quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

aqui estou

mais serena! lol
os ultimos dias têm sido intensos e ontem estava mm desesperada... Pensei, falei com o marido, desabafei e senti-me melhor.
Sinceramente este post sobre a postura relativa aos cuidados de uma criança dava para estar aqui a divagar, mas é certo não tenho energia, o trabalho sugou-me a vontade e as palavras.
Hj a minha irmã apareceu-me Clinica adentro para levá-la. Não lhe pedi nada, confesso que esta situação me deixa desconfortável pq não sei o dia de amanhã, mas não deixei levá-la...
É dificil explicar-lhe pois entende que éu tenho "a mania" e que tem de ser tudo como eu penso...sinceramente ela não tem sensibilidade nem habilidade para perceber o meu ponto de vista... é a minha antitese a todos os niveis.
A conversa dela: "bem vou a casa despachar-me, dar um banho" (leva a filha dela à escola e dps vai para casa vestir-se e arranjar-se como deve ser)... eu: então vai e dps qdo tiveres arranjada logo passas aqui se quiseres para ires passear com a miuda"...
ela: "ah se me ponho em casa, é por roupa a lavar e estender, e...." eu: "ah e então vais levar a miuda? se ainda fosse dar uma volta, assim deixa, ela está aqui comigo, hoje tenho as coisas controladas..." E sai: "tu é que sabes, queres tudo à tua maneira"...
E palavras para quê? Ela não pode entender porque isto é para ela a atitude mais normal, não fez com a filha dela, ia fazer com a minha?"
Tenho uma prima, vou falar com ela, pq não consegue arranjar trabalho... dei-lhe a mão para sair duma depressão e hj parece outra! Sei que ela, posso "moldar", que é calma e carinhosa. Vou amadurecer com ponderação esta hipótese, sei que ela não se importaria... O recurso antes de partir para uma babbysitter.
Apesar destas dificuldades não pondero a creche, 1.º porque é possivel dar conta do recado, sei que sou capaz ;) embora tenha dias de stress agudo (lol) como o de ontem, 2.º pq tb a meio do ano lectivo não consigo integrá-la em lado nenhum.
Depois sei e sinto que ela merece os meus cuidados e atenção e é tão mais calma e menos exigente q a carmen qdo tinha a sua idade.... hj a pequena Eva parece que até percebeu que não a deixei levar e ficou-me agradecida! Brincou calminha, fez as suas asneiras mas não andou naquele frenesim esgotante, mas sei que isso tb está diretamente relacionado com a nossa postura e atitude. Neste aspecto, a pergunta que sp faço é: o que tem mais valor para mim? Quais são as minhas necessidades? E assim vamos tecendo a história do dia a dia.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Hoje sinto-me..

entre a espada e a parede. Busco em mim recursos e alternativas ... espremo espremo enquanto vejo minhas energias sugadas.
A minha preocupação prende-se com a minha filha mais nova. Decidi, que a colocaria na creche aos 2 anos, à semelhança do que aconteceu com a Carmen.
A Eva está a completar os 18 meses e desenvolve-se dia para dia. Continuo a assumir compromissos para com a instituição que trabalho. Sou responsável pela gestão médica. Trabalho muito em casa e estou lá nos periodos da manhã. A minha presença tem sido cada vez mais solicitada pois as solicitações que emergem estão à minha responsabilidade.
A Eva vai comigo. para além disso garanto alguns acompanhamentos no meu consultório, sempre dependente dos horários do meu marido.
Acontece que, felizmente tenho tido afluência de trabalho, e dada a minha situação, sinto que não consigo gerir as coisas convenientemente.
Sou intatisfeita por natureza no que cabe à educação das minhas filhas e sinto que é bastante importante a minha presença e dedicação pelo menos nestes primeiros 2 anos de vida, mais não posso...
Dou por mim mais absorvida em algum trabalho e compreensivelmente a pequena reclama minha atenção, joga coisas ao chão, grita, o que não se compadece com o papel que assumo no trabalho. Embora a Clinica seja familiar, e estas situações se tolerem e se achem normais, não as vejo como profissionais e entro em desespero emocional vendo-me dividada entre as crescentes exigencias de trabalho e os horários e rotinas da pequena.
Este sentimento agrava-se porque a minha irmã que é uma desocupada, podia dar uma ajuda qdo me vejo em apertos, porém decepciona-me a atitude que tem com a miuda...: como é calminha e "boazinha" acaba por andar com ela de café em café, a fazer os seus recados e só coloca a miuda em filas de banco, centro de saude ou institutos de emprego... Ora a miuda já tem aversão e mal a vê, muda de comportamento, não me larga, chora e é um filme para ir com ela. Não tendo outro remédio, às vezes tenho mm que abrir mão, fechar os olhos e deixá-la ir....
mas como a miuda é inteligente, pc dps deixa-se dormir. O que é facto é que isso dá cabo das rotinas todas, dorme qdo não devia dormir, dps leva o dia impertinente...
Para a tia, cuidar é isso: meter num carro passeio, não há fralda molhada, não há hora de comer... é sp a abrir... isso é contra a minha natureza e hj decidi que não posso contar com esta alternativa.
Em desespero vem-me logo à cabeça não assumir mais compromissos com nada e ninguém, mas tb não posso recusar trabalho, as coisas não estão fáceis na actual conjetura...
Mas isso é o pensamento automático a funcionar.... tenho que arranjar saida. Tenho que pensar em alguém com perfil que fique com ela pelo menos 2 manhãs/semana....
Dps assolam-e os sentimentos de culpa e hj até sonhei que tinha havido um tiroteio qq e que atingiram as minhas meninas, a minha Carmen tinha morrido e a outra tinha uma bala alojada na cabeça... até me arrepio só de pensar...
as exigências da vida moderna são terriveis... mas eu não quero "abrir mão" dos meus principios.
Precisava jogar pra fora...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quem dança...

seus males espanta ;)
e não há um musculozinho que não esteja moido!!! ai ai ai
isto é que foi um fim de semana a transbordar energia! Sábado tive dose extra: zumbada de manhã, almoçar às pressas e 3 horas de workshop intensivo de dança tradicional africana, que se prolongou por esta tarde até às 18h.
Fui com a minha mãe que não falha um, não fantasiasse ela ser uma adolescente! lol Para estas coisas é ela boa...
inscrevi-me por intermédio dela que frequenta dança do ventre. Era um grupo coeso e com pés de dança e ainda pensei que não fosse capaz de acompanhar o ritmo, visto que não frequento aulas de dança há muito tempo. Mas sou determinada e pronto, pus-me ´na 1ª fila e depois de alguns acertos a coisa já fluia razoavelmente! Senti-me bem, senti energia a cada batuque dos musicos que acompanhavam a bailarina e diverti-me. Consegui abstrair-me das minhas meninas, pois sei que estavam bem com o papá.
Quando chego a casa vem a parte da recpção como se não me vissem há seculos. A Eva é bem mais expansiva, corre, dá gritinhos e dps quer vir logo enterrar-se nas mamas. Já a Carmen hoje ficou no seu cantinho a ver um filme e de repente começou a fazer beiçinho e bastou olhar pra ela para desatar num pranto sentido... estava a precisar da sua mãe. Abracei-a, afaguei-a, olhei-a nos olhos em silêncio, ela estava a precisar desse momento comigo... já a irmã roida de inveja, agora tem ciumes e não quer que mime a irmã... aquele piolho... vejam só!
Fomos jantar e a Carmen ainda fez mais uma ceninha de choro, aind anão estava saciada de atenção e mimo... São tão diferentes as minhas filhas.
Depois disso fomos as 3 para a banheira e entre gritinhos de euforia, amuos, choros, birras e brincadeira tudo à mistura, fui deitar a Eva e dps fui ap quarto da outra... já não me queria, está tão habituada ao pai para dormir que simplesmente me enxota...
e assim se passou o fim de semana. Estou cansada, muito cansada e cheia de trabalhos por organizar, mas por hoje não consigo... não tenho energia para me concentrar em coisas sérias!
Valha-me a minha intuição e flexibilidade.
E agora... caminha
boa semana

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Continuamos

as pequenas maleitas não largam as miudas. Na 6ª passada cheguei a temer uma otite à Carmen, que passou um noite terrivel cheia de dores no ouvido, qdo no dia antes tinha sido assolada por diarreia incontrolável.
Tem-nos valido a homeopatia que não tem permitido derrubar a saude delas.
Carmen melhorou, Eva no Domingo vómitos e mais vómitos e mais vómitos... Só vomitava...
2ª estava quase fina, tem andado bem disposta, ontem apareceu uma especie de diarreia, esta manhã não parava, fraldas atrás de fraldas. Ataquei logo com as bolinhas homeopáticas e até ver, não se borrou mais.
Logo esta manhã q tinha livre...não há forma de organizar as minhas coisas, estes episódios recorrentes não desaparecem.
De resto continuamos. O fim de semana está quase aí e desta vez vou mm participar num workshop de dança africana! Com o tempo a melhorar, começo a sentir-me com outra disposição e penso em novos projectos pessoais/profissionais, vamos ver..
bjos

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desfile carnaval



Este ano o tema são os animais. Este ano confesso que não me dei a grandes trabalhos! Tem 2 opções: ou vai de abelha ou de tigre. O disfarce de abelha veio da prima, o de tigre comprei uma capinha para a Eva que com jeito tb lhe serve, faço-lhe uma pintura facial e voilá!

Mas até amanhã muito pode acontecer... pois todos os dias diz que quer ser uma coisa diferente.


Ontem fui ao bau dos disfarces e estivemos a brincar um bom bocado. Mascarei-as de princesa, ficaram um must.

A minha Carmen parece ter espirito carnavalesco e gosta de pinturas e afins, Até já disse que ela ia de sapo e a irmã de tomate! lol.. Onde inventará estas coisas...


Aqui fica uma foto da princesa loira.



Bons desfiles!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados

atrasados... pois claro
acho interessante os hábitos culturais dos diferentes povos e no outro dia estava a ler um artigo que falava "onde ficava a vida do casal dps dos filhos" e as amigas brasileiras têm por hábito sair com os maridos uma x p semana. Deixam as crianças com as babás e saem... vão beber um copo e dps passam a noite num motel! Não sei se em regra é assim que procedem, mas os comentários de quem falava, apontavam para tal...
Pois por cá, há 3 anos e meio que não vou a lado nenhum sozinha com o meu marido! É bom? É mau? Simplesmente é a realidade.
O unico momento que tivemos os 2, foi qdo a minha Carmen entrou na escolinha, e a Eva ainda não tinha nascido e almocámos num shopping, com uma sensação grande de estranheza e eu... a rebentar, prestes a parir cheia de desgosto por deixar a minha filhota na creche, nem aproveitei o momento. ahahahaha
Desde então, poucos são os momentos que temos para nós próprios, e para o casal.
Reina por cá, o sentido de oportunidade e verdade seja dita, mtas x já n há energia para nada!
Nao temos avós disponiveis, nem estamos habituados a deixá-las com ninguém.
A primeira x que a Carmen saiu com a minha irmã, foi há 2 semanas atrás um par de horas num domingo e o meu esassossego... !
Mas bem vivemos bem com isto, e tivemos bastante tempo antes delas chegarem para aproveitarmos a vida sem filhos!
Isto p dizer que ontem estando eu doente nem se falou deste dia e portanto hj, pedi á minha irmã pa ficar na minha casa enquanto a eva dormia e peguei no meu marido e levei-o a uma aula de Jump! Ficou satisfeito pois claro! Já eu ganhei um pó bronzing que andava a namorar há tempos e pronto... regressemos ao trabalho, e ás nossas vidas atarefadas.

Dia infernal



Pois é! Ontem foi mm um dia horrivel. O corpo a querer descanso e repouso e uma Eva enrolada em mim, parece que sentia o meu desfalecimento... Não foi fácil não. Mas aproveitei dentro do possivel e fiz uma cura de sono. Dormi com ela à sesta e dps deitei-me com ela à noite.

A casa ficou de pernas para o ar... ao final da tarde lá consegui comer qq coisa e ainda recolhi alguma roupa e reguei as minhas plantas que estavam secasssss.

Hoje não estou como nova, mas a vida continua e não sei se terei energia para ir a minha aula de Jump...

Mas tristezas não pagam dividas e por aqui o lema é mm move it... portanto continuemos...

bjos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Não se pode

estar doente...
ah pois é! hj sinto-me pessimamente :(. Ontem dps do jantar comecei a sentir-me mal, com um nó no estômago, este muito inchado e uma má disposição terrivel. Presumo que se tratou de uma paragem digestiva que só aliviou qdo consegui vomitar. dps vieram os frios e só hj só me apetece estar deitada. Cada vez que me levanto, sinto-me mal disposta.
Mas bem, tenho a pequena comigo, não fui trabalhar. Isto é dose.
ainda por cima a irmã viu-me assim, quis tratar de mim, a por-me mantinhas dos bebes dela em cima e a fazer de conta que me media a febre e dava papa. A Eva vira bicho, agora está na fase da ciumeira, bate o pé, empurra a outra e rebola no chão.
Para completar o cenário, ontem por desatenção enfiou o dedo todo na gaiola da hamster, a rata pensando ser comida deu-lhe uma valente dentada, estava a ver que não consegui estancar o sangue, ainda por cima no dedo indicador que costuma chuchar e se consolar.
quem me dera puder puxar as mantas, tapar a cabeça e hibernar.... mas
não se pode.
bjos

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Também é bom!

E ficámos mesmo por uma manhã de Sábado aquecido por uma aula de zumba fitness!
Aconselho vivamente, alia trabalho cardiovascular com exercicio localizado e muita diversão.

Depois de pensar e repensar, acabei por não marcar presença no curso de Baladi, pela questão das miudas, mas também e sobretudo porque iria ter a duração de ano e tal, com uma sessão mensal, ficava um curso muito dispendioso, ao ponto de dar para pagar o mensalidade do ginásio por algum tempo.
Assim tive que refriar/adiar esta minha faceta de "bailarina" (lol) e vou contentando-me com umas aulas do gymn.
Oportunidades não faltarão (espero) e por agora é suficiente. Qdo o sol começar a aquecer os dias e estes forem maiores, talvez regresse à dança do ventre que frequentava antes de engravidar da Carmen!

De resto o fim de semana foi passado no quentinho, com as minhas meninas e alguns passeios ao campo para visitar os avós e estar com as primas e tios pois há imenso tempo que a familia (do pai) não se reunia à mesa.

boa semana

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O melhor remédio

será este? Talvez! Não fosse aquele "ruidoso" sentimento de não estar presente e disponível a 100% para elas.
O fim de semana para mim significa familia, lazer, miudas, cozinha!
Será que um dia me liberto deste sentimento?
Talvez pelo facto delas estarem sempre comigo, ou com o pai...
Talvez porque sinta que o pai também queria muitas vezes ir fazer o seu treino de bicicleta ao Domingo de manhã e quando vai? Raras vezes!
É o sentimento claro de lhe sobrecarregar, por momentos de laser meus.
Pufffff, confusão neste coração!
Mas... talvez vá! vou dançar Baladi no Domingo!
Veremos, veremos...
bom fim de semana

do resto são desabafos passageiros ;) à mistura com noites interrompidas, pequenas doenças que não largam as miudas e pouco tempo disponivel, pelo menos para conseguir resolver ou dedicar-me, pois às noites, altura em finalmente há silêncio, já pouco me resta, não tenho energia para mais.
São fases!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Algum dia

rebento...
com o meu marido a ter formação pós-laboral e todos os afazeres inerentes à casa, trabalho e miudas, ando numa roda viva em que olho as horas passar e sinto uma pressão constante.
Sinto-me cansada e com algumas preocupações a rondarem-me o espirito.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As minhas filhas...

a cada dia que passam estão mais amiguinhas!
... jogam uma espécie de apanhada qdo vão para a garagem antes de entrar para o carro...
...já começam a partilhar bricadeiras e brinquedos
... riem-se uma com a outra e ontem...
a pequena Eva sai disparada da mesa e vai dar um grande abraço à irmã que brincava no outro lado...

é por estas e por outras que sou feliz, muito feliz!
Agradeco por puder partilhar estes momentos e podê-las ver crescer... é cansativo, volta e meia o queixume surge porque o EU e o CASAL fica frequentemente relegado para 2.º plano mas estes...
...estes são tempos que já não voltam...

boa semana

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dispersão

depois de ter tido a Eva agarrada a mim dia e noite, as coisas parecem estar melhores, felizmente.
Mas nestas fases, dps da tempestade passar, sinto-me oca e embora tenha muito que fazer a minha mente não consegue concentrar-se em assuntos muito complexos...por ora, deixo-me vaguear por entre pensamentos e vou-me levando em piloto automático tentanto controlar o apetite, que está incontrolável lol e a fazer pão e a comê-lo à noite quentinho, vamos ver como fica a linha...lol
como se deixa adivinhar, tenho passado mais tempo na cozinha e a bimby não tem parado. Voltei aos iogurtes, aos paes e ao leite de cereais. Tb porque tenho passado mais tempo em casa, por conta das doenças das miudas e acaba por ser uma forma de entreter a Carmen que gosta mto de acompanhar estas coisas.
Dps acho que começo a "libertar-me" um pouco do tão comum e presente sentimento de culpa em relação às miudas em que sinto que tenho que dar sp mais, que podia dar mais e que precisam da minha presença... Mas agora a Eva começa a estar menos dependente de mim e a Carmen já nem se "lembra" e não cobra tanto a minha presença. Mas eu estou sp para elas e tb preciso de alguns momentos para mim, sobretudo nestas fases em que passo todo o tempo com elas e pouco vejo a não ser as paredes da clinica onde trabalho e a minha casa, tudo o resto é a correr. O unico momento que tenho é o ginásio à hora do almoço qdo consigo ir.
Por isso, e porque esta é uma das facetas que gosto e há mto estão adormecidas na gaveta, planeio fazer um curso intensivo de Baladi, fazer companhia à minha mãe que agora "virou" adolescente e um workshop de dança tradicional africana! ahahahaha
São estas pequenas coisas que revigoram a minha alma e energizam o meu corpo e que mais posso pedir?
De resto tudo ok!
Espero é que consitga descansar o cérebro pois tenho trabalho doutras naturezas para fazer e este próximo mês estarei mais sobrecarregada pois o meu marido tem formação e chegará tarde à casinha.
Amanhã é um desses dias; fico todo o dia com elas sozinha e com esta vaga de frio e os sistemas imunitários tão fragilizados, acho que vou mm hiberbar.
bom fim de semana
Carla

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A saga

continua... os bichos não largam a minha porta. Desta vez temos a Eva. Ontem foi o pior dia: prostrada, recusa alimentos e ao final do dia surge a febre. Pc depois vomita, 1, 2, 3x. Há 2 dias que não comia nada a não ser o meu leite. Começo a desconfiar de algo mais do que mera constipação... Gastroenterite será?
E nestes momentos de não fosse as minhas mamas, como era?
A Carmen de manhã tem um surto subito de "mãe" e quer que seja eu a levá-la. Vamos conversando animadas e fica alegre. Regresso disparada porque o pai tem que entrar ao trabalho para fazer passagem de turno e ligo às médicas homeopáticas.
Pouco dps estou no consultório e a Eva é observada. Mais uma bolas e uma água que trago... Chego a casa, o pai vem pra almoçar e eu saio apressada para ir ao ginásio. Só mm para quem gosta mesmo, pq fazer uma aula de Jump, dps de andar a ser desmamada a torto e a direito.
Penso no que a médica me diz... falo de mim e digo-lhe que dps com mais tempo tenho que ser consultada, pq há 2 meses ando a tossir e já me doi o peito, as costelas e basta apanhar algum choque termico e estou cheia de expectoração e tosse. Dps de algumas perguntas prepara-me uma água e diz-me que devemos contextualizar o problema no meu organismo e buscar o medicamento mais adequado, mas que... eu amamento há muito tempo... tenho que parar para puder tratar de mim... digo-lhe que então vou esperar o tempo necessário, que não ia desmamar a pequena.
Diz-me que a amamentação prolongada não é benéfica emocionalmente para as crianças. Não lhe ligo nenhuma e respondo-lhe à letra, mas estou cansado de ter esta mesma discussão com vários profissionais.
Preciso aprofundar os meus conhecimentos nesta área, pois não estou de acordo com este tipo de generalizações.
É certo que a minha filha mais velha é uma criança reativa, exigente, absorvente e complexa... Mas estas caracteristicas a meu ver, são fruto das nossas expetativas e do nosso investimento para ela. Afinal, por muito que passe ao lado, ou não se dê a devida importância, ela é fruto de uma maternidade forçadamente adiada pela infertilidade, é fruto da ciência. Ela é o meu bem precioso, a gravidez não foi vivida com ansiedade, mas com toda a atenção e amor. Qdo ela nasceu, foi uma explosão de sentimentos, desde que a colocaram no meu peito e elao olhou para mim...tenho-lhe um grande apego... mas deixo-a evoluir tendo em conta as suas necessidades e etapas de desenvolvimento, guio-a, conforto-a, dou-lhe segurança e incentivo-a... será isto uma relação disfuncional? A mama é nefasta? Em que sentido?
Já a mais nova, surgiu de gravidez espontânea... vivenciei a gravidez de forma descontraida, mtas vezes esquecia-me que estava grávida não fosse a barriga a crescer... inicialmente carregava um sentimento de culpa em relação à minha C, pois olhava para ela e via-a com 14 meses, tão bebe ainda. Cheguei a pedir para a minha E se aguentar mais um pouco na minha barirga, pois a irmã tinha entrado para a escola e as coisas não estavam fáceis e eu não tinha a paz necessária para canalizar no parto...
dps a mais nova chegou, e invadiu as nossas vidas. parto completamente natural, sem anestesias, sem cortes, fruto da experiencia e de um maior conhecimento... ela mamou minutos dps de nascer, ainda toda suja de sangue, assim ficou colada a mim, eu e ela... foi conquistando o seu espaço, reclamando a minha atenção e hoje nada seria como é, se ela não estivesse na nossa casa.
A minha Eva é calma, desenrascada e independente... Mais dada, é um facto...
COnfesso que preciso voltar a este assunto que volta e meia se discute em relação à mama afetar o desenvolvimento emocional das crianças...preciso de fundamentar o que sinto em relação a isto, que evidencias existem sobre?
voltarei a este assunto