quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Doçura ou travessura?

Hoje saíram de casa um diabrete e a morte em pessoa, só faltava a foice  Não tirei foto. Não ligo ao halloween, mas a maior estava muito entusiasmada e quando chegou à sala e viu tudo mascarado, foi um delirio.

Os meus dias não têm sido fáceis e hoje fazendo uma análise ao desabafo de ontem, posso dizer que :

A carmen anda agressiva comigo e com a irmã e por vezes sinto que esta agressividade reflete acentuada rivalidade tipica nesta fase de desenvolvimento psico-afectivo, sobretudo em relação a mim: idolatra o pai, e apenas e só tem receio de desapontá-lo.
às vezes sinto que não me chega a explicação e a negociação e ela está sempre a querer atenção especial e exercer poder sobre o que se passa em seu redor. Sou mãe, sou humana, para além de profissional, sei que não existem estratégias duradouras e eficazes, sendo necessário ajustar e flexibilizar rotinas, aprender com o que corre mal e sobretudo não levar tão a peito estas manifestações temperamentais da miuda.

Ontem ao final do dia a coisa ainda azedou mais, e só sinto pena que não consiga o controlo suficente para gerir os maus tratos que dá à irmã, aos desafios que me faz. Ainda assim no final tudo se resolve mas fica o sabor amargo da decepção e te ouvir do meu marido que "isso não vai lá com palavras" tens que lhe por na linha..."

Outra situação que não abona é, para além da sua complexidade emocional, ter uma relação muito especial com o pai, o que também inconsciente me transtorna, por as coisas serem bem mais fluidas com ele e dps pensa que o problema é meu.
Sinto sinceramente que as coisas correm muito melhor em termos de rotinas quando estou sozinha com as 2, não me irrito com tanta facilidade se o pai estiver.

espero que as coisas melhorem, também descobri que anda com dorizinhas de barriga e que fez ontem muitas x coco, e ela é muito sensivel ao desconforto e isso reflete-se no seu comportamento.

Mas no fundo, ela é uma criança doce e especial e eu não estou nos meus melhores dias e condeno-me por gritar. Não é minha natureza levantar a mão, não me sai e por isso pareço uma galinha.
Este é o meu problema: auto-controlar-me mais, porque ela fala tal e qual como eu quando está irritada, com aquela voz elevada e arrastada (lolllllllllllllll) e diz: aiiiiiiiiiiiiiiiiim já estou a ficar nervosa! ahahahahah

o que vale é que amanhã é feriado. Não sei como será 6ª f, elas pelos menos não irão à escola porque o pai tirou o dia, eu ainda não sei se me consigo safar.
bom feriado e se for caso disso, bom fim de semana prolongado



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Desencorajada

é como me sinto :( já não sei se é da mudança para o horário de Inverno, ja não sei se é da adaptação hormonal ao Nuvaring, nem se simplesmente se trata de uma mensagem que precisa ser descodificada.
Ultimamente tenho sentido dificuldades em colocar em prática as ferramentas que defendo e adopto na educação das minhas filhas. A minha Carmen não me deixa descansar a cabeça, agora com o novo horário acorda às 6 horas da manhã. Sei que não vale a pena prolongar a estadia dela na cama, e tb já sei de certezinha absoluta que mais vale despachá-la: vesti-la e aprontá-la para o dia.
O problema é que quando desperta acorda toda a gente e a irmã acaba por acordar porque dorme com ela no mesmo quarto. Embora fosse minha intenção manté-las no mm quarto, já não sei se será melhor opção, porque a maior está a perturbar o sono da pequena. De noite, já a Eva revira os olhos e a luz mantem-se acesa porque a Carmen inventa mais isto e aquilo e sei que a solução é desligar logo a luz, mas não é por isso que ela deixa de chamar o pai, porque sabe que eu estou na cama ao lado.
Por sua vez, a pequena anda na fase de colinho novamente e só me quer a mim, por vezes preciso gerir problemas com a maior e não tenho a disponibilidade suficiente para isso.
Ando a evitar explodir, e gostava de ter sangue frio e racionalidade suficientes para dizer o que tem de ser dito e dps afastar-me. Porque é dificil?????? 
Ontem por exemplo, já saimos de casa sob clima de tensão, fartou-se de espernear no carro, porque não gosta de sentir-se presa pelo cinto, mas tem de ser. Se há alturas em que consigo ser cirurgica e exterminar de imediato o problema, há outros dias em que só sinto o sangue a fervilhar e tento que morder a lingua para não me descontrolar e ai digo que estou a ficar nervosa e que vou ligar o rádio e que já falamos quando ela se acalmar... mas ás vezes não consigo evitar elevar a voz e não queria que ela modelasse este meu descontrolo.
Já à tarde, fui buscar a minha mãe ao trabalho dela para lhe dar boleia e como ainda era cedo quis ir comigo buscar as miudas. A pequena ignorou-a, só me queria a mim (até aqui tudo bem não é obrigada a mostrar entusiasmo e a querer ir para ela quando ao fim do dia só deseja o meu colo). Dirijo-me à sala da outra, e a Carmen que estava sentada a fazer um jogo quer que lhe ajude (não consigo porque a Eva não me larga o pescoço um segundo e digo-lhe que em casa brincamos). Quando olha para a avó, começa a fazer cara feia e a enxotá-la e a levantar a mão. Confrontada com uma situação destas, só me apetece abrir-lhe bem o olho e resolver aquele assunto para não vê-lo crescer, mas de mãos atadas com a outra super birrenta ao meu pescoço, opto por fugir dali o mais rápido possivel para não provoca rmais constragimentos a mim, a ela, e à avó! A educadora e auxiliares estavam todas muito ocupadas e nem perguntei nada do dia.
Claro que consigo por-me no lugar da miuda, sei que tem 4 anos e que a forma como vê o mundo é diferente e ainda não existem convenções sociais e ainda assim sabe o que é certo ou errado. Já sentado no automóvel digo-lhe que estou muito triste e que temos que contar o que se passou ao pai, e só por isso, SÓ mesmo por isso, ela pede desculpa e põe-se a desconversar e a contar todo o dia na escola (coisa que não é habitual) e a cantar as musicas que sabe! enfimmmmmm.
 Regresso a casa só para deixá-las porque tive que sair novamente para o trabalho. Hoje de manhã, dps de madrugar, reparo alguns passos que não têem corrido bem, como o lavar-lhe a cara logo qdo acorda dps de se vestir, senão vai toda cheia de remelas para a escola.... A de hoje foi os cabelos novamente. O pai atou-lhe os cabelos para tomar o pequeno almoço, mas estava toda descabelada e combinámos que iria ter 10 min para acabar a brincadeira e ir-se pentear! Pus o temporizador e tudo, acham que o problema ficou resolvido???? Está-se nas tintas para mim e eu ando menos tolerante e peguei nas minhas coisinhas e disse que ia embora, porque se hoje é dia de ser o pai a leva-las à escola porque tenho de andar eu às pressas, ainda para mais se anda a se levantar cedo? Lá saiu tudo de casa, lá foi para o carro a querer que eu lhe pedisse desculpa (baixo-me abraço-lhe e digo que gosto dela e enfio-a no carro), quer que eu a pentei porque dps os meninos vão dizer que está feia, mas eu não lhe pentiei, porque tem de haver regras e tem que saber as consequencias dos seus atos.... E estas teimas têm sido diárias, quando não é com a maior é com a mais pequena. Felizmente a pequena anda na fase de colo, quer muito colo, mas não anda a fazer aquelas resistencias, porque senão acho que endoidecia, pelo menos não as faz ao mesmo tempo da outra.
E pronto, já fiz os meus desabafos, mas mm assim não me sinto melhor.
No fundo o que eu sinto é que ela quer mais atenção minha e que eu não posso dispensar por conta da pequena. enfim...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Se há coisa

que eu detesto é organizar roupa. Sinto-me a desesperar, pois a roupa nunca tem fim :(
e então houve estes dias todos chuvosos em que se juntou roupa para lavar e secar, agora é o caos.
Ao fim de semana geralmente ponho para lavar e recolho, mas n perco tempos eternos com esta tarefa, pois para mim, fim de semana é para dedicar as miudas, já que não me atrevo a dizer que se descanse, porque isso é uma grande mentira.
Ando tipo chaleira há já algum tempo, facilmente perco a paciencia e as minhas iflhas ultimamente não entram em sintonia, qdo uma está calma, a outra parece que está possuida... A p'equena então, eu nem sei o que dizer, porque nunca vi tal coisa, está a entrar em plena fase de emancipação, em que quer fazer o que lhe dá na real gana... A outra qdo dispara, ui ui...
Treinos de auto-controlo tenho que fazer. Sinto-me estagnada, preciso de conviver com outras pessoas, já que ultimamente é só trabalho e casa e miudas.
Ai que ironia! A minha mãe andou um tempo em que estava mm anorectica, com a mania que estava gorda, enfim, então emagreceu tanto que comprou calças e roupa que quase não vestiu e agora, adivinhem: engordou novamente a um estado normal e não tem que vestir. Entrei em trocas diretas e dei-lhe alguns pares de calças que não visto por estarem largos (continuo em recuperação pos-parto, lolllllll) ou seja, dps de emagrecer horrores, perder mamas e faça o que fizer não conseguir tirar uma pele do abdomen inferior, esteja magra ou menos magra (lollllllll), estou a ver se estabilizo nos 50kg, coisa dificil, porque facilmente emagreço. Deu-me em troca uns qtos pares de calças, umas com etiqueta ainda, da Salsa (até dá dó) e eu não me consigo enfiar dentro delas por causa da cintura. ahhhhhhhh. apetece gritar, tanto desperdicio de roupa, trago um saco toda feliz da casa dela e nada me serve ou não me sinto bem, pois lá está o meu nr de calças é o 36, ela estava a vestir o 34 e até o 32!!!!!!!
bom mas paciencia, não vou emagrecer por conta disso.
e dps destas banalidades ou futilidades, espero que tenham uma boa semana e eu espero entrar numa fase de melhores energias, pois sinto-me muito cansada fisicamente e isso reflete-se em tudo com é obvio.
beijos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tal e qual

é assim que hoje me sinto. Cansada, muito cansada e com falta de cama.
à medida que a semana avança o cansaço vai-se acumulando. A minhas filhas montaram uma espécie de guerrilha anti-sono e fazem roulemment. Quando uma adormece facilmente, a outra resiste.
A pequena anda resistindo contra as doenças que pairam na sala e ontem ligaram-me a dizer que estava febril... dormiu bem, sem febre e acordou bem. Foi para a creche mas já nem sei o que pode acontecer e sinto que a qq momento o telefone toca...
Já a maior, ontem não adormecia por nada! Geralmente as guerras são com a irmã... Dizia que o sono não vinha, para lhe ver a cabeça que tinha comichão, e tinha chichi e, e, e,...Dei-lhe umas castanhas cozidas ao jantar, acho que ficou com gases, mas não sabia descrever.
Depois, de madrugada é a pequena... saio e entro da minha cama N vezes... quando de repente abro a pestana e vejo a Carmen parece um fantasma a rondar-me! Olho o relógio, ainda não são 7:00H! Tento prolongar mais uns minutos na cama, digo que se deite connosco, mas ela não vai na onda e lá começamos tudo outra vez.
Hoje é mesmo daqueles dias em que ando em piloto automático. Espero que o dia não me reserve grandes surpresas... Bom fim de semana!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A arte de Educar - Escutar com o coração


Para além de ouvir com as orelhas!
“O meu filho é teimoso, de ideias fixas, não ouve o que dizemos, ele é que tem razão e faz tudo para levar a dele avante….” “só aquilo que ele pensa está certo”….
 Frequentemente a conversa vai para aqui, quer seja entre pais, amigos ou mesmo clientes.
Estas queixas fazem-me refletir sobre o assunto e, na minha opinião,  acho que em 1.º lugar, antes de apontar o dedo à criança, ou de nos martirizarmos com o fantasma de não sermos suficientemente bons pais, onde estamos a falhar,  a pergunta que devemos fazer, é :

Será que estamos realmente a escutar os nossos filhos?

Recuemos um pouco atrás à nossa linha de vida, quando éramos simples crianças…, será que os nossos/seus pais falavam connosco? É um facto que, antigamente, não há muito tempo atrás as crianças eram mais vistas que ouvidas, e isso não era sinal de má educação, simplesmente trata-se de uma questão cultural, moldada pelos contextos sócio-económicos…
Parece banal ou repetitivo estar sempre a dizer, mas eu digo e volto a frisar, quando falamos de crianças pequenas, devemos nos lembrar da nossa própria infância!
Outra questão:

Ensinamos através do nosso exemplo, a capacidade para ouvir o outro? É que não nos esqueçamos que as crianças aprendem por imitação, imitando quem passa mais tempo com ela (e não só)
O cerne da questão é somente esta: SABER OUVIR PARA SER OUVIDO.

Não existem receitas infalíveis, cada família deve adaptar as estratégias que se adeqúem mais às suas características e dinâmicas PORÉM :

Uma coisa é necessária: disposição para Colaborar e admitir que simplesmente a criança não tem maturidade para desenvolver lutas de poder: ora sentindo-se frustrada, a primeira coisa que fará por instinto, é despejar, libertar esse mau estar- obvio!
Somos nós, os responsáveis em dar os passos necessários para que se sarem as dificuldades de dialogo e comunicação!

E para isso temos que estar disponíveis para alterar e enfrentar estes problema sob pena dos nossos filhos não escutarem nada do que lhes dizemos e isto se transformar numa bola de neve, que acaba em castigos, descontrolos e distanciamento afectivo:

Existem algumas estratégias que comecei a adoptar. Por exemplo a Minha Carmen detesta que lhe interrompa, e eu fazia sistematicamente, não por mal, mas porque estava com pressa e quebrava o raciocínio, ou porque queira adivinhar….

Então nesta situação, comecei a auto-controlar-me e aguardo que acabe de falar (poupei mtas birras desnecessárias) – deixo ser ela a falar primeiro e saber calar até ser tempo de falar.

A atitude também deve alterar-se, ou seja, importante colocar-nos no mesmo campo de visão e grau de audição. Com a  Eva só a consigo acalmar desta maneira. Quando falamos ponho-me a olhar olho no olho, evitando fazê-lo só qdo damos sermões ou ralhetes, porque vai haver um condicionamento negativo…

Faço perguntas, mostro curiosidade e sobretudo tento dar muita atenção à linguagem do coração, ou seja áquilo que não se ouve com as orelhas!

E já vai longo, volto com algo mais estruturado, serve para refletir…

Estou numa constante aprendizagem e cada vez mais me mentalizo que talvez o problema esteja na nossa forma de expressar, ou talvez sejamos nós que não estejamos a ouvir o que os nossos filhos querem dizer e se assim for, temos problema!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Devaneios

consumistas...
eu sei, eu sei... que estes devaneios são contraproducentes com a época em que se vive, mas por vezes, irracionalmente (ou não), fazendo contas à vidinha, tenho que me oferecer uns mimos.
Anda avarenta, e nos ultimos tempos satisfaço-me com uns trapinhos... de verão então, qq coisa cai bem, e ainda bem! Já quando frio se faz sentir, não é a mesma coisa pois não?
O barato sai caro literalmente. Este Verão comprei satisfeitissima 2 pares de sandálias pelo preço de 1, e com 2/3 x de uso, agora que estou a arrumar as tralhas, vão fora, porque estão todos desfiados, com solas de borracha a saltar, um horror... Que sirva de lição.
O mesmo serve para determinadas roupas e champoos. Não vale a pena! A roupa pode ser aparentemente bonita e servir o mesmo efeito, mas andem com miudas ao colo e a puxar e repuxar: nem de boa qualidade resiste qto mais a outra.
O champoo é a mesma coisa: o uso de uma ou outra marca opera milagres, pelo menos no meu cabelo.
Ora bem, fui ao shopping e entrei na perfumaria (erro fatal) porque vi que estavam em desconto por conta de comemoração de aniversário e comprei o meu perfume eleito de inverno que já não tinha: O tresor midnight e uma base carissima (com desconto nem tanto) que fica um espanto na pele.
Sejamos sinceras, há coisas que são insubstituiveis, como uma boa base, que dá um ar fresco e "camuflado" durante todo o dia, para além do fato da quantidade a usar ser menor, portanto acho que compensa, não ter que andar a retocar maquilhagem, ou andar besuntada de base. Enfim..
Tento ser racional na medida do possivel, ando contida, não vou ao ginásio, não faço manicures nem pedicures, eu própria faço depilação, portanto acho que mereco de vez em quando estes brindes.
Também precisamos de nos sentir bem connosco próprias e os € ajudam... e muito.
Raios parta a crise!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Em arrumações

todo o ano quando o frio aperta e espreita começamos com a saga da roupa.
Para além dos afazeres domésticos que não param, acresce-se as montanhas de roupa. Oh good!
Não sei por onde me vire...

ps: está tudo bem comigo e com as miudas

até breve

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

De molho

e cheia de preguiça, meu Deus.
A Eva passou a noite cheia de febre... acordou bem mas não foi à escola a ver se se recupera totalmente.
Não sei o que se passou. Tenho notado que vem mto cansada da escola e constatei que não tem dormido mto às sestas...
De regresso da escola para casa, dei a ambas um iogurte liquido. Acho que lhe caiu mal no estômago :( fiz uma paragem para ir buscar uma sopinha à minha mãe, e estava já a sair para a rua e a miuda desata a vomitar... Vomitou só o iogurte... dps daí ficou mto prostada, a revirar o olho e deitei-a de imediato. Descansou, dormiu, sempre em estado febril. Acordava volta e meia a pedir água. Já perto da meia noite pediu cereais, fiz-lhe papa, comeu 2 colheres e não quis mais. dei-lhe um copinho de cereais que comeu.
Pc dps acordou novamente e decidi levá-la para a minha cama porque estava a ter uma noite pavorosa, entre acordares da carmen e desta.
Lá, pediu às 4 da manhã mais cereais... dei-lhe mas n comeu. Vomitou em seguida e o meu receio virava-se agora para uma gastrite... Começei logo a planear a vidsinha. Felizmente acordou sem febre e embora a querer mto colo, bem disposta. Com sorte, hoje o pai tinha horário para levar a Carmen pois estava com receio que fosse alguma gastro e que a Evita andasse vomitando e dps seria dificil gerir os cuidados e atenção às 2. De manhã enfiei-me na cozinha a fazer umas queijadas de abóbora, a Eva ajudou. Dps almoço e já a via com soninho para a sesta. Deitei-me com ela a ver se adormecia. está a fazer um belo soninho, uma terapia de sono. Cá eu, estou moleeee, não queria fazer barulho por modos que tenho a cozinha pavorosa e não tarda chega o pai com a Carmen e uma amiguinha dela e sai para uma reunião de trabalho.
Vamos lá arrebitar. espero que tenha sido só mesmo um problema digestivo...
amanhã veremos se regresso à normalidade.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Arte de educar- Ver TV


tenho um dilema, queria aprofundá-lo, analisá-lo sob vários prismas. O tempo esse é sempre escasso...Como em todas as casas, com regras, rotinas e dinâmicas instituídas, organizadas ou não. Com cada etapa, com 2 crianças de idades diferentes, com necessidades diferentes, com timmings por vezes também diferentes.
Alguns estudos chamam a atenção para a importância de desligar a televisão nas horas de refeição e sentarem-se todos à mesa... De manhã, as várias experiencias que tenho apontam que a TV é um bom instrumento para puder alimentar, pentear e limpar as pequenas. Sobretudo a mais velha, que gosta muito de ver o Bombeiro Sam e vai encarnando as diversas personagens, vamos falando, discutindo sobre as aventuras televisivas De manhã, deixo a roupa preparada de véspera, por vezes é a maior que escolhe, outras eu, porque não está interessada naquela tarefa no momento, mas tb de manhã não lhe dou hipótese de vacilar na roupa, se não esteve interessada de véspera a selecioná-la. Acordam, visto-as no meu quarto e depois seguem para a cozinha. Sento-as e ligo a Tv e preparo as refeições. A pequena come mtas x ao meu colo e dps vai brincar. A outra fica fixa na TV e aproveito para lhe pentear os longos cabelos e limpar a cara, porque se sai sem estes passos feitos, dps é bem mais complicado, porque quer aproveitar o máximo de tempo na sua casa. Entre vestir e sair de casa ainda dispõem de 1 hora. Por vezes a rotina não funciona, porque a mais pequena não quer vestir-se, não quer mudar a fralda. Respirando fundo, tento gerar opções de escolha, mas esta altura do dia é frágil para mim (como para mtos outros pais) por todas as rotinas e porque tb tenho que me despachar. Acordar mais cedo é uma opção que tenho na mesa, mas geralmente sp que acordo, elas acordam tb e dedico-me logo às miudas e só dps me despacho.
Estará este tempo otimizado? Por vezes a  pressão é tanta que perco o controlo e elevo o tom de voz. Negociar com a pequena de 2 anos é mto dificil e tem de ser como ela quer, de forma contrária vira um bicho e não aceita imposições forçadas.
No caminho para a escola vamos sp falando do nosso dia, ou de algum interesse que seja levantado pela carmen e vou explicando...
Ao final do dia, quando chegam a casa, estão desejosas de se sentar no sofá e escolher um dvd para ver. Nem sp deixo, outras sim. Muitas x dá jeito que fiquem entretidas com a TV enquanto oriento algumas tarefas domésticas, Se não virem um dvd, sp se sentam à mesa para jantar e vêem 30 min de zigzag enquanto comem. Ao jantar geralmente jantamos as 3, o pai nessa altura está a treinar em casa, é um desassossego gerir esta situação, porque elas nunca se "fartam" de pai e querem estar sp com ele. Já discutimos outras opções, mas ele só consegue treinar áquela hora, qdo vê as miudas na cozinha entretidas e a comer.
E posto isto, qual o papel da TV na minha casa? creio que não nos substitui como pais, porque fazemos questão de deixar cozinha desarrumada para pudermos estar com elas, contar uma história (ou 2, 3) e brincar um pouco antes de ir pra cama. Se é um recurso que utilizo? Sim, quando a coisa está "preta" e não consigo gerir a casa, é o que salva a festa.
Qual é a vossa opinião?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

a arte de educar... elogiar vs encorajar

cada dia que passa, fecho portas, abro janelas, deixo arejar a minha mente em busca daquilo que julgo ser o melhor para as minhas filhas... educar é uma arte, não tem receitas certas... é um desafio constante, onde se cometem muitos erros, onde se comemoram vitórias com a certeza que os vemos crescer, mais confiantes e seguros de si próprios.
Então no meio destes meus desafios, ontem refletia sobre a forma como por x me dirigo à minha Carmen (e à outra também)... sempre que faz algo: um desenho, um puzzle, uma torre, dou rasgados elogios e digo que é o desenho mais lindo do mundo e que o vou pendurar... porém... acho que este meu aspeto deve ser dirigido para instigar a curiosidade e o empenho dela, invés de execerbar o elogio. Confuso? Contraditório?
Simplesmente porque ao termos esta atitude estamos inconscientemente a desenvolver neles a necessidade de aprovação do adulto, condicionando o seu desempenho para agradar o outro, o que acaba por ter efeitos na auto-estima. Isto não quero que suceda, e por vezes sinto que ela já o faz, o perfecionismo carateristico aguçado pela vontade de agradar.
Não tenho tempo para desenvolver esta questão, mas serve para refletir... O segredo que não é segredo nenhum é sempre tentarmos buscar o equilibrio, uma criança precisa de se sentir elogiada, amada e acarinhada, MAS nesta perspetiva das coisas, é sentir-se válida sem necessidade de aprovação dos outros!
Preciso treinar, o lema é mesmo tentar encorajar em vez de elogia

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nós e mais nós

que não se desembaraçam...
Há alguns anos atrás, ainda sem filhos andávamos os dois fazendo km de btt e sempre andávamos atentos a terrenos que viamos pelo caminho. Naquela altura pensávamos fazer uma casa rustica para ver crescer as nossas crias, até que um dia deparámo-nos com um terreno fantástico, uma área excelente, vista mar, com artigo urbano. Cuscámos e acabámos por comprar o dito por um bom preço.
Só que... veio a revelar-se um negócio envenenado, infelizmente. Ora fizémos a escritura, tudo dentro dos conformes, fizémos projeto e pedidos autorização para deslocar a casa, uma série de coisas..
Quando o topógrafo foi  fazer as medições ao terreno e colocar corretamente os marcos a delimitar o mesmo, levantou-se a lebre...
Meses dps, tvz 1 ano após a compra surgiu uma notificação do tribunal, com uma acção judicial contra o ex-proprietário a reclamar direitos patrimoniais relativos à parte rustica! Como é possivel uma coisa destas? Com tudo registado nas finanças, no registo predial? Bem, contactámos uma advogada para verificar o que se passava... Andámos enrolados desde 2006 entre tribunal, o advogado do ex-proprietário a dizer que nada davam como provado, que tudo se resolvia, quando já na fase final do processo, o "velhote" pôs os pés pelas mãos e confessou que realmente o terreno pertencia aos outros! Onde vivemos oh senhores??????como isto é possivel???? Ao que parece, a ex-mulher do ex-proprietário, tinha em seu poder uma procuração e vendeu essa parte aos reclamantes! Isto foi há mais de 20 anos atrás, e nada chegou a ser registado, desanexado!!!!! E este "velhote" fez o negócio pela candonga, de má fé.
Ora, depois destes anos todos, o passo seguinte é interpor uma acção judicial contra esta figura. E quando isto vai terminar? E se o velho bate as botas? Está emigrado na América, já pedi à advogada que me acelere isto, que ponha uma acção de penhora a bens que o individuo ainda tenho em sua posse, pois sei que está a vender tudo em Portugal!!!! Se encontrasse este sr, não sei o que lhe faria. realmente! E depois disto tudo, nem uma palavra, pensa que se perde assim uma coisa destas e não via consequências?
E os juros que pago mensalmente por uma coisa que não é minha? E todos os danos causados? Desgraçado, vai pagá-las bem!!!!
A sorte ou azar é que, sinto-me muito bem no meu apartamento! Prático, espaçoso, com excelente localização na cidade: com uma boa área exterior que permite apanhar ar livre e contemplar o mar e parte velha da cidade. Disfruto do melhor da cidade, não tenho stresses com manutenção de jardins e terrenos, fazemos a nossa vida normalmente durante a semana, já que no final de semana, podemos usufruir do campo, da casa e piscina da sogra.
E se não tivesse essa sorte? E se tivesse adquirido aquele terreno para habitação emergente? Belo negócio! Gato por lebre....Lá se vai o meu pomar, o meu burro e o meu mostruário de chás e plantas que um dia sonhava ter ... Resta-nos esperar... É UM bem que tenho, que hei-de deixar à sminhas filhas... hei-de construir uma casa, conforme planeio.
Sempre que vou lá , deixo envolver-me emocionalmente e fico empolgada projetando casa e afins, mas bem... os tempos que correm não estão para grandes voos, um passo de cada vez... o sonho tem de ser redimensionado (para muuuuuuuuuuuuuuuito menor dimensão).


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cenários

tenho sido bombardeada com pedidos de ajuda, com chamadas anónimas para oferecerem de tudo, com instituições à procura de apoio... até me canso e já tenho pensar várias x se atendo anónimos. O problema é que por x, do trabalho o nr é anónimo e vejo-me "obrigada" a atender as ditas.
Os telefonemas cada vez são mais agressivos e manipuladores, e acredito que, dadas as circunstancias do país, as estratégias assumam este carater delirante... a roçar o psicótico.
as coisas não vão nada bem e embora eu seja uma pessoa positiva e construtiva, é dificil não comentar sobre a gestão danosa que tem sido feito pelos nossos governantes nestas ultimas décadas.
Uma vergonha, uma miséria, e um desumanismo...

Adiante... temos que nos aguentar, sem deixar de erguer voz, porque estamos a entrar na decadencia total.

Quanto a mim, estou como a crise... Moida e cansada... Doi-me o corpo porque ando a treinar em casa com o meu personal trainer (nem tudo é mau), e ando desgastada por conta das minhas piolhas.
Meu deus, educar é uma arte custosa, trabalhosa, dificil e quando não nos permitimos a dar a nós próprias, a coisa fica seguramente mais dificil, porque ficamos menos tolerantes e stressadas.
O comportamento das minhas filhas muda completamente quando o pai está por perto e ambas disputam pelas brincadeiras e atenção e não me ligam nenhuma.
Resultado: deitam-se mais tarde, fazem asneiras atrás de asneiras e eu irrito-me, com o pai ao ponto de ficar para o neurótico.
Vou contar uma: à noite não me ligavam nenhuma e andavam atrás do pai, que em vez de congelar as suas coisas para ser coerente nas rotinas, anda a inventar brincadeiras para distrair as miudas e deixa-as andar por ali à vontade... da minha parte desisto qdo é assim...
Ela foi fazer chichi no meu colchão, ela foi derramar o leite no tapete do meu quarto e a gota de água: foi chegar ao wc e ver a carmen de escova de dentes na mão e ir apanhar os cabelões e aperceber-me (dps de já lavada e vestida) ter os  cabelos cheios de pasta dentifric! ahhhhhhhhhhhhhhhhhh, passei-me! e o pai a querer remendar e a passar-lhe uma parte do cabelo por água... é que eu nãosabia o que se iria passar: a pasta estava espalhada pelo cabelo de baixo e de manhã havia de estar em pedra e havia de ser o bom e o bonito para desembaracar o cabelo e tratar de ambas SOZINHA. Banheira novamente com ela.
Lavei-lhe os cabelos, pentiei-lhe e sequei-lhe sem ela piar. Claro está que eu estava assim para o possuida e agora já não preciso falar alto, mudo a voz e fico assim para o histriónico.
Ela vira-se para mim e diz: OH MÃE, NÃO FAÇAS ESSA VOZ QUE PARECES UMA BRUXA, PORUQE NÃO FALAS ASSIM DOCE E EXPLICAS Á CARMEN DOS CABELOS E DA HISTÓRIA.... Precisamente o que costumo dizer. dando o exemplo... ahahahaha, deu-me logo vontade de rir, mas lá engoli e disse, tens razão filha e expliquei tal e qual como ele tinha pedido.
ai que me faço velha....
e esta manhã tudo igual. *Preciso urgentemente fazer uns cartazes de rotina para pendurar nas paredes, porque acho que a estratégia atual está a perder eficácia.
Ao menos a pequena já fica "melhor" na escola- valha-me ao menos isso.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O que é bom

acaba depressa e cá estamos de volta à realidade.
Este fim de semana com direito a feriado foi preenchido. Fomos passear ao Crazy world. A carmen era tão pequena qdo lá foi que não se recordava e portanto foi uma visita como a 1ª x. A Eva tb sempre muito encantada, a acompanhar passo e passo tudo sem querer perder pitada. Alimentaram os bichos, derretetam-se com uma cabrinha de 2 semanas que està a ser criada por uma empregada do sitio, visto a mama a ter rejeitado, vimos os espetáculos,a bancámos  em piquenique e passamos um bom dia. Por elas acho que tinha chegado, e dps regressar às suas casinhas, mas aproveitámos e fomos pernoitar à Quinta da mesquita, local que já conheciamos. A carmen andou o tempo toda distraida com a amiga "cobra maria" que comprei no parque, e pendurava-a nas árvores, deu-lhe banhos de psicina, etc, etc, enquanto a pequena dormia a sesta no carro.
Claro que nessa altura a carmen estava encantada e dizia que queria lá ficar 4 dias! lol. Demos ao final do dia os banhos e saimos em busca de pão e algo para ver. Claro que o sitio é pequeno e não tem nada para ver, mas fomos parar num local muito agradável, um salão de chá onde comprei uns chás e doces antes de regressarmos à quinta. Porque com miudas não dá para fazer grandes planos, pensei logo nas marmitas com sopa e jantar, porque estoiradinhas nem valia a pena perder tempo em restaurantes a gastar €, seria birras na certa e comer às pressas. Assim foi, já que o T1 tinha cozinha equipada, tudo fluiu. Claro que dps em termos logisticos, a Eva não dorme no berço de viagem, então tive que dormir eu com ela, e o pai com a Carmen. Não havia hipótese de desgrudar delas e portanto tive que me obrigar a deitar com os galos e galinhas, para dps madrugarem Sábado seguinte. Dps da novidade do pequeno almoço e mais umas voltas pla quinta a Carmen já pedia era a sua casinha, lol!
Dps de ponderarmos ir a Albufeira, partimos rumo a Quarteira, onde se divertiram no parque e na praia. De seguida casa, lolllllllllll. Estavam as duas famintas da sua casinha-. Eu aproveitei para dar um jeito nas malas e provar um licor que me tinha oferecido nesse tal salão de chá. Sai com a Carmen às compras pela cidade e assim passámos o resto do Sábado.
Domingo foi dia de piscina, já que o sol e o calor teimam em ficar, a carmen vai gastando os ultimos cartuchos até que as energias lhe faltem e ande a caior pelos lados.
A pequena vai acompanhando e assim se passou o fim de semana. Continua com o coco mole e mto acido e já não sei o que diga.
Hoje foi dia de escola e hj saio tarde do trabalho. Vamos ver como correu o dia delas.
bjos e boa semana

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nuvaring

após o desmame definitivo da minha Eva, começei a ponderar outras opções contracetivas, visto que a pilula cerazzette já me andava a atrapalhar e não fazia sentido continuar a tomá-la.
Começei com vários spottings, cada vez mais frequentes, enxaquecas e claro, o acne horroroso...sem falar da falta de libido
Depois de andar um pouco desorientada sem saber bem o que fazer e a ponderar as várias alternativas decidi-me pelo nuvaring. Estou com ele há 2 semanas e meia e dps das 1ªas duvidas de principiante tenho a dizer que (até ver) foi uma excelente escolha: acabaram-se tomas diárias de pilula, não sinto o anel, o acne acho que melhorou, a libido não regressou (lol), acho que tenho que dar injecções afrodisiacas ou se calhar ter menos preocupações em relação às miudas e dia-a-dia, adiante...
ah, tenho tido alguns ataques de furia, tipo tensão pré-menstrual, será que é do anel? já me questionei sobre isso, veremos. Para a semana é tempo de retirar e esperar que venha a menstruação. Nessa altura logo veremos os comentários.

Para além disso, a vida aqui continua. A Eva vai para a Creche e continua com diarreia, dou-lhe o ultralevur... amanhã é feriado, vamos fazer uma escapadela a Algoz, passar o fim de semana numa quinta e vamos passear ao Crazy world.
bom fim semana prolongado

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que eu presisava

era de soltar uns belos berros, ou puder exteriorizar de alguma maneira socialmente aceite, este frenesim que tenho dentro do meu corpo.
Sinto-me com as energias bloqueadas, sinto que fervo em pouca água, sinto-me pouco tolerante, sinto-me presa e asfixiada.
Visualizo uma corrente agarrada à minha perna, que não me permite seguir, sinto-me presa às circunstancias.
A Eva não melhora, ou melhor não se recupera na totalidade. Sinto-a regredir em relação à escola e sinto que a qualquer momento o telefone toca.
Ontem não foi à creche e andou maravilhada. Saltando e brincando todo o dia. As birras regressam à noite e de manhã é um suplicio deixá-la na escola.
Sinto que não tenho tempo para mim... que queria produzir, dinamizar, analisar e não há forma de chegar lá, porque me falta energia, porque me sinto cansada embora ande a dormir mais horas (tvz seja esse o mal), não me tenho sentido desafiada e isso não abona em meu favor.
Que passe rápido isto

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Continuamos na saga

da diarreia. Voltou e em força.
Ontem telefonema da creche antevia um resto de tarde a mudar fraldas. Vá lá que foi já perto das 16 h, e já estava a preparar-me para ir buscá-las.
Estou mesmo chateada com isto, 1.º por causa da miuda, depois porque isto atrapalha tudo: adaptação mais custosa, congelar compromissos e tudo mais que não me deixam fluir as coisas.
Como a homeopatia não está a travar isto, ou se calhar na rapidez que eu desejaria, ontem dei-lhe ultralevur no sumo ao jantar até se regalou.. Os intestinos acalmaram. Mas hoje de manhã acordou e veio para a minha cama a dizer que tinha coco...não tinha... mas logo fez, um 1.º, e dps um 2.º e um 3.º... Menos liquidos, já com outra coloração... sem condições para a levar para a creche. AO pequeno almoço dei-lhe mais uma carteirinha, agora há-de acalmar e saber! Saber o que se passa? Serão os dentes? Já me parece que tem que ser algum virus qq, que lhe ataca os intestinos: Já não posso crer que são parasitas, ou que seja apenas dentes... ai a minha vida.
a minha sorte é que o pai hj tem um horário mais livre e pode ficar com ela enquanto eu estou no trabalho...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Novas à 2ª feira

1.º de Outubro... dia da depressão. Ia no carro e ouvindo as noticias... mais 7 e tal% de recurso a anti-depressivos, vamos indo bem e acelerados...pudera...
as conversas entre amigos convergem sempre para o mesmo ponto- sair de cá. Ontem foi a vez dum casal amigo que está a analisar ir para Macau.
Já fui muito aventureira, aliás adoro conhecer novas culturas e realidades, mas para mim, a FAMILIA é o meu valor maior. Se temos que abandonar o nosso pais porque estamos atolados, porque não conseguimos prover sustento à nossa familia, então que remédio, agora por razões de realização profissional, é tentador, mas para mim não obrigada. Prefiro ganhar menos, mas ter tempo e disponibilidade para as minhas filhas.
Se ultimamente penso que podia ter outra posição profissional? Claro que sim! Mas dada a conjetura económica não trocaria o meu trabalho por nada... que se lixe! É esta sou eu... Para quê ? Sair de casa sem quase as ver, chegar a casa a correr para dps subtrair desvantagens de reduções fiscais, descontos parvos, instabilidade profissional e todos os gastos associados...
Olhem bem? Temos que valorizar o que temos, e eu valorizo mais as minhas filhas, isso não há dinheiro algum que pague... Melhores dias virão concerteza.

E qto a elas, este fim de semana fomos a consulta de rotina Sábado logo pela manhã: Carmen está bem, P75 altura, 25 Peso. Falámos do chichi, tenho análises para lhe fazer pelo sim pelo não. Em termos inteletuais a miuda sai à mãe, é complicado, encara as perguntas como desafio e foca-se no mais complexo e descura pormenores! Neste caso a médica pediu-lhe para dizer onde estava a cor x num cão e ela pôs-se a olhar para o contorno das letras da camisa, qdo o obvio estava nas grandes orellhas do cão...
acho que se deve tb ao grande investimento que fazem no pre-escolar para a alfabetização, completamente ridicula no meu ponto de vista. Mas agora tb não me vou chatear visto que hoje começou a educadora nova que vai substituir a dela. Falou nas amigdalas grandes e se não ressonava...ressonar não mas tem uma respiração pesada... Abordei tb a questão dos ouvidos, visto que a miuda às x parece-me que não ouve bem, não sei se é escuta seletiva só ouve o que lhe interessa, ou se é caso para mais, fica a duvida e a necessidade de continuar atenta.

Eva, anda muito em baixo... muito tristonha e acho que a culpa quase de certeza são os dentes. A menina anda agoniada, muito cola, muito birrenta. Foi a 1ª vez observada por esta médica, não deixou fazer nada, a médica passou-lhe um hemograma para eu guardar e no caso de achar que ela continua assim, ir fazer.
Est+a bem de altura, peso acho que nem tem percentil. Lol.
Dps disso demos as nossas voltas, Sábado fomos ainda (quer dizer a Carmen) dar mergulhos à piscina e Domingo enquanto brincavam e corriam no relvado junto ao forum, fui fazer compras para elas, leggings e calças práticas já que vem aí a nova estação e ambas deram um bom pulo.

Hoje foi o bom e o bonito com a Eva, berrou e berrou. A mim lacera-me o coração, mas que havemos fazer... e assim se inicia nova semana que é mais curta.
bom trabalho