segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A consulta

Fui à consulta com o meu OB.
A Eva está bem! Confirma-se que rodou, está de cabecinha para baixo :)
Está no percentil 76 e pesa 3 488kg (fora margem de erro). É Maior que a mana.
O colo continua longo e fechado.
E preciso calma e serenidade.
bj
Carla

sábado, 28 de agosto de 2010

Menos por cá

porque fui passar uns dias em familia à praia. Estes sim, souberam bem e vieram just in time!
Com o calor sem dar tréguas, ficar na cidade seria complicado, pois o calor tornou-se indiscutivelmente insuportável para mim. Foram 5 dias mais folgados. A Carmen esteve com as primas que tanto gosta. Entreteve-se muito sozinha e com elas. Veio mais crescida, mais menina, com novas palavras e a formar perfeitamente algumas frases.
Outra situação boa boa, foi o facto de puder andar bastante. Fartei-me de andar, acordar cedo e estar logo em plena ilha, andar na areia, aproveitar a brisa do mar... estava a sentir-me atrofiada, pois com o calor as saidas cá, eram praticamente apenas de noite.
A Carmen com as suas dificuldades de sono, dormiu sp as suas sestas no carrinho. O pai levava-a a passear e pouco depois voltava a dormir. Encostávamos-lhe a um canto fresquinho e dormia sem chatear! ai que bom... De noite igual. O esquema era o mm. Jantar e passear. Voltávamos já ela dormia. Soube mesmo muito bem!
Nas entrelinhas, tive que vir de propósito para a tal consulta do SNS na sexta. Uma seca descomunal para ser consultada. Fiz CTG, ao qual não me deram feedback (tipico), mas percebi que tinha contracções irregulares. Pensei que me fossem fazer uma ecografia e era essa a minha vontade, para tirar a limpo se a menina Eva continuava transversa. Pois limitaram-se a passar com o sensor do ecografo na parte de baixo da barriga e em segundos dissera-me que a cabeça estava lá em baixo. Parece que deu a volta! Fiquei mais aliviada. Sai de lá com mais uma marcação para ir na semana seguinte.
Hoje, Sábado regressámos porque temos uma festinha de aniversário do primo e a semana que vem vai ser "preenchida". Segunda Feira de manhã vou à consulta com o meu médico obstetra e aí sim, vou puder ver a minha princesa Eva! Ao final do dia tenho reunião na creche da Carmen, que começa já dia 1 Setembro! ai ai. Quinta e Sexta tenho mais consultas (grrrr) no centro saude e hospital, respectivamente. Será a semana em que chego a gravidez de termo- 38 semanas que passaram num instante. Ainda não fiz a mala, mas está-me a custar tanto passar a ferro.
que vergonha, mas é mm assim! Será outra das tarefas da semana que entra.
O marido continua de férias e gostava de aproveitar mais uns dias na ilha, mas eu não arredo pé, enquanto n tiver as coisas todas tratadas, e ainda temos mais a questão do inicio da escolinha da Carmen, que não calha nada bem ser ao meio da semana. Mas queria ver se começava já com a integração dela, não convem adiar mto.
A ver vamos
e estas são as nossas novidades. PEnso que ainda andarei por aqui de barrigão, a não ser que a Eva decida nascer, vou tentando actualizar o blog.
beijocas a todas
CaRLA

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Curiosidades!

Bom dia!
Nova palavra de ordem da princesa: "xojinha" (Sozinhaaa)! Quer fazer tudo sozinha e não há volta a dar :) Isto já dura há semanas e parece piorar!

Esta manhã: Na casa-de-banho, estava a escovar os dentes, desata a Carmen a abir uma gaveta mto cobiçada com cremes e afins. Pegou numa Gillette (sem lâmina) na cabeça e como n vi perigo deixei.
Muito prontamente baixa-me a cueca e diz "tota", e toca de passar a gillete!!! ah ah ah.
Apanha tudo, noutro dia sem tempo para ir à esteticista, andava eu a resmungar que já não conseguia ver nada, e tanto me queixei que o pai lá veio depilar-me as virilhas. Onde isto chega??? E ela toda contente a observar o espectáculo e agora passado tempos sai-me com esta!

Bjocas
Carla

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aproveitar as insónias

para por a escrita em dia...
finalmente o calor abrandou! Que alivio... pelo menos enquanto dura.
36 semanas fresquinhas, barrigão enorme. Com o obstetra de férias, consulta só mm dia 30 Agosto ás 38 semanas. Fiando-me que nas entrelinhas teria consulta pelo SNS e poderia certificar-me em que posição está a Eva, mas até agora fica o gostinho de quem quer provar e não tem... ou seja: consulta que deveria ser feita às 35 semanas, não disseram nem ai nem ui! Fui averiguar o que se passava, disseram-me que o processo estava em triagem! Contactei a tia do meu marido que trabalha no hospital para ver se sabia pormenores, com sorte ou azar a visita ao hospital vai ser só mesmo na hora de parir. Há que manter a esperança... COitado daquele que depende unicamente dos serviços publicos de saude, acrescentando a agravante de incompetência e desactualização de alguns médicos de familia, como confiar??? É o que temos.
A Eva continua a dançar e a nadar subindo para o 1.º andar, descendo ao rés do chão. Mas gosta mesmo é de estar esticadinha na sua caminha de rede. IMpossivel perceber como está posicionada, portanto mocha ou qq mezinha é adiada até dia 30.

Por sua vez a Carmen floresce dia após dia. Fala tudo, parece uma macaquinha empoleirada às barras do ginásio do pai ou às minhas pernas.Salta, dá margulhos do sofá para o chão, dança e canta. Apanhando-me dobrada lá vem ela empoleirar-se às minhas costas, querendo que eu seja o seu cavalo.
Tem tantos recantos em casa e no terraço, que se recusa a sair de casa. Raramente sai por sua vontade, às x tenho que pegar nas chaves e dizer "xau menina", e lá vem ela a correr de algum buraco onde esteja enfiada.
Embora desdentada, de um dia para o outro desataram a romper-lhe dentes, os pré-molares em cima e em baixo, qdo ainda não tem os incisivos e outros cujos nomes agora não sei, mas que supostamente deviam ter saido 1.º. NãO tem sofrido muito com os dentes, embora haja noites em que se queixa mais e ja diz: denti, baxeee (o dente de baixo) e pega no meu dedo para lhe massajar/coçar a gengiva.
Tem dormido no seu quarto, mas ultimamente tenho ido deitar-me com ela, devido ao a/c que lá está, e como já disse, tem sido insuportável tolerar o calor.
O desfralde tem corrido mto bem. Pede xixi e coco quase sempre. A luta era agora não mijar-se pernas abaixo cqdo tem as cuecas. Pois bem, é preciso estar mto atenta e ainda faz por x xixi, porque acho que associa à fralda, mas já vejo grande avanço. Observo que se descuida mais, ao final do dia qdo já está cansada ou distraida.
As rotinas do sono alteraram-se, mas por iniciativa dela. Agora pede para ir fazer ó-ó e tem sido mais cedo. Então lá vamos para o wc, lava os dentes e as mãos. Limpo-lhe a cara e ponho-lhe a fralda da noite. Dps vamos para a sua cama, coloca o "golfo" (golfinho luz de presença) despede-se dele. Completa as frases "anjo da guarda da minha???? e ela diz: compaiaaaa e assim sucessivamente. lol. Dps vem a parte da cantoria, adora~uma versão da loja do mestre andré, onde vai dizendo os nomes de quem ela quer, bem afinada e dentro da melodia da musica. Já meio cá meio lá, pede sp para ir fazer chichi. Então lá a tiro da cama e vamos ao wc e faz sp uma mijada. Volto a colocar a fralda, mas ela resmunga. A maior parte das vezes acorda com a fralda seca e pede-me já de manhã para ir fazer xixi e nessa altura parece uma torneira aberta.
Para eu n me deixar dormir antes dela, acabo por ir cantarolando o seu dia a dia, ela vai encostando a cara à minha, poe-se para cima de mim, faz 30 por uma linha até apagar. Qdo apaga vira-me o rabo e assim tem sido o nosso ritual. Nunca mais pediu mama para dormir, mas a 1ª coisa que faz qdo acorda é querer mamar, e aí eu deixo.

Agora ando mais preguiçosa, mas tb tenho aproveitado para descansar um pouco, visto que o marido tem se dedicado a quase todas as tarefas domésticas! è bom não é?
Tb mereco.
O trabalho abrandou, como é caracteristico no mes de Agosto e eu ultimo o acompanhamento dos ultimos casos, pois em Setembro conto em não fazer mais nada, a não ser o essencial e relativo à gestão da clinica.

O próximo passo é reunir o enxoval da Carmen, passá-lo mais uma vez por água. Passar as poucas roupinhas que entretanto me ofereceram ou comprei e ir adquirindo outras da lista que fiz, para a Eva.
Este post já vai longo, dps regresso

bjocas
Carla

domingo, 15 de agosto de 2010

Ser mãe de 2

Sinto que começa a florescer este sentimento agora mais seriamente! Esta 2ª gravidez não se compara nada à 1ª!
A 1ª foi fruto de muitos anos de luta contra a infertilidade e vivenciada com o coração nas mãos. A minha vida alterou-se completamente com a chegada da Carmen e tudo começou a ser insignificante perante a presença dela nas nossas vidas. Mesmo sem apoio familiar, dedicámo-nos a ela, não me arrependo e voltava a repetir tudo novamente. Dei todo o colo que pude, estive sp do seu lado acompanhando o seu choro, testemunhando a sua evolução. Tornei-me sensivel à temática da amamentação, entre muitas outras coisas. Têm sido quase 2 anos de Carmen coloridos, cansativos mas cativantes e apaixonantes.
A Eva entrou nas nossas vidas, inesperadamente. Eu que pedi tanto para sentir crescer vida dentro de mim espontaneamente, no momento em que soube que estava grávida não quis acreditar. Como era possivel? Que sentimentos contraditórios! E agora? A Carmen só tinha 14 meses. Um bebe dependente, que mamava desenfreadamente, não dormia de jeito as noites e exigia ainda tanta atenção e colo. Como gerir tudo com este milagre?
Pois bem, o tempo foi passando, as semanas foram passando e agora, a um par de dia de completar 36 semanas, sinto que esta barriga foi crescendo sem muita preocupação, com algum desleixe de quem não tem tempo para se preocupar com não pegar ao colo, fazer esforços, etc., etc.
Mas tenho o coração cheio, mais uma princesa para o reino e começo a imaginar os dias iniciais de frenesim, a rezar para que seja uma bebe calminha como a Carmen foi, enfim...
No meio disto tudo, lembrei-me que dentro de 2 semanas faço 38 semanas e ainda não tenho nada preparado, nem mala nem nada!
Pois bem, fui comprar uns babygrows mais fresquinhos visto que a continuar este calor, os de veludo são mto quentes.
Ainda há pouco tempo atirei-me à aventura de organizar a roupa da Carmen, tem carradas que vão sendo dadas pelas primas, empacotar as que não servem e agora tenho que ganhar coragem para tirar as coisinhas de bebe da princesa, pois a herança vai assentar que nem uma luva, não nascessem ambas em setembro (como se prevê).
Já falta pouco para ser mãe de duas. Estou expectante. A Carmen nunca se separou de mim. Vamos ver como reage à minha ausencia qdo estiver na maternidade, como reagirá qdo vir a irmã a mamar, como se adaptará à escolinha.... Não há férias para ninguém!!!! lol
beijoca
Carla

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Umas fotos para recordar...e o meu dia-a-dia

DAS FÉRIAS:
A minha Carmen agarrada à mama e á barriga. Prova viva que não entra nos 60% que desmamam por si, durante a gravidez. Seguiremos para amamentação em tandem, espero que corra bem!
Na costa dos Hungeres, depois de alguns km a pé, com a carmen às cavalitas do pai a percorrer um caminho sinuoso para cá chegar. Mas valeu bem a pena! àgua cristalina, praia completamente deserta. A Carmen fartou-se de correr de um lado para o outro.

Um dos passeios matinais que por vezes faziamos de barco. Desta vez estavamos nós a tomar o pequeno almoço e a contemplar o mar, quando a Carmen começou "Baco, baco".
Queres ir passear filha? xiiiiiii, DIZ ELA. Então lá fomos preparar o farnel, a tralha e fomos passeando até chegar à deserta. Outro paraíso, sem duvida. Só acessivel por barco, ou privado ou de turismo. Para esta ilha não fazem carreiras. Um diamante em bruto tão perto de nós.

Para verem, foram 5 dias com mais do mesmo. Muitos passeios e muita praia. Vim estoirada. O meu marido é super activo e como eu raramente me queixo, pensa que está tudo bem... Mas afinal de contas tive que me tornar chata ao ponto de me estar a queixar do calor, disto e daquilo. É porque não estamos os 2 sozinhos, nem tão pouco apenas com uma criança. Estou grávida novamente e esta gravidez tem-me pesado mais.
Para ele, é só praia, tudo se resolve, ele faz tudo se for preciso e carrega a miuda. Mas eu sinto-me cansada. Quando estou à beira mar ou dentro de água, sinto-me muito bem, mas pior é lá chegar: o que se tem de andar à torreira do sol, o que se carrega, preparar barcos, ou apanhar carreiras, enfim...
Ontem decidimos ir à ilha da Armona visitar os bisas da Carmen. Imaginem com o calor, despachar a miuda, passar pelo mercado para comprar peixe, ir comprar os bilhetes (tudo a pé), apanhar o barco, fazer o caminho (que não é pouco) até à casa dos avós do meu marido!
Quando lá cheguei pingava. Vai um mergulho rápido? até porque avança para as 11 da manhã e não se brinca com o sol. Lá pego na sombra aberta e vamos com a miuda à lagoa mais próxima.
Dou um mergulho, ponho-me um pouco de molho e toca a voltar, orientar o almoço. Dps é tentar por a Carmen a dormir, debaixo dum calor terrivel. Claro que a sesta diminui em muito, nem quase dá tempo para esticar as pernas, já ela chora toda ensupada em suor.
Entretanto sp a ouvir o avô dele, que não se cala nem por nada, saltando de assunto em assunto. ahhhhhhhhhhhhh, que chato! Só penso num botão para me desligar. Temos que fugir dali e ir pra praia mais cedo, senão não há descanso. Chego à praia, marés vivas, não há areia. O marido estende a toalha num sitio super esquesito e fica te trombas por eu refilar... A miuda birrenta pq não dormiu tudo tb n quer brincadeiras, só quer estar agarrada a mim... Estou prestes a rebentar e só desejo que o dia acabe rápido! Naquele momento só desejo que ele desapareca, que vá sozinho e se ponha como quer e aproveite o dia à maneira dele. Lá se rende às evidencias e mudamos de sitio. Ficamos lá um bocado e toca a voltar. Dar banho à Carmen e preparar as coisas para regressar. Ah que saudades que eu tenho da casa de férias na ilha! Oh sogra, mas que ideia infeliz teres vendido a casa! lol
Em plena cidade, não se pode com o calor, cada passo que dou, parece que tenho 100kg!!!! Chego finalmente a casa! O que mais me apetecia era dar um belo banho e estender-me. Nada disso! E o jantar da miuda???? toca a ir para a cozinha e por o turbo, fazer sopa e 2.º prato. Entretanto lavo a gaiola da rata e da pássara. Janto já sem vontade e finalmente tenho direito a um banho. Agora vamos deixar dormir a Carmen....
Por coincidencia mto feliz veio um amigo visitar-nos que o desafiou a ir à praia hj. Eu aplaudi e disse prontamente para ele ir! Sei que adora sol e mar e agora vê-se reprimido com horários, comigo e com a miuda.
Foi um alivio para mim, pude descansar, pude deitar a miuda como deve ser a fazer uma sesta.
Claro que me ligou N vezes, não consegue desligar-se da filha (mas que pai galinha) e tive de lhe dizer que ela nem perguntou por ele, pq mal acordou disse-lhe que o pai tinha ido trabalhar.
Em compensação qdo chegou a casa, tb n deixei que se estendensse! Isso era só o que faltava! Agora vai ajudar a arrumar a casa, para ver se gosta, a ver se consegue colocar-se na minha pele, qdo digo que me sinto extenuada.
Para melhorar ou piorar, liga-me a minha mãe a dizer que traz a janta cá a casa (olha que bom), mas tem brinde: aparece-me com uma cara de louca, olhar vazio que frequentemente a caracteriza, pois tem muitas variações de humor (a vida nunca lhe corre bem) a Pedir-me para lhe fazer um CV! Oh Deus. Eu só precisava de alguém que ajudasse, que desse um pouco de atenção à miuda, pois ela passa-se qdo estão cá em casa e não lhe ligam! Trabalhos dobrados, para mim ou para o pai. Enfim...

Descanso precisa-se!
bj
Carla



segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fui de férias

mas já regressei :( por isso a minha ausência mais prolongada.
As 2 semanas que passaram foram completamente diferentes, mas muito intensas. A 1ª semana, tive que assumir sozinha a gestão da clinica, o que fez com que ficasse exausta, sem tempo para nada e a chegar às tantas a casa. Enquanto isso a Carmen deleitava-se com o pai entre passeios e piscina.
A semana que passou, decidimos sair daqui, caso contrário acontece sp alguma coisa e nunca temos descanso, andamos sp a acudir às capelinhas, sendo que nesta etapa do campeonato (avanço da gravidez), deveria ser ao contrário... mas não é!
Combinamos com o meu tio e fomos para a ilha. Pegámos no barquinho, ajeitámos as coisas e voilá. Um paraiso, qual paises tropicais, e tão perto de nós, ao mesmo tempo tão longe da civilização. A casa não tem agua ou luz. contamos com muito carregamento de água, mais poço e de noite gerador, o quer torna o ambiente inóspito, muito cansativo para mim. Não sei se carreguei baterias, serviu para espairecer. Nos 2 primeiros dias passei um pouco mal, ora pq tinha um mau estar tal que nem conseguia respirar, ora porque acordei com uma terrivel dor nas costas. Estava a ver a vidinha a andar para trás, mas dps as maleitas foram-se e basicamente praia, praia, água, passeio de barco, brincadeiras com a Carmen.
A Carmen adorou, e mal abria o olho já estava a brincar junto ao mar. Mas em termos de sestas foi uma tortura para mim, pois com o calor e aquele ambiente, via-se que ficava super desconsolada e dps queria vir para as mamas. UM horror. Fora isto dormiu mto bem às noites, entretia-se com os brinquedos e era uma verdadeira menina da praia. No final da semana já pedia para vir para casa.
Sexta- Feira ao final do dia regressámos. Haviam de vê-la agarrada às suas coisas, a explorar todos os cantos à casa. Foi remédio santo para não chatear nas próximas horas!

Muito havia a escrever, mas agora tempo tb n tenho muito. A gravidez corre, amanhã faço 35 semanas.
Dps volto com umas fotos das férias e mais novidades (são tantas)
beijocas
Carla