quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os progressos chegam ensolarados

com o Outubro que teima manter o verão.
Ora bem, temos avanços e novidades!
Ando tão bem de pé descalço pisando a terra fofa e empoeirada que esqueço do tempo, das horas e dos minutos. Experimentem... uma excelente terapia.
Agora as energias têm-se virado para o jardim. O Jardim que queremos ver crescer, num pedaço de terra árida, que outrora albergou uma alfarrobeira centenária e um monte de mato e pitas que escondiam descaradamente a vista inesquecível que temos até ao mar.
Uma grande pena tive, é certo, de mandar abaixo aquela alfarrobeira. Mas estava no meio do terreno :( se tivesse mais encostada ter-lhe-ia transformado num belo bonsai gigante, mas assim... peço desculpa, muita desculpa. Resta-nos a sua terra fértil e negra. Bom seria se aquele pedaço de terra fosse todo assim. Mas não é! Temos um monte de pedras que vamos tirando, peneirando... e temos num dos lados terra calcária, que não presta.
O meu marido bem cava, as miúdas bem ajudam e eu ora ando de enxada na mão, ou de ancinho.
No fim de semana, bem preenchido, fomos a Tavira. Fomos à feira e almoçámos um bom frango assado com batatas fritas! Há décadas que não me via sentada num restaurante itinerante, mas soube bem! Muito bem... Houve tempo para ir à praia e em todo o verão, acho que foi o dia que mais apetecia estar na água. UM caldo... Maravilha.
E porque as miúdas madrugam, o dia parece que não tem fim e chegamos ao meio da tarde, com uma mala térmica carregada de podas de grama, que apanhámos na ilha. Contribuímos para a manutenção daqueles espaços e aproveitámos para plantar mais relva. UMa maravilha de se ver, todos os pedaços tinham raízes, e sendo relva de praia, resistente será.
E é tão bom ver que a relvinha que plantámos há 1 mês está a rebentar toda! Com esta é a 3ª investida no espaço que dedicámos à relva. A 2ª plantação, foi fraquinha, a relva não era tão boa, e fez uns dias de muito calor e quase nenhuma resistiu. Mas agora esta fornada parece-me bem, resta-nos aguardar e testemunhar pacientemente o florescer da natureza.
No domingo fomos ao mercado e comprei umas aromáticas, um pé de maracujá, uma arvore de lima e uma pequena oliveira.
Escusado será dizer que de regresso a casa, foi sempre a mil.... Queríamos acabar o dia saboreando do trabalho do fim de semana. E depois de arranjar parte dos canteiros, plantei alguns vasos que tinha e as 2 arvores. mais não conseguimos. E a sensação é maravilhosa. Arvores nunca tinha plantado. Indiscritível.
Aos poucos vou aliviar o meu jardim citadino e mandar para o campo algumas plantas que tenho, para ganharem novo brilharete.


Por casa, continuamos com as rotinas, com os TPCs e com diferentes fases das manas. A pequena atravessa uma fase que não tem sono, pudera, deve dormir uma boa sesta na escola, e decididamente não tem sono. Não tem sido fácil gerir, mas temos conseguido limas as arestas.


A maior, influenciada pela sua amiguinha e vizinha foi experimentar ginástica acrobática. Aquilo não é pera doce. Um pouco tarde para nós: 18:30 e termina às 20 horas. Não sou apologista de sobrecarrega-la, agora nesta fase nova de escola, regras e muito trabalho. Vi-a empolgada, vai novamente amanhã e depois vamos decidir.
Não esta nada a apetecer-me pagar uma pipa de massa com joias, seguros e inscrições para depois se fartar. É que o ambiente é de muita disciplina e trabalho.
Estou reticente.
E de resto, eu agora, como disse ando muito campónia, muito virada para esta fase engraçada, e a querer aproveitar enquanto não chove para adiantar, o que puder no jardim.
Este fim de semana será mais do mesmo e vamos comprar mais umas arvores para plantar.
Resto boa semana

Sem comentários: