terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aproveitar as insónias

para por a escrita em dia...
finalmente o calor abrandou! Que alivio... pelo menos enquanto dura.
36 semanas fresquinhas, barrigão enorme. Com o obstetra de férias, consulta só mm dia 30 Agosto ás 38 semanas. Fiando-me que nas entrelinhas teria consulta pelo SNS e poderia certificar-me em que posição está a Eva, mas até agora fica o gostinho de quem quer provar e não tem... ou seja: consulta que deveria ser feita às 35 semanas, não disseram nem ai nem ui! Fui averiguar o que se passava, disseram-me que o processo estava em triagem! Contactei a tia do meu marido que trabalha no hospital para ver se sabia pormenores, com sorte ou azar a visita ao hospital vai ser só mesmo na hora de parir. Há que manter a esperança... COitado daquele que depende unicamente dos serviços publicos de saude, acrescentando a agravante de incompetência e desactualização de alguns médicos de familia, como confiar??? É o que temos.
A Eva continua a dançar e a nadar subindo para o 1.º andar, descendo ao rés do chão. Mas gosta mesmo é de estar esticadinha na sua caminha de rede. IMpossivel perceber como está posicionada, portanto mocha ou qq mezinha é adiada até dia 30.

Por sua vez a Carmen floresce dia após dia. Fala tudo, parece uma macaquinha empoleirada às barras do ginásio do pai ou às minhas pernas.Salta, dá margulhos do sofá para o chão, dança e canta. Apanhando-me dobrada lá vem ela empoleirar-se às minhas costas, querendo que eu seja o seu cavalo.
Tem tantos recantos em casa e no terraço, que se recusa a sair de casa. Raramente sai por sua vontade, às x tenho que pegar nas chaves e dizer "xau menina", e lá vem ela a correr de algum buraco onde esteja enfiada.
Embora desdentada, de um dia para o outro desataram a romper-lhe dentes, os pré-molares em cima e em baixo, qdo ainda não tem os incisivos e outros cujos nomes agora não sei, mas que supostamente deviam ter saido 1.º. NãO tem sofrido muito com os dentes, embora haja noites em que se queixa mais e ja diz: denti, baxeee (o dente de baixo) e pega no meu dedo para lhe massajar/coçar a gengiva.
Tem dormido no seu quarto, mas ultimamente tenho ido deitar-me com ela, devido ao a/c que lá está, e como já disse, tem sido insuportável tolerar o calor.
O desfralde tem corrido mto bem. Pede xixi e coco quase sempre. A luta era agora não mijar-se pernas abaixo cqdo tem as cuecas. Pois bem, é preciso estar mto atenta e ainda faz por x xixi, porque acho que associa à fralda, mas já vejo grande avanço. Observo que se descuida mais, ao final do dia qdo já está cansada ou distraida.
As rotinas do sono alteraram-se, mas por iniciativa dela. Agora pede para ir fazer ó-ó e tem sido mais cedo. Então lá vamos para o wc, lava os dentes e as mãos. Limpo-lhe a cara e ponho-lhe a fralda da noite. Dps vamos para a sua cama, coloca o "golfo" (golfinho luz de presença) despede-se dele. Completa as frases "anjo da guarda da minha???? e ela diz: compaiaaaa e assim sucessivamente. lol. Dps vem a parte da cantoria, adora~uma versão da loja do mestre andré, onde vai dizendo os nomes de quem ela quer, bem afinada e dentro da melodia da musica. Já meio cá meio lá, pede sp para ir fazer chichi. Então lá a tiro da cama e vamos ao wc e faz sp uma mijada. Volto a colocar a fralda, mas ela resmunga. A maior parte das vezes acorda com a fralda seca e pede-me já de manhã para ir fazer xixi e nessa altura parece uma torneira aberta.
Para eu n me deixar dormir antes dela, acabo por ir cantarolando o seu dia a dia, ela vai encostando a cara à minha, poe-se para cima de mim, faz 30 por uma linha até apagar. Qdo apaga vira-me o rabo e assim tem sido o nosso ritual. Nunca mais pediu mama para dormir, mas a 1ª coisa que faz qdo acorda é querer mamar, e aí eu deixo.

Agora ando mais preguiçosa, mas tb tenho aproveitado para descansar um pouco, visto que o marido tem se dedicado a quase todas as tarefas domésticas! è bom não é?
Tb mereco.
O trabalho abrandou, como é caracteristico no mes de Agosto e eu ultimo o acompanhamento dos ultimos casos, pois em Setembro conto em não fazer mais nada, a não ser o essencial e relativo à gestão da clinica.

O próximo passo é reunir o enxoval da Carmen, passá-lo mais uma vez por água. Passar as poucas roupinhas que entretanto me ofereceram ou comprei e ir adquirindo outras da lista que fiz, para a Eva.
Este post já vai longo, dps regresso

bjocas
Carla

Sem comentários: