quarta-feira, 15 de abril de 2009

Depois da tempestade...

A tempestade abrandou! Ca estou um pouco mais "fresquinha". As ultimas semanas não foram fáceis. Não sei o que se passou, mas a Carmen começou a dormir mal à noite e obviamente, se ela não dorme, muito menos eu. Levava muito tempo até ficar de vez e depois andava a acordar quase de hora a hora, até que se lembrava em plena madrugada que não queria dormir mais, e depois deixá-la dormir?
Andei completamente exausta. Mas quando ando nestas fases, ou seja qto menos durmo, mais activa ando e não consigo dormir. Num piscar de olhos perdi quase 3 kg, deixei de ter energia para treinar e andava sempre esfomeada, mas sem tempo para comer.

Cá por casa, foi um stresse até atinar com os horários para as nossas refeições e para as da Carmen. A menina comia, pouco depois começava a esfregar-se toda e lá ia eu tentá-la adormeçer. Com isto o almoço ficava para as tantas e por vezes já a altura da fome se tinha ido.

Mas agora as coisas estão melhores. Há noites ainda em que não dorme bem, mas nós habituamo-nos a dormir 4 a 6 horas por dia. Talvez estivesse mal habituada, pois a Carmen sempre foi um bebe muito bom de dormir.

Vamos às novidades. São tantas!
A Carmen parece um texugo, uma bolinha. Embora o peso esteja ligeiramente acima do normal, como é pequenina, enche bem o colo. Andar mais tempo com ela cá e lá, vai lá vai! As costas até chiam.

Quanto à comida. Depois das 1ªs colheres muito timidas, em que nada comia, agora está sempre de boca aberta, marcha tudo sem reclamar. Papa, sopa e fruta. Tenho-lhe dado a olho, mas tento que não ultrapasse os 150ml. Num instante vai e depois ainda pede mama.
Por enquanto ainda não passa sem a mama depois de comer, mas acaba por mamar pouca coisa e o retso é consolo.
As cagadas estão demais. Meu deus, santo rabinho! Não sei como consegue fazer aqueles presentes tão grandes. Chega a ser 3 por dia. è vê-la a comer a sopa e levantar o rabo meio de lado e já está! Mas não reclama, se não ouvisse ou não lhe cheirasse era capaz de andar borrada, já que para o pai, ela nunca está cagada, não lhe cheira a nada, lol.

No dia 1 de Abril, de um dia para o outro começou a sentar-se sem apoio. Adora explorar as mãos e entretem-se com os brinquedos que lhe vamos dando. Fascina-se no entanto, muito mais com pequenas coisas, como lenços de papel, um pedaço de plástico, um taparuere, as garrafas de água, o frasco do soro fisiológico ou seja tudo que ande por casa parece ser mais interessante que os seus pp brinquedos.
Não gosta muito de estar de barriga para baixo, mas eu vou-lhe enganando. Ponho alguns brinquedos e ela lá fica a esticar-se. Começa tb a estabelecer causa e efeito, então é vê-la a dar porradas no piano ou bater na lagarta pois apercebe-se que se o fizer sai som.
Ela adora música. Fica fascinada com os sons, treme toda quando vê a minha guitarra e continua muito observadora.

A fase de chorar cada vez que lhe olhavam tb já passou. Agora está muito simpática e até é capaz que lhe deixem pegar ao colo. Adora puxar os narizes, ou agarrar-se às bochechas com força. Se tiver óculos ou uns pendiricalhos, então, é o deleite.

Já passeamos no seu carrinho novo. Tirei-lhe do ovo e é vê-la toda direita a contemplar tudo, Parece que agora já não faz tantas pirraças, mas acho que tem mais dificuldade em deixar-se dormir, pois quer estar atenta a tudo.
Ontem montei o parque herdado da sobrinha e pu-la lá dentro, lá ficou toda contente.

A minha casa parece um parque infantil, com cantinhos e brinquedos por todo o lado! É que não é nada fácil dar conta do recado. A Carmen continua a sugar-me as atenções todas, depois são os afazeres da casa e algum trabalho que tenho que fazer.
Pelas primeiras vezes, ausentei-me. Deixei-a com o pai enquanto fui dar umas consultas. Como já tem outras alternativas, como a papa, consigo sentir-me mais à vontade, embora eu pareca uma panela de pressão, sempre que se aproxima a hora de sair e ainda não estou despachada.
É que só conto com o meu marido, e ele comigo.

Como vêem, a vida por cá continua a 1000 e pouco tempo resta-me para mim, para vir à net durante o dia.

As peripécias das férias da Páscoa ficam para outro post que este já etsá longo.

beijocas com saudades
Carla

5 comentários:

Cakuxa disse...

Olá Amiga, tanta coisa e já me ri imenso com as "cagadas" da Princesa, daí estar sempre com fome "entra e sai" lol!

Fico Feliz por estarem bem, a tua vida é stressante, agora imagina quando a doce Carmen começar a andar, ai ai, o que te fui lembrar...

Mil beijocas para vcs!

Susana Pina disse...

Oh! Amiguita, espero que as noites estejam melhores...não é fácil estar sem dormir.

De resto, vejo que a Carmen tem uma boca santa...que maravilha...

Uma beijoca grandeeeeeeeeee
Susana

Luna (Dina) disse...

hehehehe a moça cresce e não é fácil lidar com tudo. Eu sei isso muito bem.
Eu nunca mais almoçei nem jantei descansada. Nunca mais vi telejornais...nem faço ideia de como anda a crise, mas tambem não preciso basta-me ver as contas lá de casa que sobem sobem. Quanto a peso disso tu bem sabes que o rapaz pesa bem, embora agora o percentil de peso esteja pelo 50.

Aos poucos habituamo-nos...eu ainda acho que a partir de agora teremos de nos habituar todos os dias, tantas que vão sendo as mudanças.

beijocas

Vânia disse...

Vais ver que as noites vão melhorar!!!

Deve estar uma mulher, já tanta coisa que faz!!!tens que por aqui umas fotos!!!

jinhos,

Sem Desistir disse...

Tudo a melhorar!!
As novidades da Carmenzita são excelentes, são só progressos.
bjos