terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

a consulta de pediatria


Só ontem fomos à consulta de pediatria, pois a médica esteve doente a semana passada.
A Carmen está com 6,850kg e 62 cm. Falámos do refluxo, da reacção a estranhos, da tv, posição para dormir entre outras coisas.
Em relação ao refluxo, perguntou-me qtas x estava a Carmen a mamar e eu disse-lhe que mamava frequentemente, por vezes de hora a hora. Então veio-me com uma história que se não estivesse a aumentar de peso, podia-se dar o suplemento AR e que não devia mamar tantas vezes, que devia aguentar 3 horas até mamar! Impossivel!!! Não vou fazer isso, até porque acho que as mamadas têem que ser livres. Tenho uma opinião bastante formada em relação ao aleitamento materno, graças a tudo o que fui pesquisando e lendo sobre o assunto.
Quem aguentou 4 meses e meio de babete, mudas de fraldas de pano, roupas e afins aguenta mais um tanto.
Em relação aos estranhos, parece que temos uma carmencita precoce. Ela sorri para o adulto, mas não lhe peguem ao colo que ela desata num pranto que lhe parecem que estão a esfolar viva!
Ontem foi um dia daqueles. Primeiro a pediatra, não chorou mas passado alguns minutos e andar a ser mexida cá e lá desata a chorar e não se cala a não ser quando lhe enfio a mama na boca.
Depois da consulta tive que ir fazer umas horinhas de trabalho. O meu marido ficou com ela e passado instantes começei a ouvi-la chorar em prantos, fiquei logo desorientada. ´Larguei tudo e fui ter com ela, estava tão cansada de chorar que mal pegou a mama deixou-se logo dormir.
Dormiu a sua tipica meia hora e eu ainda não estava despachada :( O avô a pegar-lhe... acha alguma piada, mas por pouco tempo começa a choramingar e eu não consigo vê-la chorar. Entra-me um stresse no corpo, contando para mim até 10 para não a arrancar logo dos braços, pois vê a menina a chorar e o que diz é que a neta gosta é do colo do avô!
Andou ao meu colo cá e lá. Esperei que a dermatologista terminasse as consultas para lhe mostrar umas manchas que tenho nas pernas. A Dra. é um doce de pessoa, muito carinhosa. Teve a feliz ideia de lhe pegar enquanto eu punha as calças para baixo, e buáaaaaaaaaaaaaa! Bem, até me assustei com aquela choradeira toda, derramada em lágrimas de braços abertos para mim! Jà viram isto???? Como vou trabalhar??? não sei!
Em relação à TV, a rapariga tem um fascinio. Fica vidrada mal à um descuido da nossa parte. No outro dia deixei-a no tapete de actividades de costas para a televisão. Quando cheguei a ela, estava toda torçida com a cabeça virada para a t.v.! Perguntei à pediatra que disse não ser aconselhável, dada as radiações... Sempre tive a ideia de não a por a ver t.v devido à sobreestimulação, à passagem muito rápida de imagens. Pronto TV não!
A posição para dormir. Já tentei de tudo e a moça só me dorme com a cabeça virada para o lado direito: mudei da cabeçeira para os pés do berço, tirei o rolo que ela adora se esfregar e aninhar e nada! Resultado: tem a cabeçinha um pouco alterada, de um lado ligeiramente mais achatada que no outro :( mas... já teve pior. Veremos agora que ela só quer estar sentada, se o quadro se reverte.
De resto está muito bem! Está com um óptimo desenvolvimento psicomotor: na espreguiçadeira faz uma força enorme, só quer jogar-se para a frente e estar sentada. No outro dia experimentei pô-la na cadeira de refeição que foi herdada da sobrinha e a moça lá ficou toda satisfeita da vida.
Está muito atenta a tudo. Parece que quer responder quando falo com ela. Já brinca e agarra os brinquedos e leva tudo à boca. Uma verdadeira princesa.
Agora a batalha que tenho é tentar que durma as folgas. E quando as dorme, esticá-las um pouco, pois não dorme mais que meia hora, ou menos que isso.
Hoje deitei-a no berço na penumbra. Estava com medo de o fazer por causa da confusão do dia com a noite, mas a pediatra diz que já não há problema. Depois de algum protesto deixou-se dormir (à mama). Está prestes a acordar.
E esta semana vamos dar a 2ª dose da Prevenar e as outras vacinas dos 4 meses. Até me doi o coração :( mas tem de ser.
Beijinhos muitos
Carla

10 comentários:

Sandra Neves disse...

A Carminho está linda, crescida e muito determinada...sabe bem o que quer e o que não quer...tás tramada ;)
Com calma vais ver que encontras o equilibrio.
Um beijo enorme
Sandra

Susana Pina disse...

Está lindaaaaaaa a Carmen!!!!! e tu tens todos os motivos para te orgulhares dela...
quanto à choradeira, lembro-me a minha mãe contar-me que eu era igual, a minha mãe pasava a ferro com um é no carrinho a embalar para lá e para cá...e quando dormia na caminha ao lado dos meus pais, se a minha mãe se virase para o meu pai, era uma choradeira pegada...(ciumenta)...
Isso passa amiga, são fases, e não te esqueças que a tua menina está muito kigada a ti, por toda a dedicação que lhe tens dado.
Beijouinhas às princesas mais lindas
susana

Vânia e Mariana disse...

Que bom que esta tudo bem!!!!!!!

A Carmem esta linda!!!!!!!!!! :)

beijinhos,

Unknown disse...

è a 1.ª vez que te visito :)
Temos o mesmo problema com as sestas... paciência.
A tua filha é linda! Parabéns.
Beijinhos

C.F. disse...

Já não te lembras como era a tua vida sem a Carmen, pois não? Estás a viver um estado de felicidade suprema e isso sente-se tão bem.
A tua princesa está a cada dia que passa mais encantadora ;-)
Deixei-te um miminho no meu blog.
Beijinhos.

Sem Desistir disse...

Pois é, a Felicidade percebe-se, e isso é que importa. A princesa está linda!!!

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Está tão linda a tua Princesa.

Temos de ter muita paciência.
Quanto às vacinas, até dói a alma...

Bjs Cláudia

Dina disse...

A princesa está linda linda!

E que crescida!

Logo logo vou matar saudades amiga

beijocas e ate breve

Anónimo disse...

Olá querida mamã, a tua filhota está o máximo, muito bem desenvolvida!Quanto à mãezite, a Joana ainda a tem e já conta com 15 meses :-)
Relativamente à cabecita, na consulta dos 4 meses (penso), a pediatra também referiu que ela deveria alternar a posição de dormir; o que fizemos foi usar o rolo, que colocamos por detrás das costas da Joana e iamos alternando durante a noite, quando ela acordava para mamar.
Beijinhos e bom fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

Cakuxa disse...

Amiga que linda está a tua Princesinha, é linda, linda, linda!

Ainda bem que está tudo bem!

Mil beijinhos