segunda-feira, 2 de março de 2009

Dia Não...

Acabo o fim de semana cansada e preocupada...

Andava eu a pesquisar algumas coisas na net e acabo por dirigir a minha atenção para a Plagiocefalia posicional.
Como tinha dita há uns tempos atrás, a carmen tem a cabecinha do lado direito mais achatada. Tinha comentado com a pediatra esta situação nas 2 consultas (2 e 4 meses), não tendo esta dado muita importância. Disse-me para a tentar colocar a dormir para o lado esquerdo e que agora quando começasse a sentar-se a coisa recompunha-se. Caso contrário tb depois com o cabelo disfarçava!!!
O que é facto é que tentei de tudo: rolo para ficar de lado; tirar-lhe o chouriço que tinha no lado direito para ver se se vinha aninhar no lado oposto, mudar-lhe a posição da cabeça, por-lhe a dormir dos pés para a cabeçeira e nada! Sempre acabava por levar a dela avante, e eu... eu deixei de me preocupar tanto com a situação.
No entanto comecei a olhar para a cabeça dela e não vejo melhoras nenhumas, parece-me inclusivé que está um pouco pior :(
Quando começei a pesquisar, fiquei assustadissima, pois li que para além da deformidade em si, poderá ter consequências ao nivel psico-motor. Continuei a ler, testemunhos, sites, e só me vinha à cabeça que a minha menina pudesse vir a desenvolver este quadro clinico :(
Comecei logo a culpabilizar-me por não ter insistido mais na posição de dormir, começei logo a imaginar tratamentos, idas a Espanha, colocação de capacete, enfim...
O meu marido teve que me abanar e restaurar um pouco da minha calma. Escusado será dizer que não dormi nessa noite e andei todo o Domingo abananada.
É claro que depois veio a lucidez e pensar no que podia fazer. No livro que estou lendo da Pantley, coincidencia ou não-fala na prevenção deste problema. Nada que já não soubesse, mas agora não poderia vacilar. Li algures tb que a cadeira Bumbo é boa, visto que permite aos bebes ficarem sentados, portanto menos tempo pressionando a cabeça.
A m*** é que no Algarve não há nada- 3.º mundo, Lá disse à minha cunhada para me trazer uma do Toy-r-us, visto ela ir a Lx esta semana.
Coinstrui uma verdadeira fortaleza no berço. Coloquei uma almofadinha alta debaixo do travesseiro e chouriço que cria inclinação no lado direito. Pus novamente os rolos e é ver a carmen a lutar e a investir para ir se aninhar no seu cantinho que até dá pena, mas... parece que está a resulltar, ela esta noite dormiu virada para o lado esquerdo e ás mini-sestas tb- que remédio tem ela.
Depois dizem que deve promover-se as brincadeiras de barriga para baixo- ela gosta mas cansa-se. Vou sentando-a no sofá entre almofadas e continuo a passar muito tempo com ela ao colo ou no pano.Depois disto, não me sobra quase nenhum tempo. Já medo tenho de lhe deixar na espreguiçadeira :(
E pergunto-me. COmo é possivel? Tantos bebes que fiquem quase todo o dia deitados e não tÊem nada. A minha filha deve ter açguma predisposição para... Porque a pediatra não deu importância? Nestas alturas, sinto uma exaustão de não ter tempo nenhum para mim, dar tudo o que tenho, dedicar-me quase apenas à Carmen e depois ser confrontada com estes problemas... Posso estar a exagerar, sei que ando cansada.
De há uma semana para cá que a carmen acorda ás 6 da manhã e não dorme mais... Quando faz a sesta da manhã, costumo-me deitar tb por meia hora ou 1 hora- o tempo que ela dormir e depois é ela acordar e non stop.
é QUE ajuda, só do meu marido, que tem sido incansável. Disponibiliza-se para tudo, para as limpezas da casa, para cuidar dela mas... ele tb pouco tempo está em casa e quando está são horas da carmen dormir. Sou só eu. As vezes questiono-me spbre isto. Sou só eu e o meu marido! Os avós estão ocupados com a vida deles e tentam ajudar doutras formas...
Bom, estou mesom em dia não... Soube-me bem desabafar, mas vou parar por aqui, senão ponho-me nas queixas e até culpas atiro ao tempo de porcaria que está!

p.s. dps dou as respostas ao desafio. Podem continuar nas adivinhas

beijos e boa semana para todos
Carla

9 comentários:

Kitty disse...

Espero que a pediatra tenha razão e que não seja nada de mais.
Anima-te!
Beijinho

Susana Pina disse...

Os nossos medos não acabam quando eles nascem, naõ é Carlita? Agora já conseguis-te fazer com que ela durma do lado certo, por isso vais ver que a pediatra está certa, e Carlinha, não te ponhas a pesquisar muito, porque ficas pior, é sempre assim.
Um beijão gigante às princesas lindas
susana

Dina disse...

querida o alexandre tambem tem esse problema, e eu tb andei um pouco preocupada mas neste momento ja esta melhor e ele proprio ja se vai virando pro outra lado. Nao te preocupes isso vai ao lugar. Eles habituam-se a dormir de uma forma e depois olha é dificil. Mas quando ela se virar melhor ela propria vai se virando, Npo entanto se a fores virando isso tambem ajuda. Hei miuda nada de stress. Mas eu sei bem como é isso do sózinha. A malta é forte e se uns dias ta mais em baixo há que sacar dos recursos pra levantar a moral. No centro de saude a enfermeira disse-me que em principio aquilo passava e ja esta bem melhor (mas hoje vou verificar bem.lol)
Beijoca grande e força

Angel disse...

Amiguinha nada de pôr o carro á frente dos bois! Então?! Calma...
Fala com o médico e se possivel pede uma 2ª ipinião nao hade ser nada.
Bjs e que tudo esteja bem

Anuska disse...

Querida amiga, o melhor é analisares a situação com calma e se não te sentes à vontade com a opinião da pediatra, porque não procuras um especialista? assim tiravas todas as dúvidas! Vais ver que não é nada demais! Muitas beijocas e tudo de bom para ti e para a Carmencita!

Anónimo disse...

Calma, querida mamã, não há-de ser nada...não te culpabilizes, nada disso!
Mil beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Maria Lavrador disse...

Eu acho que deves mesmo manter a calma e consultar um especialista, pois só eles é que te podem dizer realmente se a tua menina tem esse problema ou não. É sempre bom ouvir uma 2ª opinião e pode não ser nada de diferente. O meu filho tem a cabeça enorme, está sp a rebentar a escala dos percentis e no entanto está tudo bem com ele, apesar de muito relatos de problemas que podem estar associados a esta situação

Por isso tem calma, vais ver que não é nada e procura a ajuda de outro médico

Bjs e que fique tudo bem

Vânia e Mariana disse...

Vais ver que não vai ser nada, e de qualquer forma com tudo o que estas a fazer a tua menina não vai ter nada!!! :)

beijinhos,

Cakuxa disse...

Amiga conheço um caso idêntico e resolveu-se com o facto de ir mudando a posição, neste caso era na parte de trás da cabecita!

Vais ver que passa e que tudo não passa de um susto!

Mil beijinhos