pulseiras é com ela.
Gosta muito de passear e ir ao parque. Quando lá chega vai a correr para o escorrega e de lá não sai. quer trepá-lo e descê-lo. Quando vê os carroceis vaia correr para eles e faz birrinhas.
Anda muito conversadora e diz muita coisa imperceptivel. Do que se percebe bem e me dá uma grande graça é ela se por aos gritos a chamar por mim ou pelo pai: papaaaaaa?
Diz mama, papa, vovo, titi, popo, nana (banana), toto, oia (olá), ai ai, tá, tô, aaaa (água), dá, bebe, dede (o nosso passaro) (...).
Dorme as suas folgas, gosta muito de iogurtes e comida em geral. Uns dias está mais virada que outras, mas do que ela não abdica são das mamas, principalmente de noite e de manhã.
à noite antes de se deitar, vai buscar a sua mochila cheia de livros e toca a falar das imagens e das histórias, dps canto-lhe o vitinho e ela deita-se já molinha. Quando se agarra à mama, é pq está ko. As noites são sp imprevisiveis! Há vezes em que acorda imenso, ora a chorar (penso que com pesadelos), ora a chamar por mim com fome, outras porque simplesmente não quer dormir, como há aquelas em que dorme serenamente acordando 1/2 vezes. Essas para mim podiam ser todos os dias. A Carmen continua a dormir no nosso quarto, colada à nossa cama. Não tenho forças para sequer imaginar que lhe ponho no quarto dela e tenho que me andar a levantar a noite toda, ainda por cima, agora grávida, sonolenta e cansada... Solução? Não sei, ainda tenho tempo para ver como vai ser.
De manhã, quer mais histórias. Anda fixada no Dvd da bebe Lilly. Eu coloco para ela ver na sala, pq é a unica forma que tenho de me despachar e comer alguma coisa.

E falo tudo no geral, assim são as novidades dos 16 meses. Foi às vacinas e portou-se muito bem, graças a Deus não teve nenhuma reacção.
Esta 6ª feira fomos ao aniversários da bisa e fiquei estupefacta com a minha Carmen. Portou-se lindamnete, andou a correr o restaurante d elés a lés, já sabe acompanhar as primas mais velhas nas brincadeiras, completamente eufórica.

E são assim os nossos dias, qdo tiver tempo coloco umas fotos

beijinhos e boa semana
Carla

Sem comentários: