quarta-feira, 11 de junho de 2014

E depois das obras?

Praticamente o meu tempo livre é atualmente dedicado à minha casa.
Sim, à casa que reconstruimos quando menos esperávamos, agarrando uma série de fatores que culminaram no arranque desta obra inesperada.
A casa em si, está concluída, mas ainda existem um cem nr de pormenores para tratar: partes da casa que precisa dar 2ª demão tinta, cuidar das pedras naturais, do hidráulico, portas e toda a madeira foi colocada em bruto, ou seja, esperando por uma oportunidade para ganhar nova vida rustica.
O exterior também precisa de terminar pavimento de algumas partes e fazer base chuveiro exterior e pintura, molduras... ahhhhhhh
mas que trabalheira tão grande. Tem sido cada dose. Tudo tem sido feito por etapas, mas agora a casa precisa dar uma grande reviravolta no interior.
Os materiais que escolhemos foram os mais rústicos possíveis. terracota manual, pedra e madeira....
Mas para tratar? tem sido uma grande odisseia.
Fizemos algumas asneiras por pura e santa ignorância. Meu marido com tanto pó e restos de
obra, começou a ver que não se safava com varredelas e começou a lavar o chão com mangueira! Pareceu-me uma ideia inteligente, mas apercebi-me que foi um grande erro que cometemos. O ladrilho depois de assente tem que estar pelo menos 1 mês nos mínimos dos mínimos sem levar água. Mas ele levou litros e litros de água sem destino e agora sendo um material tão poroso, está manchado, com muitas eflurescencias por todo o lado :) inicialmente pensei que era normal, que era porque o chão estava sujo e poirento, mas agora comecei a perceber que se deveu a isso, pois só agora na fase pos obra me interessei em saber quais os métodos mais adequados. Nunca pensei, nunca imaginei e também não me informaram convenientemente. Apenas me disseram que teria que esperar por tempo quente para dar um impermeabilizante, mas ninguém me informou que o chão não podia levar água. Fiquei chocada e desde aí há proibição de molhar mais este chão.
Por enquanto não sei como vou resolver o problema ou minimizá-lo. Mas há muito que fazer, por isso....
O soalho dos quartos é todo em madeira e aqui tenho outro grande problema... Foi pisado e espezinhado por toda a gente naquela obra, eletricista, pedreiros, serventes... deixaram-me o chão numa lástima autêntica, sobretudo nas zonas de passagem... Negro, marcas negras que não saem por nada... tivemos mesmo que lixar mais essas zonas para disfarçar pois por mto que esfregasse nada feito :( dps decidimos dar um óleo biodegradável mto conceituado e andámos os 2 hoje de rabo para o ar a espalhá-lo à trincha.... A madeira chupou aquilo tudo, qual puxar lustre qual quê.... não queria passar o verniz, mas estou a ver que não vou ter outra hipótese. Ainda para mais porque estamos a pensar rentabilizar a casa para férias.... Uma coisa somos nós, os donos, outra coisa outras pessoas, até me dói a alma.
As portas foram recuperadas, e hoje também foram pintadas. Falta envernizá-las... As portas dos armários já levaram o produto de protecção contra a bicharada, mas precisam ser também protegidas com uma pelicula  de verniz mate.... Pensei em escurecer um pouco as madeiras da sala, mas o trabalho tem sido tanto que acho que vão ficar mesmo no ttom natural....
As paletes servirão de camas para os quartos de cima, e também já foram lixadas, e protegidas. Falta pintar as do meu futuro quarto que as quero de branco....
Sem pensar que teria esta maçada, e novamente por ignorância, tínhamos enchido uma divisão com uma série de peças de mobiliários, entre outras coisas, para depois decorar a casa.
Acontece que o chão de barro estava encharcado, coincidiu com umas semanas de mau tempo que não fomos à obra, qual não foi o meu espanto quando me apercebi que os ladrilhos estavam a expelir água e tinha uma série de coisas que estavam em contato direto com o chão, com mofo! Pois sim! mofo e chão manchado. Falta de ventilação, ladrilho muito húmido, foi este o resultado: toca a distribuir coisas pelas divisões fora do previsto, mas assim não podia continuar.
Como vêem tenho tido alguns contratempos, e queremos ir fazendo as coisas os dois. Com crianças é duplamente cansativo e complicado.
Entrei em fase paranóica, pois agora percebi algumas coisas fundamentais no tratamento destes materiais e não vejo a hora de impermiabilizar o chão e as bancadas que são todas de barro.
Não imaginam, parte-me o coração, ver aquela cambada ir aos Sábados trabalhar e andar com almoços e petiscos e a deixar cair coisas no chão.... Hoje olhei para o alpendendre e deparo-me com nóduas de gordura! Como as removo do barro não tratado?!!!!! Derpois são os timings, ando a ver se não molho o chão, para esperar pelo tempo quente e abafado e dar aí uma limpeza mais funda... só dps de 8 a 15 dias daí poderei dar o impermeabilizante. até lá,d evo ter as coisas todas lixadas....
Comigo nada é fácil... também assim se dá valor e se pode dizer que o que está ali feito saiu das nossas mãos...
Não tenho tirado fotos do antes e depois, até já mesas de cabeceira de troncos de amendoeira que andamos a cortar do terreno temos em plena fase de finalização. Como vêm trabalho por aqui abunda.
Conto muito em breve, puder respirar fundo e ficar satisfeita com o resultado final.
boa semana

1 comentário:

C.F. disse...

Carlita,
Hoje deixo-te um beijinho para que saibas que ando por aqui ;-)
Compreendo tão bem a tua odisseia... relaxa e vive o momento pois de outra forma o stresse dará cabo de ti.

Beijinhos.