quinta-feira, 19 de junho de 2014

A minha finalista

inacreditável! há tão pouco lutava para que tivesse a minha menina na minha barriga crescendo em mim e agora, só assim de repente, recebi o convite da pré para ir assistir à festa final do ano letivo.
Foi um ano de mudanças. Mudou de estabelecimento de ensino, ficou mais vulnerável e desprotegida.
A adaptação apesar de rápida foi dolorosa. A minha C é uma menina mais reservada e retraída e com anos luz de inocência e pouco desembaraço social. Com o tempo foi-se adaptando, mas tem sofrido na pele, e eu (baixinho) com ela. Apesar de todo o encorajamento e reforço, sinto que a minha filha é uma criança insegura e ansiosa.... Em termos escolares, muito perfeccionista, empenhada e persistente, mas também instável. Tanto é participativa, como se distrai com tudo e muitas vezes não consegue compreender as instruções dadas pela educadora.
Em termos sociais, a minha C colou-se a uma menina que faz dela sapato. Alimentam-se mutuamente: uma manipula e outra obedece. Surgem queixas da minha, que a tal amiga não quer que ela seja amiga de mais ninguém, ora lhe despreza e lhe trata mal. O meu coração fica despedaçado e tento averiguar o que é real do fantasiado, sempre tentando incentivá-la a resolver os seus problemas e assuntos.... Depois tento perceber esta dinâmica e vejo que a minha filha anda sempre atrás da outra.... quando não a vê procura-a.... enfim! não era isto que eu projetaria numa menina minha, mas o que hei-de fazer? Apoiar, guiar, orientar e tentar minimizar estes traços de temperamento, pois ela é assim....quero muito pensar que se trata de uma questõo de imaturidade que vai ser atenuada no tempo.
Mas tenho preocupações no espirito. Por vezes tenho receio que não consiga acompanhar o sistema escolar, pois como é calma e não levanta "ondas" pode passar muito bem despercebida e se mantiver este comportamento instável pode ter dificuldades... Mas um dia de cada vez, não posso ralar-me com o futuro, mas em relação a esta menina, tão desejada e planeada, sinto sempre que faço pouco por ela.
Estou sempre em desassossego para a ir buscar à pré, é sp a 1ª a vir para casa e a irmã que é mais pequena lá fica. mas também deve-se ao facto de estar bastante satisfeita com o local onde coloquei a pequena, sinto que está bem e que á hora que a vou buscar está a brincar no parque com os amiguinhos.
Já a imagem que tenho da maior, é estar no prolongamento, à espera que eu chegue, sozinha ou vendo tv. Não fazem nada com os miúdos, incrível: ou andam à torreira do sol, ou estão no polivalente  a ver filmes. Não come nada na pré :(. Já de si é esquisita com a comida, e então leva o dia sem comer quase nada, qdo chega a casa vê-se mesmo que a menina está faminta.
Não sei se é estratégia psicológica para eu me sentir pressionada a ir busca-la, não sei.
Só sei que amanhã vai vestida de gala para receber o diploma e eu vou estar lá para testemunhar mais esta pequena/grande etapa da vidinha dela.
A infertilidade crava-se no espirito, sinto isso quando me abordam em relação à dependência dela, não sei se se deve ao fato de ter sido tão preciosamente protegida ... a nossa relíquia.
Adoro esta menina!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Desejos

comeco a conseguir imaginar a minha casa finalmente decorada.
E nesta fase, acho que apenas queria uma carteira bem recheada para puder operacionalizar todos aqueles flashs que tenho quando entro nesta casa!
Que dia bem passado teria! Sonha, sonha, sonha, dream dream dream

terça-feira, 17 de junho de 2014

Carla e a bricolage

a minha Camera fotográfica anda a perder os progressos da minha "barraca".
desde que cheguei do fim de semana prolongado em que fui passear com as minhas filhas e tive que me meter às pressas no pc para aproveitar uma promoção de posters que terminava naquele dia, apanhei uma intolerância às fotos e não tenho tirado nada. Mas isso vai ter que mudarrrrrr!
Carla, a carpinteira! Soalhos de madeira tratados, portas envernizadas :) falta retocar as portas com uma demão de tinta branca para as pudermos colocar no sitio!
Neste momento, não tenho mãos a medir e tanto ando de aspirador na mão, como vassoura no exterior, e dá uma lavagem às portas da rua, ora esfrega algumas pintas de tinta do chão....
Hoje, encavernei-me novamente pois só tinha que ir trabalhar ao final do dia!
Muito produtiva esta fornada! Sinto-me realizada! :)
Hoje o cardápio foi carla a pintora! lol. Fui testar uma cor nas molduras da casa e comecei por uma zona mais escondida, pois se aquilo não resultasse seria mais fácil disfarçar... acontece que saiu bem e 1ª demão está dada e aprovada e é para continuar.
No alpendre pintei também as molduras de ocre, um amarelão alentejano :) e embora o corpo dê sinais de cansaço, a febre não me deixa parar, e só quando não há hipótese tenho que parar.
Agora sim, começo a ver algo mais palpável, começo a saber por onde devo me mexer e concentrar.
Este será o meu trabalho nos meus tempos livres: pintar. Pintar paredes, pintar minha cama de palete!
De resto as coisas vão andando. A minha filha C anda numa fase mais débil, não se alimenta corretamente na escola vai de mal a pior com a alimentação! Com a concentração já nem abordo, porque tem sido uma aluada, vive no mundo dela e tenho tido algumas preocupações que serão tema de um outro post.
Esta semana vai a consulta para fazer o exame global de saúde. Não acredito que a minha menina vai transitar para o 1.º ciclo! Na 6ª feira finalmente vamos a consulta de alergologia, depois da festa final do ano letivo.
A pequena continua pequena e engraçada, muito espertalhona, não me dá trabalho nenhum comparado à irmã.
Vou dando noticias, menos assíduas, mas elas virão, com certeza.
Boa semana

quarta-feira, 11 de junho de 2014

E depois das obras?

Praticamente o meu tempo livre é atualmente dedicado à minha casa.
Sim, à casa que reconstruimos quando menos esperávamos, agarrando uma série de fatores que culminaram no arranque desta obra inesperada.
A casa em si, está concluída, mas ainda existem um cem nr de pormenores para tratar: partes da casa que precisa dar 2ª demão tinta, cuidar das pedras naturais, do hidráulico, portas e toda a madeira foi colocada em bruto, ou seja, esperando por uma oportunidade para ganhar nova vida rustica.
O exterior também precisa de terminar pavimento de algumas partes e fazer base chuveiro exterior e pintura, molduras... ahhhhhhh
mas que trabalheira tão grande. Tem sido cada dose. Tudo tem sido feito por etapas, mas agora a casa precisa dar uma grande reviravolta no interior.
Os materiais que escolhemos foram os mais rústicos possíveis. terracota manual, pedra e madeira....
Mas para tratar? tem sido uma grande odisseia.
Fizemos algumas asneiras por pura e santa ignorância. Meu marido com tanto pó e restos de
obra, começou a ver que não se safava com varredelas e começou a lavar o chão com mangueira! Pareceu-me uma ideia inteligente, mas apercebi-me que foi um grande erro que cometemos. O ladrilho depois de assente tem que estar pelo menos 1 mês nos mínimos dos mínimos sem levar água. Mas ele levou litros e litros de água sem destino e agora sendo um material tão poroso, está manchado, com muitas eflurescencias por todo o lado :) inicialmente pensei que era normal, que era porque o chão estava sujo e poirento, mas agora comecei a perceber que se deveu a isso, pois só agora na fase pos obra me interessei em saber quais os métodos mais adequados. Nunca pensei, nunca imaginei e também não me informaram convenientemente. Apenas me disseram que teria que esperar por tempo quente para dar um impermeabilizante, mas ninguém me informou que o chão não podia levar água. Fiquei chocada e desde aí há proibição de molhar mais este chão.
Por enquanto não sei como vou resolver o problema ou minimizá-lo. Mas há muito que fazer, por isso....
O soalho dos quartos é todo em madeira e aqui tenho outro grande problema... Foi pisado e espezinhado por toda a gente naquela obra, eletricista, pedreiros, serventes... deixaram-me o chão numa lástima autêntica, sobretudo nas zonas de passagem... Negro, marcas negras que não saem por nada... tivemos mesmo que lixar mais essas zonas para disfarçar pois por mto que esfregasse nada feito :( dps decidimos dar um óleo biodegradável mto conceituado e andámos os 2 hoje de rabo para o ar a espalhá-lo à trincha.... A madeira chupou aquilo tudo, qual puxar lustre qual quê.... não queria passar o verniz, mas estou a ver que não vou ter outra hipótese. Ainda para mais porque estamos a pensar rentabilizar a casa para férias.... Uma coisa somos nós, os donos, outra coisa outras pessoas, até me dói a alma.
As portas foram recuperadas, e hoje também foram pintadas. Falta envernizá-las... As portas dos armários já levaram o produto de protecção contra a bicharada, mas precisam ser também protegidas com uma pelicula  de verniz mate.... Pensei em escurecer um pouco as madeiras da sala, mas o trabalho tem sido tanto que acho que vão ficar mesmo no ttom natural....
As paletes servirão de camas para os quartos de cima, e também já foram lixadas, e protegidas. Falta pintar as do meu futuro quarto que as quero de branco....
Sem pensar que teria esta maçada, e novamente por ignorância, tínhamos enchido uma divisão com uma série de peças de mobiliários, entre outras coisas, para depois decorar a casa.
Acontece que o chão de barro estava encharcado, coincidiu com umas semanas de mau tempo que não fomos à obra, qual não foi o meu espanto quando me apercebi que os ladrilhos estavam a expelir água e tinha uma série de coisas que estavam em contato direto com o chão, com mofo! Pois sim! mofo e chão manchado. Falta de ventilação, ladrilho muito húmido, foi este o resultado: toca a distribuir coisas pelas divisões fora do previsto, mas assim não podia continuar.
Como vêem tenho tido alguns contratempos, e queremos ir fazendo as coisas os dois. Com crianças é duplamente cansativo e complicado.
Entrei em fase paranóica, pois agora percebi algumas coisas fundamentais no tratamento destes materiais e não vejo a hora de impermiabilizar o chão e as bancadas que são todas de barro.
Não imaginam, parte-me o coração, ver aquela cambada ir aos Sábados trabalhar e andar com almoços e petiscos e a deixar cair coisas no chão.... Hoje olhei para o alpendendre e deparo-me com nóduas de gordura! Como as removo do barro não tratado?!!!!! Derpois são os timings, ando a ver se não molho o chão, para esperar pelo tempo quente e abafado e dar aí uma limpeza mais funda... só dps de 8 a 15 dias daí poderei dar o impermeabilizante. até lá,d evo ter as coisas todas lixadas....
Comigo nada é fácil... também assim se dá valor e se pode dizer que o que está ali feito saiu das nossas mãos...
Não tenho tirado fotos do antes e depois, até já mesas de cabeceira de troncos de amendoeira que andamos a cortar do terreno temos em plena fase de finalização. Como vêm trabalho por aqui abunda.
Conto muito em breve, puder respirar fundo e ficar satisfeita com o resultado final.
boa semana

segunda-feira, 2 de junho de 2014

O lado negro do cor de rosa

Este final de mês foi abrilhantado por várias comemorações. 1ª festejámos aniversário casamento, dps fiz anos e também o meu marido 2 dias depois.
Aproveitámos para comemorar e mudar de ares com uma escapadela. Planeamos ir ao Portugal dos Pequenitos com as meninas, mas como é uma viagem demasiado longa, decidimos fazê-la em 2 etapas, parando a meio do caminho. O meu marido foi quem tratou de tudo este ano, e o sitio foi muito bonito: quinta, natureza, animais, casa de sonho....(mosquitos, almofada estranha, etc, etc)
A minha C no dia seguinte madrugou com a euforia e eu acordei muito cansada. Passeámos, tirámos fotos e organizámos as coisas para nos metermos à estrada logo a seguir ao almoço.
Acontece que em viagens longas os vidros não podem ir abertos, o carro é escuro, logo precisa ligar o A/C. Ora apanhando calor e sol na roupa e ar frio simultaneamente fiquei constipada, um pingo que foi crescendo de tal maneira que gastei N pacotes de lenços e o resultado é ter neste momento, os lábios todos desgraçados, todos gretados.... enfim.. adiante.
Esta viagem pode-se considerar razoável, elas portaram-se relativamente bem, coitadas, tendo em conta que foram feitos 500 e tal km.
Quando chegámos a Coimbra, a pequena já delirava com as mãos na cabeça e tive que descer do carro e fazer o percurso que faltava até ao hotel a pé...
O hotel ficava no centro, perto de tudo, mas não deu para ver nada pois com as miúdas, elas mandam.
Nas ruelas de comercio, a C perdeu-se. O pai virou-se para ver a ementa dum restaurante, eu pensando que ela estava com o pai, ele pensando que ela estava com a mãe. Senti uma aflição tão grande que abri a goela e dei um grito que acho que entoou por coimbra inteira chamando pelo nome dela.
Pronto, foi o que bastou, e ouvi do outro lado uma sra a dizer: "Está aqui", Que alivio....remédio santo, andou o resto do tempo colada a mim.
Jantar é sinal de comer às pressas e portanto qual glamour de Coimbra qual quê! Comi uns pasteis de bacalhau e tive que me zangar com a maior para que comesse qq coisa, pois vive do vento.
Já na suite de hotel, tinha aquelas camas de gaveta. Por 2 x a maior caiu para cima da pequena e tive que levar a E a dormir comigo. Mais uma noite mal dormida...
Dia seguinte, saímos rumo ao Portugal dos Pequenitos. Fizemos uma caminhada, as crianças estavam super felizes, graças a deus. Chegados lá, a 1ª impressão da minha C foi de enfado. Só me apeteceu não sei explicar o quê! Tantos km, tanta maçada para depois levar com uma atitude destas. Sim porque a minha C facilmente se deslumbre com as coisas e quando finalmente as agarra, quebra-se o feitiço....
Adiante
Poucos instantes depois, lá entrou para a parte das casinhas à sua medida e ficou delirante. A irmã deleitou-se com a brincadeira e a C igual. Tiveram animação, palhaço, balões e murais....
Fizemos um pic-nic e voltámos para apanhar o carro.
Decidimos parar em Coruche, que tinha visto ter uma feira de cortiça e era um lugar agradável.
Mas as miúdas mm saindo dps do almoço não descansam. A pequena dormitou, a maior acho que não chegou a 10 min. Comprámos livros para colorir, levámos DVDs e nunca comeram tanta bolacha de chocolate a ver se conseguíamos chegar a Coruche.
Finalmente! Chegámos e levaram o resto da tarde de parque em parque, saltando, rindo e se divertindo. Eu nessa altura já parecia uma morta viva de fronha assada e ranho à bica.
Esperámos para jantar, com a certeza que a viagem de regresso, as fatídicas 3 horas e tal teriam que se feitas com elas a dormir.
Acontece que as 2 cansadíssimas ficaram com birra de sono e fizeram-nos a vida negra! Porque tinha calor, porque doía a barriga, porque doía a cabeça, porque queria sair... ao ponto de eu sentir o sangue a fervilhar e o pai ter errado numa saída... Passei-me dos carretes. Parámos o carro num sitio ermo, cheio de mosquitos e toca a tirar o bem-u-ron para fora e espetar nas moças.
Acho que só aí perceberam que fizessem o que fizessem, era para chegar a casa. Acalmaram-se e paámos na bomba seguinte para comerem um gelado.
Ah esqueci-me que a meio do caminho, o meu marido encostou a roda a uma bomba de abastecimento e a roda rasgou-se. Situação mais parva... Toca a mudar a roda....
Finalmente já com bastante breu, as miúdas adormeceram e nós seguimos sem parar... Estava com uma dor em todo o lado... cervical, costas, rabo.... a C ainda acordou mas estávamos a meia hora de casa e finalmente o pesadelo da viagem terminou... foram para a sua casa, vestiram pijamas, lavaram os dentes já depois da eia noite e no dia seguinte acordaram como se nada fosse....
Eu é que fiquei nas ultimas: dps do anti viral que tomei, fiquei ainda pior, talvez mais debilitada por isso houve cardápio de constipação, falta de energia, sensibilidade nos dentes.
Estou podre senhores...
Mas bem, a viagem cor de rosa é testemunhada pelas lindas e intermináveis fotos que tirei, os pormenores obscuros ficam em registo....
DO ponto de vista delas, estão muito contentes, divertiram-se muito e as birras monumentais são passageiras, apenas um meio para atingir um fim
agora eu que me lixe.... não tenho vontade que retomar as minhas rotinas, estou cansada e a minha cansada está caótica, e claro, emagreci aquele quilinho que tanto me custa a ganhar....
boa semana para vocs também